Cabelos

Detox capilar no verão: veja como fazer!

Quando chega a época mais quente do ano, tudo o que queremos é um lugar para refrescar o corpo, pelo que esbanjamos na praia, sol e piscina, o que é ótimo para baixa a temperatura, mas péssimo para a saúde dos fios de cabelo. Por isso mesmo, é importante realizar um detox capilar no verão.

Para recuperar os fios dos maus cuidados no verão, o detox é a melhor solução, pois volta a dar vida a seus cabelos. O detox capilar no verão é importante para purificar os fios do sal, excesso de produtos e até mesmo do cloro da piscina.

Mas não se preocupe, se você não tem tempo ou condições de ir a um salão no fim do verão para cuidar dos seus fios, saiba que o detox capilar no verão pode ser feito em sua casa com ingredientes fáceis de serem encontrados.

Mais brilho e crescimento para os fios

Existem várias formas de realizar o detox capilar no verão, porém a esfoliação do couro cabeludo é a mais simples e acessível para todos.

Quem já passou dias na praia, percebeu que os fios ficaram mais pesados e grudentos, certo? Isso porque os cabelos acabam absorvendo a água salgada, e fica sem vida e opaco.

Obviamente que realizar uma boa hidratação resolverá parte do problema, porém, antes de hidratar é necessário realizar um detox, pois ele eliminará os resquícios de cloro e sal que continuam nos fios mesmo após a lavagem tradicional com shampoo.

Com o detox as cutículas capilares ficam mais limpas e hidratadas, de modo que seu cabelo terá mais brilho, movimento e o melhor de tudo, saúde.



Passo a passo do detox capilar no verão

Massagem

Quando você massageia seu couro cabelo ele ativa a circulação, e isso faz com que seja distribuído mais oxigênio e nutrientes para seus cabelos, deixando-os mais fortes.

Antes de começar a lavar os cabelos, no entanto, realize uma massagem no couro cabeludo usando as pontas dos dedos, com movimento de média pressão. Em seguida escove o comprimento dos fios usando uma escova de cerdas macias.

Isso vai fazer com que a oleosidade natural dos cabelos seja distribuída para todos os fios e tornará a limpeza mais fácil.

Pré-lavagem

Da mesma forma que a pele do nosso corpo possui células mortas e necessita de esfoliação para ficar limpa, nosso couro cabelo também necessita, ele além de células mortas ainda possui resíduos de produtos capilares e a oleosidade natural dos fios.

Realizar uma esfoliação no couro cabeludo, portanto, é algo que os profissionais recomendam, mas apenas uma vez ao mês para pessoas com cabelos oleosos e a cada dois meses para pessoas com cabelos normais e secos.

Para fazer a esfoliação caseira você pode usar: três colheres das de sopa de mel com duas colheres das de sopa de açúcar. Misture bem e aplique no couro cabeludo fazendo movimentos circulares e em seguida aplique o restante no cumprimento dos fios enluvando as mechas.

No chuveiro

Alguns profissionais afirmam que lavar os cabelos diariamente não causa grandes danos aos fios, porém, o ideal é fazer isso dia sim, dia não, dessa forma você não elimina o manto hidrolipídico, que trata-se de uma mistura de sebo e suor que os fios usam como proteção da ação do tempo.

Na hora de lavar os fios, procure aplicar o shampoo apenas no couro cabeludo, pois a espuma que escorrer para o cumprimento já realizará a limpeza necessária.

Limpeza profunda

Mesmo lavando o rosto diariamente ele não fica completamente limpo, é necessário uma limpeza mais profunda para eliminar os cravinhos, certo? A mesma coisa acontece com nossos cabelos.

Com o passar do tempo, o shampoo, condicionador e demais produtos capilares que usamos acabam deixando partículas e logo eles ficam com aparência de opacos e eletrizados. Com isso mesmo que estejam limpos, ficam sem brilho e difíceis de manipular.

Por isso é importante também possuir um shampoo anti resíduos, ele abrirá as cutículas e eliminará todos os resíduos, facilitando que a máscara de hidratação penetre mais a fundo nos fios.

Todavia, esse tipo de produto deve ser usado a cada 15 ou 30 dias, realizando sempre uma hidratação em seguida, uma vez que ele elimina toda a oleosidade dos fios. Vale lembrar que, para quem possui cabelos tingidos esse tipo de shampoo causa desbotamento na cor.

Ação antioxidante

Com o detox capilar no verão seu cabelo terá ajuda para combater os radicais livres, além de ajuda na saúde do couro cabeludo e dos fios. Como os fios voltam ao estado natural, as glândulas sebáceas e a circulação do couro cabeludo passam a fluir melhor.

Como se não fosse o bastante, o detox realizado nos fios melhora e muito a aparência dos mesmos. Isso porque ele deve estar sempre associado a um bom tratamento que seja rico em proteínas, aminoácios, vitaminas e sais minerais.

Na prática, portanto, além de remover todas as impurezas e resíduos presentes nos fios, a limpeza profunda ainda elimina os nutrientes, por essa razão ela só pode ser realizada associada a uma boa hidratação nutritiva.

Tratamento específico

O ideal é que todos consultem um dermatologista para saber o que realmente seu couro cabeludo necessita, só assim ele poderá fazer uma avaliação e determinar o tipo de tratamento a ser feito.

Dependendo a situação da saúde dos seus fios, ele poderá associar ao seu tratamento algo que aja de dentro para fora, como por exemplo, um polivitamínico. Mas quem não pode se consultar com um profissional, pode observar as pistas que o cabelo dá sobre o que precisa.

Se a pele de sua cabeça indica algum tipo de ressecamento, como soltar um pozinho branco ou coçar de mais, o indicado é buscar um tratamento para couro cabeludo seco, eles são ricos em óleos e alguns ingredientes terapêuticos, podendo aliviar as irritações.

Agora se seu problema é a perda de volume nos fios, o indicado é buscar tratamentos noturnos, eles podem ajudar a aumentar a densidade dos fios, usando por exemplo, um sérum.

Esse tipo de produto ajuda os fios a terem mais força durante o crescimento, enquanto você tem uma noite tranquila.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */