Decoração

Dicas de como criar a melhor horta suspensa

Horta suspensa deixou de ser apenas uma necessidade de quem ama plantas e virou até moda. A verdade é que ela pode ser benéfica para o ambiente, servir como objeto de decoração e ainda se tornar uma aliada incrível para deixar suas receitas ainda mais gostosas.

Curiosa? Segue com a gente que vamos falar tudo sobre as maravilhas da horta suspensa e dar dicas sobre como criar e tornar a sua impecável!

A praticidade da horta suspensa

Planta deixou de ser sinônimo apenas de lugares amplos, abertos e no interior. Se você mora em uma cidade movimentada, tem pouco tempo e pouco espaço, também pode ter as suas.

Pode parecer difícil ter uma horta em um apartamento de 40m² no meio de uma metrópole, mas não é. Aliás, além de servir como lindíssimos objetos de decoração, a implementação de uma horta suspensa na sua casa pode melhorar significativamente a qualidade do ar na sua casa.

Veja também – Telhado verde (cobertura verde): saiba como funciona!

Se aderir ao hábito de cuidar um pouquinho das suas plantinhas todos os dias, também poderá ter outros benefícios, como consumir alimentos frescos e completamente livres de agrotóxicos.

Como dá pra ver, ter a sua própria horta suspensa só traz benefícios e é bem mais fácil criar e fazer a manutenção da sua do que pode parecer à primeira vista.

Como fazer a sua própria horta suspensa

Inicialmente é preciso escolher o lugar onde sua nova horta suspensa vai ficar. Preferencialmente, busque uma área onde bata sol durante o dia e suas plantas fiquem protegidas de intempéries, como chuvas mais fortes.

Outro passo importante é procurar modelos de projetos que combinem com o seu espaço. Há inúmeros tipos de hortas verticais e suspensas, usando todo o tipo de material. Escolha aquelas que mais se adequem ao seu espaço.

Veja também – Dicas para fazer uma horta em casa

Se a recepção de luz for difícil, pesquise sobre plantas que podem ser criadas sob luz artificial e quais são as lâmpadas e cores necessárias para que ela cresça bem e saudável.

Os materiais utilizados podem variar muito de acordo com a sua escolha de decoração. Vasos podem ser feitos de plástico, barro, adaptados em garrafas pet, louça, e até cano de pvc. Os suportes também podem ser de todos os tipos, como pallets (de madeira tratada ou plástico), grades, correntes, canos, cordas, prateleiras… tudo depende do design escolhido e de como será possível montar a sua própria horta suspensa no espaço que você tem disponível.

Se você ainda não conhece plantas muito bem, outra dica que pode ser preciosa é a identificação das plantas. Opte você por comprar um vaso com plantas já maiores ou prefira plantar sementes e cuidar delas desde o início, tente identificar cada vaso. Isso ajudará você a aprender e reconhecer melhor sua horta suspensa conforme ela for crescendo. É uma ótima forma de se educar e ainda decorar suas plantas com criatividade.

Cuidar de plantas é muito difícil?

Se você conhecer um pouquinho sobre as plantas escolhidas antes de plantar, pode ser muito simples. Hoje é fácil encontrar na internet informações variadas sobre cada uma. Por isso, não dispense esse passo de pesquisa e se comprometa apenas que cabem no seu tempo ou disposição.

No caso da irrigação, ainda há alternativas para aqueles que são mais esquecidos ou que não tem muito tempo disponível. O sistema de gotejamento, por exemplo, tem diversos tutoriais na internet. Vasos auto irrigáveis também já são realidade e facilmente encontrados à venda.

Veja também – Como plantar flores em casa: dicas para ter um belo jardim

Plantas precisam de luz, irrigação e nutrientes. A escolha da terra onde elas serão plantadas também é um diferencial. Busque materiais com substratos naturais de boa qualidade, que você pode encontrar em qualquer loja de jardinagem. Existem também vitaminas e outros tipos de compostos orgânicos que você encontra nesses lugares que ajudarão suas plantas a ficarem mais bonitas.

Como a horta suspensa pode oferecer algumas áreas de acesso mais difícil, mantenha as plantas que precisam menos de água e mais de luz neles. Assim, você facilitará a manutenção das outras.

Por ser um ambiente que pode ser facilmente controlado, você pode criar quase qualquer planta em uma horta vertical ou suspensa. Só deve ficar atenta às necessidades especiais de cada uma.

Modelos para você se inspirar

Selecionamos alguns dos modelos mais lindos que encontramos no instagram para você se inspirar ao fazer sua própria horta!

Essa hortinha super discreta é mantida em um armário de cozinha, se confundindo com os utensílios e como parte da decoração. Ela fica bem perto da área onde entra a luz do sol, para que as plantas recebam a iluminação necessária.

Ferro, madeira e cinza. Foram os elementos escolhidos quando projetamos essa parte da cozinha. Com um repertório de temperos bem vasto, a cliente, que é nutricionista, queria facilidade em encontrar os infinitos temperos 😊, por isso fizemos o uso de prateleiras de perfil metálico, um estilo industrial, onde tudo ficou a mostra de uma maneira moderna e sofisticada. . Além disso, uma horta foi exigência dela :). Incluímos próximo à iluminação natural em cachepô de madeira, onde o vaso com a horta pode ser retirado com facilidade. . Amei o resultado e super me identifiquei com o estilo! Na verdade, quero essa cozinha! 😜😜😜 #cozinhadecorada #cozinhaplanejada #cozinhabrasil #cozinhaindustrial #cozinhando #hortaemcasa #horta #hortaemapartamento #hortasuspensa #prateleiras #temperos #madeira #madeiraeferro #decoration #decoracaobrasilia #decoracao #arquiteturadeinteriores

A post shared by Tatiana Perides (@tatianaperides) on

Aqui, vemos uma horta super charmosa, feita com cordas, madeira e vasos de barro. Neste modelo, o aspecto discretamente rústico deixa seu ambiente ainda mais bonito. Além do mais, ela pode ser pendurada em qualquer lugar: desde um corredor, até a parede da sua área de serviço.

O mesmo acontece com essa horta adaptada com cordas finas e a parte superior de garrafas pet. A decoração fica linda!

Alface, rúcula e outros tipos de folhas podem exigir vasos um pouco maiores. Mas eles também podem ser decorativos, ainda mais com folhas tão bonitas.

Calhas (encontradas em lojas de material para construção) e canos de PVC podem servir tanto como suporte, como vaso.

Mesmo nas cozinhas mais modernas uma horta vertical pode ficar linda! Ela combina e contrasta ao mesmo tempo com a decoração, deixando o ambiente ainda mais aconchegante.

Outra alternativa com garrafas pet, mas em outra perspectiva. O melhor desse tipo de decoração é que, ao mesmo tempo, você pode contribuir com o meio ambiente.

Gradeados simples, como os usados em lojas, podem sustentar vasos com ganchos. Eles são ótimos porque permitem um pouco mais de mobilidade na disposição das plantas.

Mesmo em um corredor estreito suas plantas podem ficar lindas e, de quebra, fornecer uma vista muito mais interessante que a de um muro vazio.

Aqui, podemos ver uma dica que demos anteriormente: a de identificar suas plantinhas. Além de ajudar no seu aprendizado, fica um charme!

E olha essa decoração com molduras e correntes! Fica super delicado e faz o uso das plantas como decoração ainda mais bonito.

Considerações finais

É essencial que você pesquise bastante antes de escolher que plantas usar, afinal, algumas necessitam de cuidados especiais.

Porém, esse é um empecilho mínimo quando pensamos em todas as vantagens que a horta suspensa pode trazer. E aí, já começou a pensar na sua?

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */