Decoração

Dicas para fazer uma horta em casa

Ter ao alcance da mão vegetais fresquinhos e sem agrotóxicos é um dos ingredientes da saúde e qualidade de vida. Então, veja como preparar um cantinho todo especial, uma horta caseira:

Use vasos retangulares, nem muito rasos, nem muito profundos.

vasos-retangulares-de-madeira

Saiba que certas plantinhas ficam bem quando postas com outras no mesmo recipiente. Manjericão, pimenta, salsinha e orégano são algumas delas. Hortelã e trigo precisam crescer sozinhas, pois criam ramos.

Veja também – Como plantar flores em casa: dicas para ter um belo jardim

Vasos de terracota são porosos e, por isso, indicados para o cultivo de tomatinhos e outros legumes. Tudo porque permitem melhor evaporação de água, evitando o encharcamento.

vaso-de-terracota-colorido



Já os vasos de plástico são bem fechados, retêm a umidade e o calor, sendo recomendados para plantar temperos como o manjericão.

O preparo do solo faz toda a diferença na mini plantação. Misture metade de terra e metade de húmus de minhoca ou outro composto orgânico. Isso faz o solo ficar mais “vitaminado” para receber os vegetais.

Lembre-se de colocar pedras ou cacos de cerâmica no fundo dos vasos para facilitar o escoamento de água.

Veja também – Como plantar e como consumir capuchinha

Decida, antes de qualquer coisa, se vai comprar mudinhas e replantá-las ou adquirir as sementes e começar o processo do zero. No caso das sementes, se elas forem orgânicas, melhor ainda!

E saiba que o crescimento da horta é uma questão de tempo, paciência e técnica. Geralmente, as sementes trazem instruções de plantio em sua embalagem, além da indicação de espaçamento que cada muda precisará.

Mas eu já adianto: nada de colocá-las muito no fundo do vaso, pois elas podem ter dificuldade de chegar à superfície e acabar morrendo.

Uma das dicas para fazer uma horta em casa é começar com ervas e temperos, que dão aroma e sabor aos pratos e podem ser retirados em poucas quantidades, ou seja, sem matar a plantinha. Aposte no orégano, manjericão, tomilho e hortelã.

Se você quer ir além, alface, beterraba, tomate-cereja, ervas aromáticas, rúcula e couve-manteiga são algumas sugestões interessantes para ter em casa. No caso da planta estilo trepadeira, será necessário um suporte.

A horta doméstica precisará de sol, nem que seja por algumas horas. Então, se a sua casa é mais escura, procure deixar os vasinhos perto das janelas.

Forneça água diariamente. Só não vale regar demais – o que pode ser tão ruim quanto deixar as ervas e verduras morrerem de sede.

regar-horta

Um truque para saber se a planta precisa ou não de água é colocar o dedo na terra. Se ela estiver úmida e grudando, ok, não precisa regar mais. Agora, se o “dedômetro” mostrar uma terra seca, é hora de molhar as verdinhas. Faça o teste de manhã ou no final da tarde.

Mais dicas para ter uma horta em casa

Não é raro surgirem graminhas e matinhos junto das plantas. São as chamadas espécies espontâneas. Esqueça o termo “ervas daninhas”, que não é usado na agroecologia. E se as agregadas não estivem crescendo muito ou prejudicando o seu cultivo de comestíveis, deixe-as lá.

Mas, quando as plantas são invadidas por pragas, é claro que é hora de tomar certas providências – que não incluem uso de veneno. O Neem é uma dica de repelente natural que costuma funcionar bem, combatendo mais 400 pragas.

O Neem conta com embalagem própria para borrifar o produto, é biodegradável e superindicado para aplicação em hortas orgânicas. Melhor impossível!

neem-repelente

Também é viável produzir algumas receitas caseiras contra pragas. Para formigas, por exemplo, misture 10 gramas de sabão de coco em pó, 5 cm de fumo de corda picado e 1 litro de água. Deixe a mistura repousar por um dia, coe para tirar os resíduos de fumo e pronto! Pode pulverizar sua pequena plantação doméstica.

Então, está esperando o que para colocar a mão na massa, ou melhor, na terra agora mesmo?

Boa sorte e até breve!

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Fatima

/* ]]> */