Receitas

Doce de coco: 5 receitas desse clássico que você precisa provar

Doce de coco

O doce de coco é uma receita sadia e multifuncional. Afinal de contas, com suas propriedades saudáveis, o coco é considerado uma das frutas mais completas e nutricionais do mundo.

Esse título se deve à sua quantidade significativa de minerais e vitaminas em todas as suas variedades e composições. Ademais, sua proporção incomparável de ácidos graxos acarreta inúmeras vantagens que privilegiam a saúde. Mas antes de conhecer o top 5 de doces de coco deliciosos, devemos ser apresentados às vantagens numerosas dessa fruta valiosa.

Vamos começar desmistificando as inverdades que nos contaram sobre ele. A crença de que as quantias de gorduras saturadas no doce de coco trazem malefícios à dieta é equivocada. Essa objeção não passa de um mito difundido.

Estudos comprovam que as numerosas propriedades nutritivas da fruta são endereçadas diretamente ao fígado. Uma vez conduzidas ao órgão, esses benefícios são convertidos em fontes rápidas de energia – ou ainda naquilo que é chamado “corpo cetônico”. Os corpos cetônicos são compostos que trabalham auxiliando na administração terapêutica de uma série de distúrbios cerebrais. Entre eles, podemos listar a Doença de Alzheimer e os episódios de epilepsia.

E os benefícios do doce de coco não se resumem a esses. O coco atua diretamente no sistema imunológico. Essas particularidades revigorantes favorecem a imunidade devido à riqueza em ácido láurico. O ácido láurico é um constituinte antimicrobiano.

Esse fortalecimento pode acontecer, a exemplo, por intermédio da água de coco. Esse suco natural do fruto do coqueiro é um ingrediente conivente para a hidratação e o regulamento saudável do intestino. Combatendo, dessa forma, o incômodo da retenção de líquidos.

Não menos importante, o potássio é também um elemento encontrado em ricas quantidades não apenas na água de coco, como também em sua polpa. Poucos têm conhecimento, mas a riqueza de potássio em um alimento é um aliado para o funcionamento vigoroso e sadio para o funcionamento correto do coração. O elemento mantém a pressão arterial e preserva a função neuromuscular.

Doce de coco

Polpa de coco

A polpa do coco branco é uma bomba de vantagens para um funcionamento saudável do corpo. Além da grande parcela de flavonóides, as porções nutritivas que impugnam as doenças cardíacas, também previnem o desenvolvimento de tumores.

Como observado, a polpa do coco fornece ações antivirais e antibacterianas. Esse aspecto incita a criação de enzimas que reforçam a imunidade. Melhor dizendo, o coco vai ao cerne e defronta contra as tão temidas matérias cancerígenas.  Para aquelas noitadas de bebedeira, o coco vem como um agente de alento. Rico em carboidratos, ele repõe a energia gasta e alivia determinados sintomas do consumo de álcool.

Os privilégios da fruta são tão amplos que fica difícil encabeçá-los em uma lista. Você sabia, por exemplo, que sua potência está concentrada em manganês, ferro, cobre, cálcio e magnésio? Parece pouco?! Pois as fontes de vitamina presentes nessa fruta antioxidante ainda abrangem uma parcela relevante de complexo A, C, B, B1, B5 e B2.

Óleo de coco

E o óleo de coco? Você já se perguntou quais benefícios esse óleo vegetal pode acarretar ao seu bem estar? Além de agir tonificando nosso sistema imunológico, o óleo de coco prospera sobre o desempenho da tireoide.

Esse óleo vegetal revigora nossa disposição e, ao contrário da crença popular, acelera a queima de gordura. Em termos estéticos, o óleo de coco possui domínios revitalizantes para o processo de hidratação aplicado aos frios de cabelo.

E, claro, a pele também é privilegiada por esse óleo. Não é por nada que seus ingredientes são básicos na composição de cremes, loções e outros diversos produtos de beleza.

Leite de coco

E em matéria de leite de coco, o que temos a dizer a respeito dessa fruta? Certamente, ele não fica atrás no quesito de propriedades ricas e vantajosas. Para começar, o leite de coco é uma fonte conhecida de vitamina A e vitamina E.

Além dos nutrientes citados anteriormente, o leite de coco é favorável àqueles intolerantes à lactose. Afinal, sua composição independe de lactose, tornando-se uma alternativa saudável e preferível aos alérgicos ao leite de origem animal.

De forma geral, o leite de coco pode ser considerado um nutriente livre de glúten e soja, ideal para veganos e vegetarianos.

Doce de coco

Com todos esses nutrientes e benefícios sadios e saborosos, abre-se um leque de alternativas de sobremesas e doce de coco. O sabor da fruta é eclético e dá licença para a criatividade culinária. Saudável e apetitoso, o doce de coco abre alas para uma gama de receitas de lamber os dedos.

Agora que você já conhece os inúmeros benefícios nutricionais e as vantagens do consumo do doce de coco, que tal aprendemos algumas receitas? A preciosidade dessa fruta pode conceber iguarias e ingredientes variados para doce de coco simples e acessíveis.

Vamos conhecer alguns e colocar em prática na cozinha? Abaixo, poderemos conferir uma série de doce de coco que irá inspirá-lo a se acabar em pesquisas por mais alternativas dessa delícia!

Doce de coco

Cocada

Um clássico que quase todos adoram é a cocada. Sem dúvida, esse doce de coco é uma receita tradicional e deliciosa para todas as ocasiões. Para preparar uma cocada de coco fresquinho, você precisará de coco ralado, desses que se compram empacotados em mercados. Para protagonizar o doce de coco, claro, ele: o coco. Duas quantidades é o bastante para uma porção generosa. Para arrematar, o básico que já conhecemos: açúcar e um delicioso leite condensado. O preparo deve ser embrulhado em folha de papel manteiga ou, se for de sua preferência, na superfície de pedra untada.

Cocada de leite

Uma variação da cocada tradicional é a apetitosa cocada de leite. Você já experimentou? Se não, não sabe o que está perdendo! Uma receita que leva leite ninho é uma receita de invariavelmente salivar. O maior diferencial da cocada com leite é sua textura e densidade. Com o incremento do leite ninho, o doce de cocada ganha uma consistência mais dura, podendo ser fatiada em pedaços maiores como uma rapadura. É uma ideia saborosa para sobremesas para aquele almoço de domingo em família.

Cocada com leite condensado

Ok, se a cocada com leite ninho já é de colocar água na boca, o que sobra a dizer do ingrediente do leite condensado? Enquanto o doce de coco com ninho é durinho, a cocada de leite condensado é uma iguaria cremosa de lamber os dedos. A receita pode ser usada como uma espécie de brigadeiro de panela, ou mesmo como caldas para tortas e bolos.

Arroz doce de coco

Essa é aquela receita para visitas surpresas. Rápida, deliciosa e apropriada para qualquer ocasião. O arroz doce de coco é preparado de forma tradicional, levando leite de coco, água, leite condensado e aquele coco ralado para arrematar no sabor inesquecível.  Após misturados, o doce deve cozinhar até ganhar uma textura cremosa. Para conquistar as visitas, experimente empoar um tantinho de canela em pó em cima das porções individuais.

Beijinho

Quem não ama esse queridinho de festas infantis? É o tipo de doce de esconder nos bolsos, não é? Pois saiba que a receita é pra lá de descomplicada. O beijinho de coco leva leite condensado, manteiga e coco ralado. Como no arroz doce, todos os ingredientes devem ser combinados em uma panela até que estejam no ponto. Depois, é só enrolá-los com as mãos e polvilhá-los com coco ralado, enfeitá-los com cravo ou outra decoração de sua preferência.  

Considerações finais

E então, qual dessas receitas saborosas você provará primeiro?

/* ]]> */