Emagrecimento

Dieta ortomolecular: O que é? Funciona? Tem riscos?

Manter o corpo saudável nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente para quem já cometeu alguns excessos contra ele. Alimentar-se mal, não dormir, consumir bebidas alcoólicas são apenas alguns dos desequilíbrios que o leva a adoecer. A dieta ortomolecular é uma dieta completamente diferente de tudo o que você já viu. Experimente os benefícios que ela traz para o corpo!

A corrida desenfreada pelo consumo excessivo das pessoas, faz com que a cada dia novos produtos sejam lançados ao mercado.

Só de dietas milagrosas nós podemos citar dezenas que já existiram, mas será que elas realmente funcionaram ou funcionam até hoje?

Com uma visão e um método completamente diferente de tudo o que já existiu no mercado, a dieta ortomolecular trata o indivíduo corrigindo todas as deficiências e excessos de minerais, vitaminas, aminoácidos essenciais e gorduras.

Artistas famosos fazem uso dessa dieta há muito tempo e conseguem manter a saúde do corpo graças a ela.

Afinal de contas, o que é a dieta ortomolecular?

A dieta ortomolecular é uma dieta que visa principalmente manter o equilíbrio dos elementos bioquímicos dentro do nosso organismo.

Esse equilíbrio se dá principalmente com o consumo de oligoelementos, aminoácidos e vitaminas.



São os radicais livres os principais responsáveis pelo estresse oxidativo. Quanto mais estresse, mais rápido as células envelhecem. Com esse envelhecimento o aparecimento de diversas doenças aumentam.

Para diagnosticar as deficiências e os excessos de nutriente será necessário a realização de diferentes exames como o de sangue, urina e até do fio de cabelo. Através desses exames o profissional consegue receitar com total segurança qual o tipo de suplemento o paciente precisa ingerir.

A cada dia esse tipo de dieta ganha novos adeptos justamente por ser menos agressiva.

Ao contrário de todos os tipos de dietas que existem, com essa o paciente não passa fome.

Muitos pacientes que começam a fazer a dieta ortomolecular relatam uma perda de peso considerável. Segundo observações é possível perder até 1 kg por semana.

Essa perda de peso natural se dá principalmente pelo equilíbrio de todos os componentes químicos do organismo e também pelo alto consumo de uma alimentação mais equilibrada.

Seguir esse tipo de dieta não combina com o consumo de alimentos industrializados, pois esses de acordo com esse tipo de medicina são totalmente pobres em nutrientes.

Prepare-se para colocar a mão na massa e cozinhar seus próprios alimentos.

Como funciona a dieta ortomolecular?

A dieta ortomolecular é uma dieta que se baseia principalmente na ingestão de nutrientes importantes para o corpo de maneira adequada e sem excessos, esses inclusive são readequados a alimentação.

Através de exames específicos, o profissional consegue descobrir quais são os elementos bioquímicos que estão em maior concentração no organismo e quais que estão deficientes.

Essa adequação de vitaminas e minerais pode ser feita através da alimentação convencional e por meio de suplementos específicos.

Muitas pessoas inclusive relatam que perderam peso de maneira saudável ao seguirem esse tipo de dieta. Isso acontece, porque os alimentos considerados industrializados devem ser banidos do cardápio.

A pessoa quando segue essa maneira de se alimentar, reaprende a cozinhar, abandonando aos poucos os alimentos ultraprocessados. Esses são muito ricos em gorduras saturadas, açúcar e sal.

Lembre-se para você fortalecer o seu sistema imunológico é importante se alimentar de maneira adequada.

A dieta ortomolecular funciona? Quais os benefícios?

Todas as dietas seja para o que for, só farão efeito quando a pessoa seguir todas as recomendações do especialista.

Muitas pessoas relataram que a dieta ortomolecular foi muito eficaz no tratamento de diversos desconfortos do organismo, sejam causados por doenças ou maus hábitos.

É importante que a pessoa tenha consciência que tudo depende dela.

Transformar os hábitos ruins em saudáveis não é uma tarefa muito fácil, porém não é impossível.

Seguir essa dieta traz diversos benefícios para o corpo. Conheça alguns deles:

  • Ajuda a controlar os níveis de açúcar e colesterol no sangue;
  • Combate os radicais livres absorvidos;
  • Ajuda na circulação sanguínea;
  • Melhora a visão;
  • Melhora das articulações e dos vasos sanguíneos;
  • Aumento do vigor e da vitalidade.

Existe algum risco em seguir essa dieta ortomolecular?

A dieta ortomolecular ainda divide as opiniões de muitos especialistas. Alguns são a favor desse tipo de dieta, enquanto outros são totalmente contra.

Quem é contra afirma que esse tipo de dieta não é tão natural assim como muitos afirmam, pois ela utiliza diversos suplementos nutricionais.

Apesar dessa polêmica e alguns contras, esse tipo de dieta não costuma ter contraindicações, pois ela se utiliza principalmente de alimentos naturais.

Os suplementos receitados também não exercem influências negativas no corpo, pois eles são dados exclusivamente para suprirem as necessidades de vitaminas e minerais do organismo.

Pessoas que tenham doenças comuns como cálculos renais, diabetes e pressão alta não relataram problemas ao seguirem esse tipo de dieta.

Logicamente, que você deverá procurar um especialista caso sinta algum desconforto.

Nunca se automedique, procure um médico especialista para te dar a receita adequada.

Por que se usa suplementos nessa dieta?

Quando o corpo precisa de doses muito elevadas de determinados nutrientes, a suplementação é necessária, pois só através da alimentação não será possível suprir.

Existem pessoas que ficam um pouco receosas ao fazerem uso de suplementos, pensando que eles irão prejudicar o corpo.

Deixe de pensar desse jeito!

Os suplementos são altamente benéficos e eles não vão trazer desconfortos como doenças ou outro mal para o organismo.

A suplementação administrada de forma correta por um profissional altamente gabaritado tem a função apenas de frear as ações negativas que os radicais livres provocam.

Os radicais livres tem ações totalmente maléficas para o organismo, a principal delas e que pode inclusive levar um indivíduo a morte, está na concentração elevada de colesterol nas veias e artérias.

Seguir uma dieta saudável é muito benéfico para o corpo, pois dificulta o surgimento de doenças complexas. Não espere pagar para ver, comece agora mesmo a sua dieta e contribua para que o seu corpo se mantenha saudável e longe dos radicai livres.

Tome cuidado com a elaboração do seu cardápio, pois um alimento consumido de maneira incorreta vai acaba favorecendo os desconfortos e o surgimento de doença

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */