Beleza Pele

Dicas para clarear a pele de axilas, virilhas e cotovelos!

Algumas regiões do corpo estão mais sujeitas a um escurecimento com o passar do tempo, e clarear a pele de axilas, virilhas e cotovelos é o desejo da maioria das mulheres.

Essas manchas ou o tom mais escuro da pele destas regiões incomodam, pois passam a impressão de sujeira ou depilação mal feita e podem impactar na beleza e autoestima da mulher.

Se você sofre deste problema, leia este post e entenda como essas manchas escuras aparecem e quais as melhores formas de clarear a pele de axilas, virilhas e cotovelos. Confira!

Porque a pele de algumas regiões do corpo escurece?

Axilas, virilhas e cotovelos são áreas do corpo que costumam sofrer um escurecimento no tom da pele.

Isso acontece porque são áreas mais ressecadas ou muito sensíveis, susceptíveis a irritações como a depilação ou o atrito constante com as roupas.

Além disso, outros fatores podem contribuir para o escurecimento da pele: exposição solar, alterações hormonais e até hereditariedade.

Alergias, assaduras e outras irritações causadas por lâminas ou cremes depilatórios também ocasionam essas manchas na pele, que lesionada, reage produzindo e acumulando melanina, aumentando a pigmentação nestas regiões.



Clarear a pele com cremes esfoliantes

dicas-esfoliar-pele-corpo-rosto-13838

Uma das soluções para clarear a pele de axilas, virilhas e cotovelos são os tratamentos feitos com cremes esfoliantes que contém em sua fórmula ácido glicólico, retinol, entre outras enzimas e ácidos.

Os esfoliantes restauram a pele através da sua descamação, removendo as camadas com manchas e promovendo a renovação celular do tecido.

São cremes suaves, de uso diário, que devem ser aplicados a noite. Caso a área tratada fique exposta ao sol durante o dia, é necessário utilizar filtro solar, ou poderá piorar ainda mais o problema.

Os cremes e pomadas clareadoras

Os cremes clareadores são mais usados em manchas faciais, mas podem funcionar para clarear a pele de axilas, virilhas e cotovelos.

Eles possuem em sua composição hidroquinona a 2% e ácido kójico. Sua atuação é mais rápida, porém possuem um alto potencial de irritabilidade da pele, portanto só devem ser utilizados com prescrição médica.

Especificamente para axilas e virilhas, que são áreas muito sensíveis do corpo, o uso de cremes clareadores deve ser feito com muito cuidado.

Eles são poderosos despigmentantes e podem irritar a pele, estimulando a produção de melanina, piorando o quadro de escurecimento destas regiões, além de agredir a pele e trazer manchas e outros problemas dermatológicos irreversíveis.

Receitas caseiras para clarear a pele de axilas, virilhas e cotovelos

como-clarear-axila-e-virilha--3-640-427

Além dos cremes esfoliantes e clareadores, outra dica para clarear a pele de axilas, virilhas e cotovelos são as receitas caseiras, que se aplicadas da forma correta e com os devidos cuidados, pode trazer resultados significativos.

  • Bicarbonato e leite de rosas: misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e uma colher de chá da loção facial leite de rosas até formar uma pasta homogênea. Passe nas regiões em que se quer clarear, deixe agir por 30 minutos e enxágue com água morna;
  • Suco de limão: o sumo do limão é uma solução clareadora muito conhecida e eficiente, mas também pode causar estragos. Nunca se exponha ao sol ao aplica-lo, pois ele pode causar manchas sérias na pele. Passe o suco do limão nas áreas escurecidas com um algodão, deixe agir por 15 minutos e enxágue abundantemente. Se aplicado diariamente, os resultados aparecem com cerca de quatro semanas;
  • Aveia e leite: a aveia, quando misturada aos aminoácidos do leite, pode clarear a pele. Misture uma colher de sopa de aveia com 75 ml de leite, passe na pele escurecida massageando de forma circular, deixe agir por 30 minutos e enxágue em seguida. Pode ser aplicado diariamente;
  • Argila branca: pouca gente sabe, mas a argila branca é um excelente adstringente e clareador. Misture uma colher de sopa de argila branca com duas de água e três gotas de óleo essencial da sua preferência. Aplique na pele, espere endurecer e depois lave com água morna.

Agora, se você quer solucionar de vez o problema, tratamentos estéticos como o clareamento a laser e a fototerapia são os mais indicados.

Também é importante adotar algumas medidas para evitar o escurecimento da pele ou a piora das manchas, dando preferência à depilação a laser ou cera, mantendo a pele hidratada e utilizando sempre filtro solar.

Vale ressaltar que quem sofre desse problema e quer clarear a pele de axilas, virilhas e cotovelos, deve procurar um dermatologista para que ele possa avaliar a gravidade do problema e indicar a melhor solução, afinal, nenhum tratamento cosmético deve ser realizado sem a recomendação de um profissional.

O que você usa para clarear a pele de axilas, virilhas e cotovelos? Compartilhe!

Veja também:

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Juliana Mitsuda

/* ]]> */