Moda Tatuagens

Tudo o que você precisa saber antes de fazer uma tatuagem (Guia Completo e Definitivo)

Está pensando em fazer a sua primeira tattoo? Se a sua resposta for sim, é evidente que você deve estar cheia de dúvidas em relação a que desenho escolher, como procurar o melhor tatuador, melhor estúdio, quanto deve custar e, é claro, aterrorizada e emocionada – tudo ao mesmo tempo – com a possibilidade de doer ou não.

Toda essa ansiedade é normal, pode acreditar! No entanto, logo você descobrirá que a arte de tatuar é linda e, uma vez mordida por ela (ou melhor, picada), você nunca mais terá o que temer. Pelo contrário, irá se apaixonar…

Afinal, as tatuagens se popularizaram bastante nos últimos tempos, tornando-se uma das formas mais expressivas de deixar a sua marca no planeta. É por esta razão que mesmo quem nunca fez uma tatuagem na vida, como é o seu caso, sempre sonhou em fazer uma algum dia, seja para deixar uma mensagem no mundo, por questão de vaidade ou simplesmente deixar marcado na pele algo importante para si.

Por outro lado, vale ressaltar que tatuar o corpo é algo que deve ser levado a sério em muitos sentidos, tanto em relação à saúde quanto ao desenho, símbolo, palavra ou frase escolhido, uma vez que é algo que ficará marcado em sua pele para sempre – ou, pelo menos, deveria ficar, não é mesmo?

Por isso, no nosso artigo de hoje, você vai poder conferir um guia completo e definitivo de tudo o que você precisa saber antes de fazer uma tatuagem para não errar ao se aventurar nas tattoos e, melhor que isso, ter a melhor experiência possível com essa arte!

Vamos lá?

Origem



Atualmente, com a popularidade das tatuagens, é possível perceber a variedade de técnicas, estilos, equipamentos e acessórios de segurança e higiene que vão surgindo a cada temporada. No entanto, quem vê o que a arte se tornou hoje nem imagina o quanto ela demorou para quebrar as barreiras do preconceito e dos julgamentos, especialmente em ambientes corporativos.

Há poucas décadas, era possível ver pessoas tatuadas disputarem vagas de emprego sem êxito ou, ainda, ser “mau vistas” em qualquer lugar que chegassem simplesmente por terem desenhado ou escrito algo no corpo. A boa notícia é que, hoje, tudo isso acontece em conformidade e naturalidade…

Mas, afinal, depois de tanta história, você sabe de onde surgiu a arte de tatuar a pele? Na realidade, não se sabe ao certo quando surgiram as tatuagens. Porém, existem registros de que os primeiros desenhos feitos no corpo na chamada Idade do Cobre, entre 3.300 a 1.200 a.C..

E, por mais que não saiba a data certa, a única certeza é de que as tatuagens neste período também simbolizavam o desejo dos homens de revelarem algo sobre si mesmos – tal como acontece nos dias de hoje.

Além disso, era mais comum ver tattoos em mafiosos chineses, marinheiros e facções criminosas, o que levou à descriminalização e preconceito em relação às pessoas tatuadas, em tempos remotos e não muito distantes, que só pensavam em se expressar por meio da arte.

Depois de algum tempo, esse conceito foi mudando e, além dos estilos e técnicas, as pessoas adeptas à arte de marcar a pele também foram ganhando outra vertente.

Ainda, se hoje as tattoos são feitas a partir de maquininhas específicas, antes de chegarem até aqui, as tatuagens só podiam ser feitas com outros tipos de instrumentos, tais como o Tebori, que nada mais é que uma haste de bambu com agulhas na ponta para tatuar a pele, tal como você pode ver na imagem acima.

Por que eu devo fazer uma tattoo?

Deixando o passado de lado, a melhor parte é que, hoje, fazer uma tatuagem é tão normal que, de acordo com pesquisas, cerca de um terço dos jovens tem, pelo menos, uma em alguma parte do corpo. Além disso, segundo as mesmas pesquisas, um quarto das pessoas que se aventuram na arte de tatuar eventualmente se arrepende de ter feito uma tattoo.

É claro que os motivos não estariam ligados à questões técnicas do trabalho artístico (como a dor, que você pode estar imaginando), mas sim às famosas “mancadas”, tais como tatuar o nome do ex, um desenho que ficou fora de moda ou, pior que isso, que não corresponda mais ao estilo de vida da pessoa atualmente.

Por esta razão é que, como falamos no início desse post, é muito importante que você pense uma, duas, três ou quantas vezes for preciso antes de encarar a agulha.

Avalie o tipo, tamanho e local do corpo que você quer uma tatuagem para não se arrepender depois. Apesar de hoje em dia ser possível fazer a remoção, o procedimento é bem caro e doloroso. Então, como já diz aquele velho e sábio ditado popular, “é melhor prevenir do que remediar”, concorda?

5 dicas para acertar na primeira tatuagem

Aventurar-se na arte de tatuar é maravilhoso, mas não tão simples quanto você pensou, certo? Com tudo o que você leu até aqui, espero que tenha compreendido isto, de fato. Por isso, a seguir, vamos listar 5 dicas para você acertar na sua primeira tattoo – e nas próximas que virão, com certeza – sem sustos ou arrependimentos. Anote aí:

1 – Cuidado com as tattoos da moda

É óbvio que o desenho, palavra ou frase que está super na moda e que todos os seus amigos estão fazendo são lindos, mas já parou para pensar se você ainda vai achar isso daqui a 10 anos? Pode ser que sim, mas há uma chance bem maior de que não. Por isso, o ideal é você fugir do modismo na hora de escolher a sua primeira tatuagem. Afinal, moda é uma coisa que passa, certo?

Além disso, se ter uma tatuagem é algo tão legal, por que você iria querer escolher uma que todo mundo tem e deixar de lado a sua chance de ser autêntica e original? Pense nisso!

2 – Escolha bem o local do corpo

Na hora de escolher a parte do corpo que vai tatuar, pense em locais que você mais gosta e gostaria de valorizar com uma tattoo. Ou, ao contrário, você pode escolher uma cicatriz ou marca de nascença que pretende esconder ou disfarçar, por exemplo.

O mais importante, antes de definir o lugar que será tatuado, é pesquisar bem, buscando referências ou conversando com um tatuador profissional para verificar se o tamanho e as cores da tatuagem que você escolheu combinam com o local que você vai tatuar.

Afinal, um profissional com experiência e de confiança ajuda as suas clientes a identificar as melhores áreas para se fazer uma tattoo, buscando sempre conformidade com a anatomia do corpo, grau de exposição ao sol (tatuagem desbota sim, como vamos falar mais à frente) e intensidade da dor, que é o que importa para muitas pessoas.

3 – Acerte no estúdio ou profissional tatuador

Talvez, esse seja o requisito mais importante até aqui, principalmente para quem vai fazer a primeira tatuagem. Portanto, uma dica essencial para você que vai pesquisar o melhor estúdio ou tatuador para desenhar na sua pele é buscar sempre um profissional especializado naquele tipo de tatuagem que deseja fazer. Por exemplo, se a sua ideia é apostar em uma tattoo de pontilhismo, o ideal é fazê-la com um profissional especialista neste estilo.

Além disso, outra dica para não se arrepender de fazer a sua primeira tattoo é procurar um estúdio bem higienizado e que utilize sempre materiais esterilizados e descartáveis e, ainda, tintas que tenham o seu uso aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Até porque alguns pigmentos podem conter componentes tóxicos e cancerígenos, que são altamente perigosos para a saúde.

Outro perigo está nas agulhas, luvas e potes de tintas usados pelo profissional, que se não forem trocados na sua frente na hora de tatuar, podem trazer riscos relacionados à doenças, como Aids/HIV e Hepatite C.

Na dúvida, converse com os seus amigos e pesquise na internet a reputação do estúdio ou tatuador. Procure sempre por boas recomendações antes de marcar horário em qualquer lugar.

4 – Economizar pode não ser a melhor opção

Sabe aquela velha história de “quem não chora, não mama”? Pois é! Pelo menos desta vez, ela não será útil aqui. “Pechinchar” os preços na hora de fazer uma tatuagem nunca será uma boa ideia, uma vez que o valor que se paga por uma obra de arte – que é o caso de uma tattoo – é sempre mais alto, se você quiser um trabalho de qualidade e que ficará na sua pele definitivamente.

Sem dúvidas, procurar por profissionais que cobram mais barato pode ser uma economia burra, uma vez que você correrá o risco de conviver com uma tatuagem horrível pelo resto da vida. Então, em vez disso, prefira fazer um bom investimento e ter a tattoo que sempre sonhou!

5 – Sim, vai doer…

Não se engane – e nem deixe ninguém te enganar! Vai doer na hora de fazer a sua primeira – e as próximas – tatuagens, bem como no pós-tattoo. No entanto, pode doer menos ou mais, o que vai depender da parte do corpo que você escolheu tatuar, além da sua tolerância à dor. Algumas pessoas sentem mais, outras menos…

Para quem vai fazer a primeira tattoo, a dica é optar por regiões que são menos sensíveis e, portanto, há menos dor, tais como panturrilhas, antebraços ou bíceps, por exemplo. Evite locais como costelas, pulso, cabeça, pescoço, mãos e órgãos genitais, que são partes de dor intensa.

Além disso, outra dica é levar os amigos para o estúdio com você, para bater papo enquanto você tatua, aliviando a tensão e ajudando-a a esquecer um pouco o incômodo da agulha.

Como me preparar para a minha primeira tatuagem?

Ao fazer uma tatuagem, a agulha penetra cerca de 1mm na pele, o que pode causar certa ardência, irritação e dor. Por isso, se você vai apostar na arte pela primeira vez, é necessário seguir algumas dicas antes de se dirigir ao estúdio:

  • Durma bem na noite anterior para aumentar a sua resistência ao incômodo causado pela agulha;
  • Aposte em um excelente café da manhã e demais refeições do dia. Afinal, um estômago vazio pode causar tonturas e potencializar a dor;
  • Evite bebidas alcoólicas em dias próximos de fazer a sua tatuagem. Elas afinam o sangue e aumentam o sangramento;
  • Beba bastante água para deixar a pele bem hidratada e, é claro, saudável.

Conheça os tipos de tatuagem que você pode apostar!

Agora que você já sabe tudo sobre como se preparar para a sua primeira tatuagem, finalmente chegou a hora de conhecer os tipos de tatuagem existentes e decidir qual técnica e estilo mais lhe agradam. Vamos lá?

Tatuagem ornamental

Devido à sua estética delicada e feminina, a tatuagem ornamental é uma das favoritas entre as mulheres. Nesta técnica que se tornou bastante popular nos últimos tempos, o tatuador profissional utiliza desenhos com detalhes geométricos, com linhas finas e grossas alternadas, semelhantes lustres, rendas, joias e pingentes, além de aproveitar o formato do corpo de cada pessoa, para compor o seu trabalho artístico.

De forma geral, a maioria das mulheres adotam esse estilo de tattoo em partes mais íntimas do corpo, como debaixo dos seios, e também em locais como as coxas, antebraços, costas e tornozelos. Alguns dos desenhos mais usados inspirados na tatuagem ornamental estão a mandala e a flor de lótus, que você vai conhecer mais adiante neste post.

Tatuagem maori (tribal)

Outra técnica bastante usada na arte de tatuar o corpo é a maori (tribal). A tatuagem maori – ou Ta Moko, como também é conhecida – é uma das mais requisitadas em estúdios de tatuadores por homens, apesar de muitas mulheres também apostarem em tattoos neste estilo.

Ela é conhecida por seus tribais e símbolos com significados diferentes, produzidos com traços espirais e simétricos e em linhas pretas bem marcadas lado a lado. Cada desenho traz uma representação exclusiva – isto é, ninguém mais terá um igual ao seu – e ressaltando as qualidades mais fortes de cada pessoa.

Para isso, o tatuador profissional nesta técnica – chamado de Tohunga Ta Moko – deverá fazer perguntas para conhecer a fundo a sua história de vida, buscando entender os seus medos, desejos e características pessoas, além de seu histórico familiar, para, só então, criar um desenho que conte a sua jornada da vida de forma “codificada”, digamos assim. É por isso que uma tatuagem maori é considerada uma arte única, já que o seu desenho somente você terá.

Tatuagem old school

Lembra das tattoos conhecidas como “tatuagens de marinheiro”? Pois bem! Na verdade, se trata da técnica chamada de tatuagem old school, que faz parte da velha guarda da arte de tatuar o corpo no ocidente. Tratam-se de desenhos pequenos, feitos com traços gostos e a partir de uma paleta de cores mais limitada, com um trabalho focado em aplicações sólidas e sombreamento bem feitos.

Em geral, os pequenos desenhos se completam e possuem significados em comum. Reza a lenda que os primeiros tatuadores desse estilo surgiram nos Estados Unidos e, como você já deve imaginar, tinham como clientes principais fuzileiros navais, marinheiros, rebeldes e nômades.

Flash tattoo

E por falar em tatuagem old school, não teria como não lembrar de outro estilo que se assemelha bastante à técnica, só que de forma mais atualizada: a flash tattoo – ou flash day tattoo, como também é conhecida. E se para alguns as tattoos enormes, super detalhadas e com fechamentos eram as mais descoladas e bonitas, hoje em dia, pequenas tatuagens com traços simples, com uma pegada minimalista, é que estão na moda, como é o caso da flash tattoo.

Trata-se de uma versão repaginada da tatuagem old school, que agora pode ser feita a partir do estilo e personalidade característicos de cada artista. Uma curiosidade interessante é que, normalmente, esse tipo de tattoo é feito durante eventos, por se tratar de desenhos simples que podem ser feitos rapidamente.

Na prática, o tatuador deixa disponível em um stand do evento os seus desenhos em quadros à mostra e o cliente escolhe qual quer fazer na pele. No entanto, a arte não pode ser alterada por este. Em contrapartida, os preços costumam ser bem menores. E para quem já está preocupado em encontrar esses eventos, a boa notícia é que também é possível fazer uma flash tattoo em estúdios de tatuagem.

New School

Uma vertente da old school, a tatuagem new school é inspirada em elementos da cultura pop, tais como HQs (histórias em quadrinhos), mangás e animes, apostando na mistura de cores vibrantes e traços mais delineados, além de um sombreamento em degradê.

Ainda, essa nova técnica de tatuar o corpo abriu espaço para a psicodelia, com artes em dimensões e perspectiva, levando a uma verdadeira impressão de relevo sobre a pele. No entanto, ao contrário do que você deve estar imaginando, os símbolos da veterana tattoo old school não foram totalmente deixados para trás, mas sim renovados a partir de novos ângulos para adentrar o universo mais recente da categoria.

Tatuagem com pontilhismo (dotwork)

Como você já deve imaginar, a tatuagem de pontilhismo – também chamada de “dotwork” – é bastante detalhada, feita a partir de pequenos pontos traçados de forma geométrica, que possui a intenção de criar uma ilusão de ótica. Na prática, o tatuador trabalha com a ponta de uma agulha, como se fosse desenhar com um lápis.

Essa técnica de tatuar com pontilhismo surgiu no Japão e é bastante popular não só entre os japoneses, mas também na França. Se você gosta de tattoos diferentonas, vai se amarrar na tatuagem dotwork. Os desenhos dão a impressão de que possuem certo movimento, além de caírem super bem em qualquer parte do corpo, mesmo as que são mais difíceis de serem marcadas.

Tatuagem trash polka

Você é do tipo de mulher que adora uma tattoo no estilo “bad girl”? Então, esse estilo foi feito para você! A tatuagem trash polka traz desenhos que representam a arte urbana, como o grafite, misturando-os com uma boa dose de formas geométricas abstratas e realistas. Resumidamente, trata-se de uma técnica que oferece uma pegada punk e de caos urbanos em seus trabalhos artísticos, ideal para quem adora apostar em um visual mais rebelde.

Esse estilo de tattoo foi criado por uma mulher tatuadora, chamada Simone Plaff, junto com o artista Volko Merschky, em um estúdio na Alemanha com o nome de Buena Vista tattoo Club.

Handpoke tattoo

Esse estilo de tattoo é um tanto interessante, uma vez que ele não é feito com as maquininhas comuns de tatuagem. A handpoke tattoo é feita com agulhas normais, muitas vezes, unidas a um suporte, trazendo de volta a origem da arte, na qual os desenhos são trabalhados ponto a ponto.

Não existe uma regra que dita como o tatuador deve aplicar essa técnica. Ele pode fazê-la da maneira que se sentir mais confortável. Reza a lenda que esse trabalho artístico tem origem nas culturas ancestrais japonesas, na qual os tatuadores utilizavam (e ainda utilizam) um instrumento conhecido como Tebori, que nada mais é que um pedaço de bambu em que é fixada a agulha.

Atualmente, já existem kits prontos vendidos aos profissionais, compostos por agulhas próprias para a técnica tradicional que podem ser compradas com maior facilidade. O ponto negativo para quem gostou da handpoke tattoo é que ela é bem mais demorada para fazer, em comparação aos demais estilos de tatuagem.

Porém, a recuperação e cicatrização é bem mais rápida, já que a aplicação na pele é menos agressiva. Ou seja, essa modalidade de tattoo é perfeita para aquelas pessoas que possuem a pele sensível ou problemas de cicatrização.

Tatuagem realista

Para as apaixonadas por tattoo mais pacientes e detalhistas, a tatuagem realista pode ser a melhor opção para apostar no visual tatuado. Isso porque, por ter uma aplicação mais demorada e ser feita a partir de desenhos maiores, com detalhes bem trabalhos, esse estilo de tatuagem exige disposição (em todos os sentidos) de quem deseja fazê-la.

A principal vantagem da tatuagem realista é a garantia de que ela ficará bonita por vários anos, já que o traço tende a se espalhar um pouco conforme o tempo passa. Geralmente, os desenhos favoritos de quem adere a esse estilo de tattoo estão relacionados à homenagens, seja em forma de tributo a famosos, personagens de ficção ou ícones que sejam importantes para si.

Tatuagem indiana

Foi a partir da década de 90 que a cultura indiana invadiu as tendências de estilo aqui no Brasil – e não poderia ser diferente com as tatuagens. Desde os anos noventistas até recentemente, a chamada tatuagem indiana tomou conta dos estúdios de tattoo de todo o país, especialmente entre tatuadas brasileiras que adoram um visual mais roots, composto por uma pele desenhada com pinturas mehandi.

Além de fazerem super bem para as unhas e a pele, a vantagem para muitas pessoas indecisas é que os desenhos saem com o tempo. Portanto, não há o que temer. Apenas se jogue!

Tatuagem minimalista

Trata-se de um estilo de tattoo muito delicado e simples de ser feito, um dos motivos de ser bastante apreciado por mulheres. A tatuagem minimalistaé uma técnica que aposta em traços limpos e simples, além de desenhos pequenos, que são chamados de minitattoos.

E os significados para elas são variados: eles podem representar um gosto especial, ideia ou sentimento. Muitas vezes, as tatuagens minimalistas também podem ser maiores, já que o mais importante para adotar esse estilo é a limpeza dos traços.

De maneira geral, as partes do corpo mais comuns de serem tatuadas com a tatuagem minimalista são os braços, antebraços, ombros, dedos e tornozelo. Mas você pode escolher qualquer outra região que gostar, pois não existe nenhuma regra!

Tattoo oriental

Originária na arte milenar japonesa utilizada pelos ancestrais para marcar desenhos na pele sem o uso da máquina de tatuar que conhecemos hoje, a tattoo oriental feminina, assim como a handpoke tattoo, é feita com o Tebori, instrumento que usa uma haste de bambu com agulhas na ponta para tatuar a pele.

Atualmente, as tatuagens orientais carregam significados diferentes, mas todos ligados aos símbolos da mitologia japonesa, dentre eles, os deuses do taoismo.

Tattoo 3D

Está aí uma tendência que vem bombando nos últimos tempos no mundo todo. A tatuagem 3D feminina faz parte da categoria de tatuagens realistas e, como você já deve imaginar por esse nome, é capaz de retratar com fidelidade máxima na pele desenhos ou símbolos desejados pelas pessoas.

A principal diferença desse tipo de arte em relação à tattoo realista é o sombreamento, que é o responsável por oferecer o efeito 3D, ou seja, a impressão de que o desenho está saltando para fora da pele ou, ao contrário, está sob a pele da pessoa. Algumas das tattoos 3D femininas mais vistas são as de libélula, de borboleta e flores.

Mehndi

Anteriormente, você conheceu a tatuagem indiana e o boom desse estilo de tatuagem aqui no Brasil e no mundo todo. Dentro dessa categoria, está a famosa tattoo mehndi – ou mehand, como também é conhecida -, que nada mais é que a versão trabalhada em henna da tatuagem indiana.

Para você entender melhor, o nome dessa arte se deve à mehandi, nome da planta usada para produzir a pigmentação utilizada para desenhar os ornamentos. E se você achava que apostar em uma tatuagem de mehndi era só questão de estética, está enganada!

Talvez você não saiba, mas a henna usada para fazer a tattoo mehndi é um dos cosméticos mais antigos do planeta, considerado um dos antissépticos naturais e fortalecedores da pele, cabelos e unhas. Os seus efeitos benéficos desse poderoso pigmento se devem às propriedades da planta sagrada que mencionamos acima, que ajuda na produção de queratina nas células.

Eyeball tattoo

Já imaginou tatuar os olhos? É isso mesmo! A eyeball tattoo consiste em tatuagem feita na região dos olhos. No entanto, para isso, são utilizados outros tipos de materiais. A tintura, por exemplo, é completamente diferente daquela utilizada em tattoos tradicionais.

Além disso, a agulha também não é a mesma da usada nas tatuagens feitas nas demais partes do corpo, mas sim uma fabricada especialmente para a realização de cirurgias nos olhos.

Por se tratar de uma tatuagem com finalidade totalmente estética, que confere muito estilo e ousadia às adeptas da modalidade, muitos médicos contraindicam a eyeball tattoo por oferecer riscos à saúde, como cegueira definitiva, por exemplo.

É por esta mesma razão que a maioria dos tatuadores se recusam a aplicar essa técnica em seus clientes. Inclusive, aqui no Brasil, só é possível encontrar um profissional especializado nessa área.

Tatuagem íntima

Tatuagem íntima

Como o nome já entrega, a tatuagem íntima se trata de uma tattoo feita em partes mais íntimas do corpo, tais como virilhas, seios, cóccix, parte inferior da barriga e em regiões bem próximas da área genital, de fato. Apesar de parecer pouco atrativa, existem muitas mulheres que adoram a ousadia e mistério, ao mesmo tempo, desse estilo de tatuagem.

Tatuagem com hipnose

Já pensou em como seria ótimo se existisse uma maneira de fazer uma tatuagem sem sentir dor? E existe sim! A chamada tatuagem com hipnose é uma modalidade que está ficando muito famosa ultimamente entre pessoas que apreciam esse tipo de arte, mas que nunca tiveram coragem de arriscar desenhar a pele por conta do medo da dor.

Com esta técnica, o tatuador conseguir eliminar ou, pelo menos, reduzir sensivelmente a dor na hora de tatuar as suas clientes. Na prática, o profissional conversa com a pessoa que será tatuada antes de iniciar o processo, chamada de pré-talk.

Neste momento, ele explica à ela como funciona o transe hipnótico, que é nada mais é que um fenômeno que poderia ser resumido como “dormir estando acordado”. Porém, para que a pessoa seja hipnotizada, durante o pré-talk, é preciso que ela estabeleça uma relação de confiança com o tatuador, o que é chamado de rapport dentro dessa categoria de tatuagens.

Depois de entrar no transe hipnótico, o tatuador inicia a execução da tattoo e, quando as suas clientes acordam, já estão tatuadas e, o melhor, sem relatar qualquer tipo de dor ou incômodo. Não é demais?!

Tatuagem para cobrir estrias

Esse método inovador, criado pelo tattoo artist Rodolpho Torres, conquistou várias celebridades, que apelidaram a técnica de “agulhas mágicas” graças aos efeitos fantásticos capazes de disfarçar as temidas estrias. A tatuagem para cobrir estrias pode ser feita em diferentes partes do corpo com sinais desse problema tão comum entre as mulheres, tais como bumbum, barriga, coxas, braços, entre outras regiões.

E os resultados são eficazes! Diz-se que as estrias podem ser camufladas em até 60% a 80%. No entanto, você não conseguirá encontrar esse método em qualquer estúdio de tattoo. A realização do procedimento é feita exclusivamente pelo seu criador, Rodolpho Torres.

Flash tattoo dourada

Já imaginou ter uma tatuagem estilo acessório, que você pode ter de forma temporária? Esse é o caso da flash tattoo dourada, outro tipo de tattoo que está super na moda, especialmente entre a mulherada. Apesar do nome parecido com a categoria “Flash tattoo”, que nós falamos nos parágrafos anteriores, a flash tattoo dourada não é uma tatuagem de verdade, feita com tinta na pele.

Em vez disso, ela funciona como uma espécie de adesivo colocado sobre a pele, disponível em diferentes cores e modelos, que é muito usada especialmente no Carnaval. Esse adorno lembra realmente uma bijuteria, como se você tivesse colocado um brinco, pulseira ou colar. Por isso, ela também é chamada de tatuagem metálica ou tatuagem de bijuteria.

Malfeitonas

Quando diz-se que há gosto para tudo nessa vida, não é exagero! O mesmo ocorre no universo das tatuagens. Em contrapartida aos desenhos artísticos bem traçados e bonitos, existem também as chamadas tatuagens malfeitonas e, inclusive, tatuadores especializados nesse estilo de tatuar. Aqui no Brasil, a tatuadora Helen Fernandes, baiana de 27 anos, é a mais conhecida na arte de fazer as malfeitonas, com linhas tortas e desenhos diferentões.

Confira os desenhos e estilos de tatuagens mais bonitos e populares!

Agora que você já conhece os mais diferentes tipos de tatuagem e como são executadas as suas técnicas, chegou a hora de conhecer quais são os desenhos mais famosos e pedidos em todos os estúdios de tatuagem do Brasil e do mundo:

Tatuagem blessed

tatuagem blessed, em tradução literal para o português, quer dizer “abençoado (a)”. É o tipo de tattoo ideal tanto para quem é religiosa ou simplesmente gosta do seu significado. E já que estamos falando sobre o significado da tatuagem blessed, o termo “abençoado (a)” pode estar relacionado à várias questões dentro do que você considera ser uma sortuda.

Por exemplo, em relação a dinheiro, talentos, fama ou, ainda, questões emocionais e sentimentais, como estar viva, ter uma família feliz e amorosa e poder acordar todas as manhãs.

Tatuagem flor de lótus

tatuagem de flor de lótus carrega vários significados, dependendo de cada cultura. Além de linda, esta se trata de uma planta originária da Ásia, que brota em brejos, lagoas e rios calmos de água doce, e que é conhecida não só por sua beleza, mas também pode sua resistência.

Isso porque, quando colocada em condições adversas, as suas sementes podem permanecer inativas por séculos, apenas aguardando o momento certo para finalmente brotarem. Além de simbolizar renascimento, evolução espiritual, pureza, já que se trata de uma flor que consegue superar as adversidades esperando as condições adequadas para brotar, a tatuagem de flor de lótus também pode ser feita a partir de diferentes cores, cada uma com um significado diferente. Vale a pena pesquisar antes de escolher a sua!

Tatuagem mandala

Certamente, você já deve ter visto uma tatuagem mandala por aí e ficado boquiaberta com a beleza desse desenho. Não é à toa que ela está super na moda! Parte da categoria de tatuagens ornamentais, que você já conheceu anteriormente nesse post, essa tattoo carrega o significado de “unidade”, isto é, a união do “eu” obtido por meio de várias partes, algumas delas até contraditórias.

Falando de maneira mais prática, uma tatuagem de mandala refere-se às percepção de um mundo formado de altos e baixos, sendo que nada é absolutamente bom ou mau. Ou seja, resumidamente, tudo tem o seu lado positivo. O seu significado explica a forma como o desenho é feito: várias imagens geométricas diferentes unidas por um único centro.

Além disso, uma tattoo mandala também pode simbolizar a união do ser humano com o universo. Ainda, nas religiões tradicionais do Ocidente, como o budismo, por exemplo, a mandala é considerada uma ferramenta de meditação, onde o indivíduo entra em um estado máximo de concentração para alcançar a paz interior.

Tatuagem de pimenta

Uma das tattoos mais famosas entre as mulheres, a tatuagem de pimenta pode significar muitas coisas. A princípio, podemos dizer que a origem da palavra pimenta vem do latim “pigmento”, isto é, tem referência a algo que tem tinta ou cor.

Mas ela pode simbolizar muito mais que isso. Uma tatuagem de pimenta, de modo geral, representa a sexualidade – por ser considerada um alimento afrodisíaco – ou proteção dos caminhos da saúde e da vida. Em resumo, ao fazer uma tattoo de pimenta, ela também significar uma sexualidade aflorada, a busca pelo sexo, pelo amor, pela conquista.

Unalome tattoo

As tatuagens budistas fazem sucesso aqui no Brasil, como é o caso da mandala, que você leu sobre anteriormente, e o caso também da Unalome tattoo, uma arte que está super em alta. Ela pode significar amadurecimento e iluminação espiritual, além de ser linda e moderna.

Além disso, uma curiosidade interessante é que ela faz parte de um tipo de tatuagem sagrada e “mágica” praticada no Camboja, na Tailândia e em Laos, conhecida como Sak Yant. Diz-se que esta última concede poderes à pessoa tatuada a partir de seus desenhos e palavras escritos na pele. Curioso, não?!

Tatuagens delicadas

As tatuagens delicadas femininas podem ser feitas em diferentes estilos, desde minimalistas, pontilhadas, orientais, old school, etc. Além de variar nos desenhos, que costumam ser pequenos e inspirados em flores, borboletas, cães, entre outros, também podem ser feitos nas mais diferentes partes do corpo, tais como pernas, braços, pulso, pescoço e costas.

Tatuagem de mãe e filha

Muitas mulheres estão apostando na tatuagem de mãe e filha para marcar na pele esse laço forte de amor e cumplicidade entre elas e os seus filhotes. E vale tudo! Se você quer homenagear o seu filho, pode apostar nos nomes de vocês misturados a outros desenhos delicados, tais como elefantes, flores, pena, pássaros, etc. Não tenha medo de usar a criatividade.

Tatuagens para casal

E já que pode homenagear o amor que você sente pelos seus filhos, por que não eternizar o amor entre você e seu (sua) companheiro (a) com uma bela tattoo também? Esse tipo de arte existe e está super na moda! As tatuagens para casal não precisam ser necessariamente os nomes dos parceiros – o que dá medo em muita gente por na hora de fazer a tatuagem de casal -, mas sim de símbolos, palavras ou letras que representam o romance de vocês.

Ou seja, quando alguém ver o mesmo símbolo tatuado no casal, vai entender que aquele tattoo representa o relacionamento dos pombinhos. Algumas das ideias mais interessantes para você eternizar o amor entre você e o seu boy a partir de uma tatuagem na pele é apostando em tattoos que se completam (como um cadeado e uma chave), um par de desenhos feminino e masculino (Mickey e Minnie), palavras ou frases como “forever”, entre outras. Abusem da criatividade!

Tatuagem dos famosos para você se inspirar!

E se agora você já sabe quais são as tatuagens mais populares e mais pedidas nos estúdios de tatuagens pelo Brasil e no mundo todo, chegou a hora de ver em quais estilos de tattoos as celebridades estão apostando para deixar o visual ainda mais descolado e bonito. Selecionamos aqui algumas das pessoas famosas que possuem os melhores gostos para tatuagens. Confira:

Tatuagem da Camila Coelho

A diva e dona de um dos canais mais famosos de maquiagem no YouTube possui uma única tatuagem, que foi feita em 2016. Segundo ela relatou em um de seus vídeos, a coragem para finalmente tatuar a pele só veio após encontrar a fonte certa para a sua primeira tattoo, o que só foi possível com a ajuda da amiga Di.

tatuagem da Camila Coelho nada mais é que a palavra “Faith” escrita no pulso esquerdo, que significa “Fé”. A musa explicou que o motivo da sua tatuagem se deve ao fato de ela ter muita fé. “Sem fé não chegamos a lugar nenhum”, disse.

Tatuagens de Emma Watson

Na realidade, existe uma série de mitos acerca das tatuagens de Emma Watson, famosa por interpretar a bruxa Hermione na saga Harry Potter. E, por mais que você fique surpresa, a grande verdade é que a beldade não possui nenhuma tatuagem, pelo menos levando em conta que uma tattoo propriamente dita é aquela feita com agulha e tinta na pele, de forma permanente.

Pois é! Por ser uma figura bastante enigmática, muitas notícias que saem na mídia relacionadas à atriz não são verdadeiras, pode acreditar. O fato é que Emma só aposta em tatuagens temporárias, como das de henna e flash tattoos douradas. Se você estiver curiosa, pode ver algumas delas aqui.

Tatuagens de Neymar Jr.

Você já parou para pensar no significado das incontáveis tatuagens do jogador mais pop do Brasil? Acho que o próprio Neymar levaria horas para te explicar o que todas elas simbolizam e, mais que isso, não saberia responder quantas ele já marcou na pele.

Dentre os desenhos, podemos citar tattoos em homenagem à mãe, ao pai, ao filho, à irmã, além de frases que parecem ressaltar a sua trajetória na carreira como jogador, tais como “Abençoado”, “Fé”, “Gigante por Natureza”, “Tudo passa”, entre outras. Se você ficou curiosa para ver as tatuagens de Neymar Jr. e se inspirar no craque brasileiro, é só clicar aqui.

Tatuagem da Ana Paula Ex-BBB

tatuagem da Ana Paula Ex-BBB, a musa que ganhou muitos lovers e haters, ao mesmo tempo, em seu Instagram, por conta das polêmicas em torno de suas crenças místicas. A ex-sister se declara uma bruxa e uma espiritualista universalista, isto é, que acredita em todos os sistemas e entidades de crenças religiosas. Para a musa, não existe uma única religião.

Mas deixando a questão religiosa de lado, o que importa aqui para a gente é o significado da tatuagem da ex-BBB. Pois bem! A bruxinha tem marcada na pele uma tattoo de duas andorinhas, no estilo old school e sem cores. A influencer, que também criou um canal do YouTube, fez a sua tatuagem nas costelas, junto com o seu melhor amigo, que também tatuou o mesmo desenho no mesmo lugar do corpo.

Tatuagem de Jéssica Mueller Ex-BBB

Você sempre teve curiosidade de saber quais são as tatuagens da Jéssica Mueller Ex-BBB, que foi considerada a “princesinha do bem” da temporada do reality de 2018? Pois bem! A musa carrega cinco tattoos, uma mais bonita que a outra. Uma delas é uma estrela no ombro, inspirada na época em que a ex-sister era ginasta, em sua infância; e outra é uma coroa e uma tiara, que ela fez junto com a mãe para homenagear o amor entre as duas.

Além disso, Jéssica também possui uma tatuagem de arraia no pé e um coração no cóccix, o qual o significado nunca foi revelado, de fato, mas apenas mencionado em entrevistas breves da diva.

Tatuagens de Ana Clara Ex-BBB

Se você é fã de tatuagens delicadas, vai amar conhecer as tatuagens da Ana Clara Ex-BBB. A ex-sister, que causou polêmica em sua participação no reality com a família, criticada principalmente por seu relacionamento com o pai dentro do programa, possui duas tatuagens lindas. A primeira é de uma cruz nas costas, que simboliza “fé”; e a segunda é do verbo em inglês “Go”, que em tradução para o português quer dizer “ir”, tatuado no braço esquerdo.

Tatuagens da Paula Ex-BBB

As tatuagens da Paula Ex-BBB são a cara dela! A participante da edição de 2018 do reality show marcou a pele com os princípios que ela acredita e leva como meta de vida, que são representados a partir de frases, palavras e símbolos lindos! A primeira tattoo ela fez quando tinha apenas 15 anos, de uma borboleta na parte de trás do ombro.

Outra tatuagem bastante comentada entre os seguidores da ex-sister é a de flecha nas costas. Fora esses dois desenhos, outras tatuagens da diva que chamam atenção são as frases “Sonhar faz a vida feliz”, tatuada nas costelas, na qual a musa quis fazer referência ao fato de os sonhos moverem as pessoas; “Além do que se vê”, como uma homenagem ao combate a qualquer tipo de preconceito, escrita no ombro. Quer ver outras tatuagens da musa? É só clicar aqui!

Fontes para tatuagem

É claro que, para acertar na sua primeira tatuagem ou nas próximas que irá fazer, pesquisar uma boa fonte para escrever uma palavra ou frase é a melhor maneira de evitar arrependimentos no futuro! Pode até dar trabalho, nós concordamos, mas se você conseguir encontrar o estilo que mais combina com você e com a arte que pretende fazer na sua pele, a sua nova tattoo sairá simplesmente perfeita!

Mas fique tranquila! Nós vamos te ajudar nessa difícil missão. Basta clicar aqui e conferir as 100 melhores fontes para tatuagem para optar por aquela que mais tem a ver com a tatuagem que quer fazer.

Palavras para tatuar

E, além das fontes, se tem outra coisa que traz ainda mais dúvida quando se fala em fazer uma tatuagem é escolher a palavra ideal para tatuar. Elas estão disponíveis em uma infinidade de opções! Por esta razão, se você também ainda está procurando ideias neste sentido, pode clicar aqui e conferir as melhores palavras para tatuar, inclusive em outros idiomas!

Cuidados

Conseguiu escolher o melhor modelos para fazer a sua primeira tatuagem – e as próximas que virão?! Então, chegou a hora de aprender como cuidar da sua nova tattoo para não estragar o visual. Afinal, além da estética, ter uma tatuagem vai muito além da aparência.

O mais importante aqui também é cuidar bem da sua pele após o procedimento, que vão desde a sua saída imediata do estúdio até o restante da vida. Então, vamos lá!

Quais são os cuidados ao acabar de se tatuar?

A beleza da sua nova tattoo e saúde da sua pele ao longo da vida podem fazer toda a diferença se você conseguir cuidar bem da sua tatuagem logo após sair do estúdio. Isso porque, como a tatuagem é basicamente um ferimento na pele, é evidente que você precisará tomar alguns cuidados ao acabar de se tatuar para garantir que ele cicatrize direitinho, mantenha a sua pele longe de infecções e protegida da proliferação de bactérias, que incluem:

  1. Sair do estúdio com um filme plástico para evitar o contato da pele ferida com o ar impuro e cheio de bactérias;
  2. Manter a higiene da pele ferida, lavando a região tatuada rotineiramente com um sabonete líquido neutro ou antisséptico e com a ajuda de uma esponja ou bucha antes de trocar o filme plástico, até que os ferimentos virem “casquinhas”;
  3. Aplicar sempre uma pomada cicatrizante no local para acelerar a cicatrização da pele e evitar que o filme plástico fique “colado” nos ferimentos;
  4. Não puxar as “casquinhas” formadas pela cicatrização dos ferimentos, uma vez que isso pode atrapalhar o processo de recuperação da pele, além de deixar a sua tattoo menos tonalizada (com a cor mais fraca) em algumas partes;
  5. Evitar a exposição solar o máximo que puder para não desbotar a sua tatuagem e sempre aplicar um bom protetor solar para proteger a sua cor e, é claro, a sua pele;
  6. Não tomar banho de mar, pois a água salgada é cheia de bactérias que podem causar inflamações nos ferimentos da pele recém-tatuada;
  7. Evitar também piscinas, rios, cachoeiras e correlatos, uma vez que frequentar esses locais pode deixar a pele molhada e “mole”, o que atrapalha a cicatrização dos ferimentos da tatuagem;
  8. Tomar banhos rápidos pode contribuir para a melhor cicatrização da sua nova tattoo, pelo mesmo motivo dos outros locais com a presença de água citados anteriormente.

Como cuidar bem da tatuagem para sempre?

E se você quer saber quais outros cuidados que você deve ter com a sua tattoo não só depois de sair do estúdio, mas para todo o sempre, basta clicar aqui para conferir 36 dicas preciosas de como cuidar bem da tatuagem.

Veja as curiosidades mais interessantes que você não sabia sobre tatuagens

5 tatuadoras brasileiras para seguir no Instagram

Elas são tatuadas, emponderadas e experts em tatuar! Quem disse que a profissão tatuadora não existia? Existe sim e está muito bem representada, inclusive aqui no Brasil. As 5 tatuadoras brasileiras mais conhecidas na atualidade são: Danee Suave, Gabriela Fune, Nega Hambúrguer, Luiza Fortes e Fernanda Prado. Corre lá no Instagram para conhecer essas poderosas!

Quais são as piores tatuagens do mundo?

Está procurando algo para se distrair e rir um pouco nos dias de tédio? Então, não deixe de conferir o nosso post com as piores tatuagens do mundo. Realismos mal feitos, escolhas estranhas de partes do corpo e desenhos com proporções bizarras estão entre as opções do que você nunca deve fazer na hora de se aventurar na arte de tatuar.

Tatuadores mais famosos do mundo

Seja por seus traços e habilidade com arte ou simplesmente por sua criatividade e talento, eles ganharam o topo da lista quando se fala nos tatuadores mais famosos do mundo. Dentre o Top 12, podemos citar Amil, Kat Von D, Scott Campbell, Paul Booth, Mike Rubendall, Maxime Plescia-Büchi, Nikko Hurtado, Grace Neutral, Luke Wessman, Anil Gupta, Megan Massacre e Aimee Cornwell.

Tatuadores mais famosos do Brasil

E aqui em território nacional? Como será que está a lista dos melhores tatuadores do Brasil? Podemos listar no nosso Top 10 os seguintes artistas mais cotados: Victor Montaghini, Victor Otaviano, Felipe Rodrigues, Rhay Farinna, Rodrigo Tas, Rodrigo Catuaba, Jun Matsui, Veronicka Lazarini, Thaís Valente e Dani Bianco.

5 tatooed girls que fazem sucesso nas redes sociais

Você sabia que existem modelos tatuadas no Instagram que podem te inspirar na hora de apostar na sua primeira tattoo? São as chamadas tattooed girls, que são lindas, famosas e cheias de seguidores. As 5 mais conhecidas são: Yanna Sinner, Rose Mo, Avrora SG, Fanny Maurer e Jenah Yamamoto.

Principais dúvidas sobre tatuagem

Após conhecer mais sobre a arte de tatuar, você já viu que existem técnicas, cores e estilos para todos os gostos e personalidades. Aqui nesse post, você também aprendeu como cuidar bem da sua tatuagem e quais são as maiores curiosidades sobre tattoos, uma mais interessante que a outra.

Agora, para finalizar esse artigo e fechar de chave de ouro todas as dicas que você deve saber antes de fazer a sua primeira tatuagem, chegou a hora de conhecer também as primeiras dúvidas que muitas pessoas têm antes de desenhar a pele. Fique atenta à todas elas para não ter nenhum receio ou medo na hora de marcar um horário e chegar no estúdio pela primeira vez:

Devo fazer tatuagem no frio ou no calor?

Essa é uma dúvida muito recorrente nos estúdios de tatuagem. Afinal, o correto é fazer tatuagem no frio ou no calor? E a resposta é bem fácil e simples! Lembra quando falamos nos parágrafos anteriores que o sol, mar, piscina, entre outros fatores típicos do clima de calor, podem desbotar e dificultar a cicatrização da sua tattoo?

Pois é! É por esta razão que muitos profissionais tatuadores recomendam que você opte por tatuar a pele sempre nas temporadas mais frias do ano, uma vez que nestes períodos fica mais fácil evitar tudo isso. Por outro lado, é nos dias mais frios que costumamos tomar banhos mais demorados e quentes, o que também pode prejudicar a beleza da sua tatuagem e prejudicar a cicatrização dos ferimentos da região tatuada. Portanto, vale a pena colocar todas essas questões na balança para, só então, decidir o melhor período para fazer a sua primeira tattoo – e as demais também, é claro.

Quem tem tatuagem pode doar sangue?

Outra dúvida que muitas pessoas têm é se quem tem tatuagem pode doar sangue ou não. E muito desse questionamento se deve ao preconceito que ainda existe em torno das pessoas tatuadas, infelizmente. Mas o fato é que quem tem tattoo pode SIM doar sangue. Porém, a única restrição neste sentido é em relação ao período necessário que se deve aguardar entre o término da tatuagem e o momento de doar sangue.

Além disso, esse mito se deve ao fato de as pessoas confundirem a proibição de doar sangue em relação aos piercings. Pessoas que usam piercings não podem doar sangue de maneira definitiva, enquanto ainda estiverem com a joia no corpo.

Tatuagem causa hepatite?

Não necessariamente. Esse é outro mito que circunda a arte de tatuar, devido ao tabu que ainda existe em torno das tatuagens – ainda que menos atualmente. A tatuagem em si não causa hepatite. O que pode acarretar a doença é tatuar-se com uma agulha ou tinta contaminados, já que se trata de um vírus transmissível por contato sanguíneo.

Por isso, não é válido dizer que quem tem tatuagem tem hepatite. Neste caso, associar uma tattoo à hepatite só vale a pena se a ideia for alertar para que as pessoas prestem atenção a alguns detalhes do estúdio e do tatuador antes de se aventurar na arte.

Fazer tatuagem é pecado?

Essa é uma das dúvidas mais comuns e pode acabar afastando o sonho das pessoas que desejam fazer uma tattoo algum dia, especialmente se estas forem religiosas ou apegadas aos conceitos cristãos. Afinal, fazer tatuagem é considerado pecado ou não? Tudo vai depender da sua crença e da interpretação que você faz da Bíblia.

No livro sagrado seguido pela comunidade cristã, há uma passagem no livro de Levítico, capítulo 19, versículo 28 que diz o seguinte: “Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor”. Você pode ler a citação completa aqui.

Porém, em algumas traduções da Bíblia, é possível ver a palavra “tatuagem” sendo utilizada no lugar de “marca”, como você leu neste trecho, o que é um ato equivocado, uma vez que no contexto da época em que a Bíblia foi escrita a palavra “tatuagem” ainda não existia.

Além disso, essa citação em específico foi escrita no período em que Moisés levava o povo judeu resgatado da escravidão no Egito para a chamada Terra Prometida, servindo como uma das orientações passadas a Moisés por Deus – e que deveriam ser passadas aos judeus – para que Ele pudesse diferenciar os seus seguidores dos pagãos, estes que, por sua vez, tinham o hábito de homenagear os seus mortos com marcas na pele.

Portanto, podemos dizer que esse trecho da Bíblia faz referência a uma postura específica daquela época, e não a um princípio moral que possa ser aplicado nos dias de hoje.

Por outro lado, existe uma outra passagem do Segundo Testamento do livro sagrado, desta vez, no livro de Coríntios 1, capítulo 6, versículos 19 e 20, na qual o apóstolo Paulo diz: “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus”.

Apesar de não citar diretamente a tatuagem, algumas pessoas interpretam esse trecho bíblico como uma proibição da arte, na qual é possível dizer que o corpo que habitamos não pertence a nós, mas sim, a Deus e, por isso, não é correto realizar qualquer tipo de intervenção nele, tais como colocar brincos, tatuagens ou piercings. No entanto, neste sentido, cabe a interpretação e crença de cada cristão.

Mas, levando em conta outro ponto de vista, mesmo se ele referisse diretamente ao ato de se tatuar, pense comigo: “Já que o corpo é, na realidade, uma propriedade do Senhor, ao enfeitá-lo não estaríamos agradando a Deus?”. É uma forma de se pensar também, concorda?

Para finalizar, no mesmo livro de Coríntios (na Carta de Paulo), é possível ler uma passagem que pode tirar ainda mais a sua dúvida se fazer tatuagem é pecado ou não. Ele diz o seguinte: “Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém. Tudo me é lícito, mas nem tudo me edifica”. Isto é, é necessário usar o bom senso. Se você é cristã e tem vontade de tatuar o corpo, isso não é proibido, desde que você não exagere.

É possível remover tatuagem?

Vamos supor que você finalmente decidiu fazer a sua primeira tatuagem – ou mais uma para chamar de xodó – e acabou se arrependendo depois (provavelmente, por não ter seguido nenhuma das dicas que mostramos nesse post). Pode ficar tranquila! Para a sua sorte, é possível sim remover uma tatuagem depois de ver um resultado nada agradável na frente do espelho e fazer de tudo para esconder a arte da galera.

No entanto, o procedimento é feito a laser e pode ser muito mais doloroso que o próprio processo de fazer uma tatuagem, além de custar bem caro e levar tempo e várias sessões para conseguir apagar o desenho, símbolo, palavra ou letra da pele. E se você já ficou assustada, ainda tem mais um motivo para te convencer a pensar muitas vezes – muitas mesmo – antes de escolher a sua tattoo para não se arrepender posteriormente: mesmo depois de removida, a tatuagem pode deixar cicatrizes horríveis na derma.

Para se ter uma ideia do quanto a remoção de uma tatuagem pode ser difícil, quanto mais clara for a arte, mais complicado será de remover o desenho da pele. Então, já é de se imaginar que cores como o preto, azul e verde podem ser mais fáceis de eliminar, enquanto tonalidades como o amarelo e o branco, por exemplo, que são mais claras, podem dar o maior trabalho neste sentido.

Ficou desesperada? Nós entendemos! É por esta razão que frisamos a importância de refletir com carinho antes de fazer uma tattoo. Por outro lado, existem outras alternativas menos doloridas, caras e, às vezes, até mais rápidas de resolver o problema, caso você se arrependa de ter feito uma tatuagem. Se ela for pequena, um truque que muitas pessoas usam é o de cobrir o desenho, frase, palavra ou símbolo com outra tattoo maior. Quem sabe não pode te ajudar no seu caso? Fica a dica!

Conclusão

Aqui nesse post, você aprendeu de forma detalhada tudo o que precisa saber antes de fazer a sua primeira tatuagem.

Depois de ler todas essas informações, com dicas de técnicas, cuidados, tattoos mais populares, novidades entre os famosos, curiosidades do universo de tatuagem e conhecer quais são as principais dúvidas de quem tem vontade de apostar em uma tattoo, espero que você tenha entendido que é preciso pesquisar e procurar estar sempre informada sobre o assunto antes de sair correndo para fazer a sua primeira arte no corpo.

Pense com cuidado! Afinal, marcar a pele é algo importante, não só em relação à estética, mas também em termos de saúde. Agir com responsabilidade e inteligência ao decidir fazer uma tattoo é um ato de amor consigo mesma, porque vai te deixar muito mais bonita, mas sem colocar em risco a sua saúde e autoestima.

E lembre-se que fazer uma tatuagem dói bem menos que tentar tirá-la do corpo depois. Fica a dica!

E aí? Gostou do artigo? Então, compartilhe nas suas redes sociais!

Sobre o autor

Raiane

/* ]]> */