Saúde Terapias

Você sabe qual a diferença entre shiatsu e zen shiatsu?

diferença entre shiatsu e zen shiatsu

O shiatsu é uma técnica de massagem oriental bastante conhecida e popular no Brasil.

Terapia que tem como objetivo promover saúde, bem-estar e relaxamento, o shiatsu consiste na realização de pressão com os dedos do terapeuta sobre pontos dos canais energéticos do paciente, a fim de equilibrar o fluxo de energia ki.

No entanto, mais recentemente, uma massagem chamada zen shiatsu também tem sido bastante procurada e diversas pessoas relatam serem adeptas desta terapia que deriva do shiatsu, mas guarda suas particularidades.

Mas você sabe qual a diferença entre as duas técnicas? Leia este post e descubra a diferença entre shiatsu e zen shiatsu!

O que é shiatsu

O shiatsu é uma técnica de massagem japonesa, mas que tem suas raízes na MTC – Medicina Tradicional Chinesa – e tem como objetivo restabelecer o equilíbrio energético do paciente, promovendo sua saúde física, emocional e espiritual.

Literalmente, a palavra japonesa shiatsu quer dizer “fazer pressão com os dedos” (shi=dedos e atsu=pressão).

A técnica consiste na compressão de diversos pontos do meridiano (canais de energia que percorrem o corpo) utilizando os polegares e as pontas dos dedos.

Esses toques estimulam ou dissipam a energia acumulada, melhorando o funcionamento dos órgãos de acordo com a necessidade de cada paciente.

Essa prática traz muitos benefícios para quem a recebe, entre eles: relaxa a musculatura, alivia dores localizadas, provoca efeitos relaxantes, melhora a circulação sanguínea, estimula a eliminação de toxinas, reequilibra o fluxo energético e eleva as defesas do organismo.

O que é zen shiatsu

Já o zen shiatsu é uma técnica mais recente e derivada do shiatsu, que sofreu modificações no início do século XX dando origem à nova prática.

O zen shiatsu surgiu com a proposta de tornar os métodos do shiatsu mais agradáveis para quem recebe a massagem, já que esta podia ser bem dolorosa.

Assim, neste método são utilizados alongamentos e toques mais sutis do que o do shiatsu, que podem ser feitos não só com os polegares e os outros dedos, mas também com a palma das mãos, cotovelos e joelhos do terapeuta.

Enquanto uma mão do terapeuta atua fazendo pressão sobre o ponto meridiano do paciente, a outra direciona o membro do corpo que está sendo trabalhado, promovendo o alongamento dos músculos desta região. Também podem ser feitos movimentos articulares rotatórios.

Esta prática serve para que ocorra o desbloqueio de energias, possibilitando o equilíbrio energético corporal.

Entre os benefícios do zen shiatsu, podemos citar os seguintes: alívio do estresse e das tensões, relaxamento mental e muscular, melhora no funcionamento do organismo, alívio de dores musculares e equilíbrio das energias do corpo.

Diferença entre shiatsu e zen shiatzu

Agora que já conhecemos as duas práticas, podemos concluir que a principal diferença entre shiatsu e zen shiatsu está na forma em que o método é aplicado.

O shiatsu é uma técnica mais antiga e com movimentos mais pontuais e terapêuticos. Dependendo do caso do paciente, a massagem pode inclusive ser dolorosa.

Já o zen shiatsu tem uma abordagem mais meditativa. Ele utiliza técnicas específicas de massagem, exercícios de respiração e revitalização, e alongamentos de meridianos.

Além disso, a atitude meditativa se mantém presente durante toda a aplicação da técnica. Atenção plena, equilíbrio emocional, paciência, amor e compaixão são habilidades e atitudes que vão sendo desenvolvidas à medida em que se recebe sessões de zen shiatsu.

E essas habilidades são muito importantes para quem busca os benefícios do zen shiatsu. Afinal, sem essas novas atitudes de vida em contraponto aos nossos hábitos, os benefícios desta prática se limitam ao bem-estar físico que ela proporciona.

Você já sabia a diferença entre shiatsu e zen shiatsu? Curta a nossa página e tenha acesso a mais conteúdos sobre terapias orientais!

Último Vídeo do Nosso Canal


LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
Apenas 1 email por semana. Conteúdo Exclusivo!
close-link
/* ]]> */