O diluidor de maquiagem vem se tornando a nova paixão de muitos Maquiadores e simpatizantes por make. O produto está se tornando um coringa na bolsa de qualquer pessoa e, sem dúvidas, é extremamente útil para diversos momentos, principalmente quando o rímel endurece ou o corretivo resseca. Acompanhe o artigo e conheça mais!
O que é e para que serve?
Geralmente encontrado em forma de líquido incolor, o diluidor de maquiagem é um produto que ajuda a deixar os produtos de maquiagem mais agradáveis e cremosos de usar. Além disso, alguns deles já possuem o efeito primer ou fixador, otimizando a quantidade de produtos que é necessário passar na pele.
Além disso, deixa a cobertura de bases e corretivos muito mais natural e sem alteração na tonalidade. Para que isso ocorra, basta pingar algumas gotinhas para fazer com que um produto velho, acabe ficando como novo. Também aumenta a durabilidade dos produtos e também pode transformar a base à prova d’água.
Finalidades da utilização do removedor
Dependendo do conceito que quiser dar à maquiagem, é possível usar o diluidor. Logo, é bem fácil de deduzir que o mesmo tem várias funções e formas de utilização. No geral, as mais comuns são:
Promover cobertura leve:
Todos sabem que acertar o tom da base e encontrar uma base de ótima qualidade, nem sempre é fácil. Por isso, para evitar comprar algo que oxide na pele por falta de qualidade ou então para não gastar, basta utilizar o diluidor de maquiagem na base queridinha de sempre e fazer com que a mesma se torne muito mais utilizável pro dia a dia.
Uma das grandes vantagens desse produto, é que ele transforma bases e corretivos em produtos muito mais neutros, sem alterar em nada na tonalidade e na fixação do produto. Logo, uma base de alta cobertura pode virar, em poucos segundos, uma base mais fluída e básica para o dia. O mesmo ocorre com o corretivo, é possível deixá-lo muito mais cremoso e suave para compactuar com a base durante o dia.
Recuperação de produtos:
Todo mundo já se apegou em um delineador ou um rímel maravilhoso e, infelizmente, o mesmo ficou velho e secou, seja por falta de tempo para usar ou por dó de utilizar o produto. O diluidor restaura a consistência do produto, trazendo-o de volta à sua qualidade inicial e pronto para ser utilizado como novo.
Como é possível observar, o diluidor de maquiagem é um ótimo redutor de gastos, já que salva maquiagens e, como todos sabem, maquiagem não é uma coisa tão barata assim.
Inovação:
Existem no mercado, paletas de sombra que podem ser molhadas. Logo, caso esteja na rotina com o delineador preto, é perfeitamente possível despejar uma gotinha de diluidor na cor de sombra favorita e, dessa forma, utilizar como um delineador colorido.
Aplicação correta do produto
Mesmo com benefícios e utilidades maravilhosas, é preciso um pouco de cuidado e atenção na hora de aplicar o diluidor de maquiagem. Uma dica é sempre despejar gotinha por gotinha e, assim, ir conferindo se o produto está mais próximo da consistência desejada. Além disso, é altamente recomendado ter uma superfície onde é possível separar a quantidade de produto que será utilizado (como as bases e corretivos).
A paleta de aço inoxidável é uma das melhores opções para realizar a aplicação desse produto. Basta colocar, por exemplo, a quantidade de base que será utilizada, misturar umas duas ou três gotas do diluidor e misturar com um pincel.
Como é possível observar, o diluidor de maquiagem é um produto que dura muito tempo quando utilizado da forma correta. Logicamente, isso varia muito de pessoa para pessoa, mas existem relatos de quem não utiliza maquiagem todo dia, que o diluidor chegou a durar um ano na gaveta.
Logo, mesmo que seja um produto com um valor mais elevado, dependendo da marca, não é necessária a sua aquisição regular.
Compatibilidade
Um fato que deve ter extrema atenção, é a compatibilidade do diluidor de maquiagem para com outros produtos. Mesmo que ele não altere a tonalidade e a durabilidade da maquiagem, é preciso reforçar que isso só é possível em produtos compatíveis entre ele.
Uma dica de extrema utilidade é que, para evitar correr o risco, sempre compre o diluidor de maquiagem da mesma marca que a base e corretivo. No caso do rímel e do delineador, chance de dar errado é um pouco menor. Porém, com bases e corretivos, é sempre interessante adquirir o diluidor da mesma marca, assim, é uma segurança a mais e um erro a menos.
Diluidor de maquiagem caseiro
Na hora do desespero, é possível criar um diluidor caseiro. Ele é ótimo para se usado provisoriamente, já que não substitui uma marca profissional. De qualquer forma, a receita é a seguinte:
- Glicerina líquida;
- Água mineral;
- Frasco para colocar a mistura.
É só misturar três medidas de água para cada uma medida de glicerina. Caso preferir, é possível misturar tudo dentro de um borrifador e, na hora de realizar a diluição, é só borrifar no pincel e passar o mesmo nas sombras, bases ou pigmentos.
É importante lembrar de fazer uma quantidade pequena, afinal, é uma receita provisória e o mesmo pode estragar com o tempo. Logo, faça a quantidade necessária para usar somente até conseguir adquirir um diluidor profissional em alguma loja de cosméticos ou farmácia.
Conclusões finais a respeito do diluidor de maquiagem
O diluidor de maquiagem, como foi possível notar, tem uma grande abrangência de utilidades, afinal, restaura maquiagens antigas, muda a cobertura e espessura de uma base e, de certa forma, cria novos produtos ao ser utilizado em sombras e pigmentos.
Dessa forma, ele se torna um ótimo redutor de custos e por isso é um produto tão querido e indispensável na bolsa de tantos maquiadores e simpatizantes por maquiagem. Utilizando-o da forma correta, o diluidor de maquiagem se torna um produto que somente agrega benefícios e diferenciais para qualquer consumidor. Além disso, pode ser encontrado facilmente em lojas de cosméticos ou em farmácias.