Beleza Estética

Desinchar o rosto em casa com essas técnicas naturais

Desinchar o rosto em casa

Aquele filme triste que você tanto queria assistir, uma briguinha boba com o namorado ou até muitas gargalhadas com a turma, regadas a batatas fritas com sal e algumas cervejinhas. Tudo isso vai acabar no dia seguinte com as olheiras já conhecidas, daquelas de dar susto ao olhar no espelho. Mas, calma, calma, pois existem bons remédios caseiros para desinchar o rosto.

Trata-se de coisa comum na vida das mulheres, que pode ser causada pelos motivos acima e muitos outros, incluindo causas hormonais e até inchaço típico da gravidez. O excesso no consumo de sal é um dos mais comuns, aliado a uma noite mal dormida.

Estrago feito, remendos pela manhã

Se você cometeu aquelas estripulias descritas, o inchaço no rosto – e outras partes do corpo – pode ocorrer, entre outros motivos, porque seu sistema linfático fica mais lento durante o sono. Responsável por fazer a absorção do líquido entre as células, as linfas mais lentas não cumprem seu papel e o resultado mostra-se assustador pela manhã.

Antes de irmos diretamente às receitas caseiras para desinchar o rosto, saiba que existem algumas providências que podem ser tomadas no dia anterior, como preventivo. Já pensou, por exemplo, chegar ao trabalho com a aquela cara de quem acabou de acordar e, ainda, de mau humor?

Desinchar o rosto em casa

É bom começar pelo dia anterior

Pior que isso: você tem uma importante reunião – de emprego, porquê não? – logo pela manhã e a cara está desse jeito. Então, vamos às providências, todas totalmente naturais e sem nenhuma contraindicação ou prejuízo:

  • Ao dormir de barriga para baixo, seu rosto fica muito pressionado no travesseiro e é prejuízo na certa. Então, não durma nessa posição;
  • É fundamental também não dormir com a maquiagem, o que faz sua pele não respirar direito com os poros fechados;
  • Fumar faz muito mal à saúde, você sabe, mas, à noite é ainda pior, com sérios prejuízos sobre a corrente sanguina e o sistema linfático;
  • Beba muita água no dia anterior, o que ajuda a eliminar o sal das batatas e outras impurezas retidas no organismo; isso, de forma especial, nos dias mais quentes, quando o corpo naturalmente tende a reter mais líquidos. Mas, não beba água com gás, pois o efeito pode ser contrário;
  • Não coma ou beba à noite alimentos com glúten, leite ou sódio, pois eles têm tendência inflamatória e sua ação sobre o sistema linfático é danosa;
  • Dormir com travesseiro mais alto que o normal também ajuda, pois melhora a circulação de líquidos pelo corpo;
  • E suspenda as bebidas com álcool cerca de três horas antes de dormir, mesmo que isso possa ser bastante difícil.

Um choque térmico com água gelada

Se você conseguiu cumprir boa parte das recomendações acima – o ideal é seguir todas à risca -, parabéns, sua entrevista pela manhã será um sucesso. Se não conseguiu, aí sim vamos ter que aplicar algumas recomendações naturais para desinchar o rosto pela manhã. O fundamental mesmo é não perder a calma.



O primeiro remédio bem caseiro para desinchar o rosto é, logo que acordar, aplicar um choque térmico em seu rosto. Não há nenhuma dificuldade nisso: basta, ao abrir os olhos e com o corpo ainda quentinho da cama e cobertas, correr ao banheiro e lavar o rosto com a água fria da pia.

Chá de camomila gelado, compressa mágica

Você pode ser, ainda, um pouco mais perfeccionista e aplicar compressas com gelo em torno dos olhos assim que levantar. Coloque cubos de gelo em uma toalha e encoste nessas partes do rosto, especialmente nos olhos e bochechas. O resultado costuma ser imediato.

Alguns dermatologistas também recomendam a aplicação de compressa com chá de camomila gelado, que é um calmante natural. Embebede um algodão com o chá gelado – que você pode deixar na geladeira na noite anterior – e deixe sobre os olhos, cobrindo especialmente as pálpebras, por até dez minutos. Depois, é só enxaguar bem o rosto e o resultado será excelente.

É bom ter água termal em estoque

Outros remédios caseiros para desinchar o rosto, recomendados por especialistas, incluem aplicações com água termal, que é possível comprar em lojas especializadas de produtos naturais. Ou seja, é sempre bom ter em casa um estoque de água termal para essas ocasiões de necessidade. Ela deve ser borrifada sobre o rosto e deixar secar naturalmente.

A máscara de argila é outra solução aconselhada por especialistas para desinchar o rosto. Onde encontrar a argila? Você acha fácil também em lojas especializadas de produtos naturais e até em algumas farmácias.

Desinchar o rosto em casa

A argila é poderoso desintoxicante natural

Na verdade, dermatologistas inclinadas a receitas com produtos naturais costumam recomendar a aplicação de máscara de argila sobre o rosto pelo menos uma vez por semana. A argila ajuda a manter o brilho e a pele sedosa graças à ação de alguns minerais que traz consigo.

Também age como desintoxicante natural e, por isso, sua pele vai manter a leveza natural de antigamente. Funciona também nas emergências de uma manhã pós noite de badalação, com algum exagero no álcool e muita comida com sal. Principalmente se a máscara for aplicada após outras providências, como choque térmico com água fria.

Compressa adstringente com batata ralada

Duas outras ações bastante recomendadas são a compressa com adstringente e a drenagem linfática, que você mesma pode fazer. Para a compressa, pegue um pedaço de algodão e aplique como adstringente natural a batata ralada. Basta uma batata fresca. É só fazer uma compressa com esse adstringente e deixar sobre o rosto, especialmente olhos e pálpebras, por até dez minutos. Funciona bem.

A drenagem linfática é um pouco mais complicada, mas, igualmente eficaz para acabar com olheiras e aquela cara de ontem à noite.

A massagem linfática caseira

O melhor mesmo é uma massagem linfática com profissional, mas, como não é caso, vamos ver como isso é feito:

  • Comece por massagear, entre 7 a dez vezes, a região junto às têmporas, que ficam nas laterais dos olhos, próximo às costeletas;
  • Depois, baixe um pouco os dedos para a região das mandíbulas e do queixo, mantendo a massagem;
  • A seguir, em movimentos que se deslizam para baixo, massageie junto ao queixo, às bochechas e nas laterais do rosto. Esse movimento de massagem deve ser constante e repetido por até dez vezes cada um.

Bem, você já tomou todas as providências para desinchar o rosto e, portanto, está apta a partir rumo à tão importante entrevista. Claro, se, depois da ontem à noite, você não esqueceu dela.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */