Maternidade Turismo

10 dicas para viajar com crianças

Dicas para viajar com crianças

Viajar sozinho é fácil, mas quando essa viagem envolve toda a família, a história muda de figura. A seguir você pode conferir as nossas dicas para viajar com crianças que vão te ajudar muito nessa aventura. Afinal, o que importa mesmo é a diversão sem preocupação.

Dizer que levar criança para viajar não dá trabalho é mentira, dá trabalho sim! Mas além desse trabalho árduo, dá também muito prazer e satisfação de ver a criançada brincando e se divertindo.

Se você conseguir fazer um bom planejamento, a sua viagem vai acontecer sem nenhum tipo de problema.

A seguir você vai conhecer 10 dicas para viajar com crianças que vai te ajudar muito nesse momento. Aproveite e boa leitura.

Conheça 10 dicas para viajar com crianças

1 – Não compre passagem sem pesquisar

Antes de você sair comprando qualquer passagem, faça uma pesquisa detalhada sobre o local que você quer ir conhecer, quais passeios são oferecidos, acomodação e principalmente se é acolhedor para crianças, ou seja, se tem locais para recreação por exemplo.

Uma das dicas para viajar com crianças, principalmente se a viagem for internacional, é que vocês façam no período da noite, pois elas sentirão sono e acabarão dormindo, ficando menos irritada.

Dicas para viajar com crianças

2 – Verifique a idade mínima de embarque

Se você marcou uma viagem de avião, será necessário prestar bastante atenção sobre algumas questões muito importantes que algumas companhias aéreas exigem do passageiro.



Bebês e crianças só podem embarcar acompanhados de seus responsáveis e que tenham no mínimo 7 dias de vida. Os especialistas e médicos recomendam no mínimo 2 meses, pois a criança está com a imunidade baixa e a pressão da aeronave pode deixar o bebê completamente incomodado.

O ideal mesmo é que esse bebê só embarque em uma aeronave depois de tomar as doses de vacinas obrigatória.

3 – É preciso comprar a passagem?

Para àqueles que vão viajar de avião, seria interessante verificar na própria companhia aérea se a criança deve pagar pela passagem. Crianças com idade de até 2 anos não pagam em algumas companhias por exemplo.

Um detalhe importante que é preciso estar atento, é que as crianças não tem poltronas especiais, ou seja, viajam o tempo todo no colo do pai ou da mãe.

4 – Tenha todos os documentos na mão

Essa nem deveria ser uma das dicas para viajar com crianças, pois os pais já deveriam saber que ter os documentos das crianças nas mãos é uma coisa obrigatória.

Independe da idade que elas tenham e se vão viajar com os pais. Ter os documentos é uma questão obrigatória.

Por isso, deixe eles separados de uma maneira que seja fácil apresenta-los quando forem solicitados. Assim evita os episódios de dor de cabeça.

5 – Que tal respeitar os limites da criança?

Essa viagem não é só sua! Sabendo disso, é importante que você leve em consideração as vontades da criança e principalmente seus limites.

Então essa é uma das dicas para viajar com crianças que deve ser levada a sério. Existem alguns episódios em que os pais abusam e acabam machucando essa criança, pois não respeitam as suas limitações, montando roteiros muitas vezes que servem muito mais para o adulto do que para a criança.

6 – Capriche no roteiro

Durante a sua viagem é fundamental que você monte um roteiro, onde existam atividades tanto para adultos quando para crianças.

Foi para algum país conhecer algum monumento histórico, conheça e depois busque alguma atividade para os pequenos, assim eles respeitam o seu momento porque sabem que terão os deles.

Uma das nossas dicas para viajar com crianças para outro país ou cidade é incluir atividades ao ar livre para que eles possam gastar toda a energia física, pois ficar dentro de um quarto de hotel o tempo todo, ninguém merece.

Dicas para viajar com crianças

7 – Leve alguma comidinha

Se você for viajar de avião com criança é preciso ficar atento, pois algumas companhias aéreas não oferecem papinhas e refeições voltadas para as crianças. Para ganhar esse tipo de alimentação é necessário entrar em contato com o SAC da companhia aérea.

Caso a sua viagem seja de carro, ter umas papinhas a mão para o bebê ou salgadinhos quando for criança é o mais indicado.

Uma das dicas para viajar com crianças é que os pais verifiquem se há opções de refeições para as crianças de acordo com o paladar delas.

Por exemplo, se a sua viagem for para o México, a tendência da comida ser apimentada é gigantesca, será que as crianças gostam? Pense nisso!

8 – Cuidado com o excesso de bagagens

Essa é uma das questões que mais incomodam não é verdade? Mas acredite, será preciso dar uma segurada na hora de arrumar as malas, caso contrário terá dores de cabeça com excesso de gastos.

Nos voos domésticos a ANAC libera uma quantidade de até 23 quilos de bagagem, isso inclui acessórios e carrinhos. Nos voos internacionais esse número pode aumentar. Não pague pelo excesso, fique de olho!

9 – Não esqueça dos brinquedos

Os brinquedos são excelentes acessórios para manter as crianças entretidas e com isso não atrapalhar a viagem.

Tente montar um kit dos brinquedos que ela mais gosta, assim ela não vai estranhar tanto assim o momento da viagem. Tablets e brinquedos pequenos são ótimos, pois não pesam e possibilita que elas o mantenham por perto.

Se for viajar de avião uma das dicas para viajar com crianças é pergunte para o representante da companhia se existe algum kit de entretenimento para crianças, a maioria possui um kit de pintura.

10 – Faça uma lista completa e verifique se está em ordem

As listas são excelentes para você verificar se está tudo dentro do que você planejou. Imagina, você precisa estar com os documentos em mãos, carregador de celular, mamadeira quando for o caso, passaporte se for viajar de avião. São muitos itens.

As listas são excelentes para manter tudo em ordem.

Por exemplo, monte uma lista com os itens que devem estar dentro da mala do nenê, veja abaixo:

  • 1 ou mais mamadeiras;
  • Copo infantil para beber água ou suco;
  • Papinhas de frutas e leite em pó;
  • Panos, papéis de limpeza ou lenços umedecidos;
  • Chupetas;
  • Fraldas;
  • Travesseirinhos para dormir;
  • Roupas de frio ou cobertor;
  • Medicamentos básicos para febre, dor e cólicas por exemplo.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */