Emagrecimento Nutrição

Dieta pós-carnaval: dicas para recuperar o fôlego e a forma

Dieta pós-carnaval

Depois dos excessos da folia, é hora de retomar o regime, voltar à vida normal, inclusive no que diz respeito à disposição para o dia a dia. Veja agora dicas para turbinar sua dieta pós-carnaval.

E nada melhor para começar o processo do que uma desintoxicação do organismo. Afinal, o que não falta é bebida alcoólica e comida rápida repleta de gordura ao longo dos dias animados de festança.

Então, para fazer aquela faxina interna, capriche na ingestão de água e frutas como melancia e melão. As ricas em fibras também são aconselhadas nesta fase, pois auxiliam na limpeza das toxinas. É o caso do mamão.

A água é um excelente aliado na desintoxicação. Além de hidratar, ela lava o corpo, literalmente, de dentro para fora, eliminando impurezas, diluindo poluentes, ajudando no funcionamento dos rins e na digestão.

Complete seu detox com água de coco se você enfrentou sol forte. Já as folhas verdes ajudam repor os elementos essenciais ao funcionamento dos órgãos.

Esqueça as dietas loucas e restritivas para retomar sua rotina fit. A melhor estratégia para colocar as coisas em ordem, recuperando o funcionamento corporal depois do carnaval, é uma alimentação recheada de frutas, verduras e nutrientes.

Muita gente acredita que o consumo de vitaminas do complexo B auxilia no combate aos prejuízos pós-folia. Geralmente, o complexo B é interessante para quem abusa frequentemente do álcool e não têm uma alimentação regrada. Porém, ele deve ser usado com orientação médica.

Como o metabolismo saiu do ritmo, a dica é apostar em combinações leves de três em três horas para colocar tudo nos trilhos outra vez. De preferência, optando por refeições que incluem carnes magras, leites (e derivados desnatados), muitos legumes, frutas e verduras.

Confira mais dicas para voltar à boa forma

  • Especialmente nos dias após o carnaval, evite linguiça, mortadela, salsicha, salame e outros embutidos, assim como molhos industrializados, alimentos em conserva, creme de leite, maionese e frituras.
  • Carnes vermelhas e gorduras são mais difíceis de digerir. Por isso, prefira carnes brancas (crustáceos, frango, peixe e peru) grelhadas.
  • Inclua no seu menu produtos integrais (arroz, farelo de aveia, massas e pães), uma vez que eles são ricos em vitaminas do complexo B e fibras. Juntos com as verduras e frutas, eles colaboram com a desintoxicação do organismo e funcionamento do intestino – sendo este bastante prejudicado depois de tantos exageros.
  • Consuma itens que favoreçam sua imunidade e o bem-estar do organismo. Por exemplo: couve, espinafre, brócolis e outros vegetais; gema de ovo, castanhas, frutas cítricas, cenoura, alho, acerola, leites fermentados e iogurtes.
  • Capriche na ingestão de folhas verdes. Acelga, alface, rúcula e espinafre são ótimas fontes de fibras. Elas auxiliam na limpeza do organismo e otimizam a digestão, além de inibirem a absorção de gorduras e toxinas.
  • Aposte em alimentos como abacaxi, maçã e couve-manteiga, que trazem enzimas benéficas à drenagem de impurezas, contribuindo para o detox feito pelo fígado.
  • Lembre-se de consumir banana, pêssego, frutas secas ou melão, porque são boas fontes de potássio e, portanto, essenciais para quem passou do ponto nas bebidas alcoólicas.
  • Tome chá – principalmente o verde e o preto, excelentes fornecedores de antioxidantes, nossos aliados na desintoxicação do organismo. Boldo, erva-cidreira e picão são outros chás poderosos que devem fazer parte da dieta pós-carnaval.
  • Grãos – semente de girassol, linhaça, alpiste, centeio, cevada, aveia, trigo, entre outros grãos integrais, são perfeitos para deixar nosso corpo livre do excesso de toxinas e recuperar suas funções.

Fora as dicas acima de dieta pós-carnaval, o segredo para recobrar as energias é dormir bem e retomar as atividades físicas. Dessa maneira, você reequilibra seu organismo para continuar firme e forte.

Saúde, e até breve!

LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
close-link
/* ]]> */