Beleza Doenças Saúde Unhas

Doenças de unhas: cuidados e como evitar

Doenças de unhas

As doenças de unhas podem ter várias origens, como fatores externos e internos. E podem revelar até alguns problemas de saúde mais complicados. Fique sabendo evitar e tratar as mais comuns doenças de unhas aqui.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% EM TODO O SITE

Para que servem as unhas?

Além que fatores estéticos, as unhas, amadas pelas mulheres que procuram sempre deixa-las bonitas, dentro da moda e saudáveis, também protegem as extremidades nervosas das mãos e dos pés e podem revelar alguns problemas de saúde.

As unhas são estruturas duras formadas por queratina. Quando saudáveis e bem cuidadas as unhas das mãos crescem de 2 a 3 milímetros por mês e a dos pés, 1 milímetro. Mas alguns fatores externos e mesmo internos podem causar algumas doenças de unhas.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Doenças de unhas mais comuns

As doenças de unhas são bastante variadas podendo ter origem genética ou serem adquiridas por danos e agressões externas. Conheça as mais comuns doenças de unhas e suas causas.

Onicocriptose ou unha encravada

O uso de sapatos apertados ou o corte inadequado das unhas são os principais responsáveis por este problema sendo 50% das mais comuns doenças de unhas. Os cantos das unhas se curvam para dentro da pele, crescem por baixo do tecido ocasionando inflamação e muita dor.

O tratamento consiste em higienização frequente e elevação da unha nos cantos dos dedos, devendo ser feito por um profissional capacitado. Se ocorrer a formação de pus, o uso de antibióticos poderá ser necessário.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Infecções por fungos

As micoses ou onicomicose acontecem geralmente nas pontas das unhas, mais frequentes na dos pés, podendo também se espalhar por toda ela. Quando em estados avançados causam sérias deformidades às unhas. A candidíase é a mais comum das afecções e pode ser evitada com alguns cuidados preventivos como secar muito bem as unhas das mãos e dos pés, evitando que fiquem úmidas.

Na maioria das vezes o tratamento é feito com medicação oral e local, podendo demorar mais de 6 meses para se obter a cura.

Doenças de unhas

Infecções por bactérias

As infecções por bactérias provocam feridas ao redor das unhas, ocasionando vermelhidão e inchaço. Podem ser causadas por traumas nas unhas ou ao seu redor delas, contato com produtos químicos ou com água contaminada. O tratamento deverá ser feito com antibióticos e curativos locais.

Manchas brancas

Uma das doenças de unhas mais frequentes são as manchas esbranquiçadas semicirculares que aparecem na base da unha e são causadas por traumas. Não necessita de nenhum tratamento específico e desaparecem naturalmente à medida que as unhas forem crescendo.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Infecções por vírus

As infecções virais causam verrugas e surgem ao redor e embaixo das unhas. As verrugas causam bastante dor e na maioria das vezes comprometem o formato da unha inclusive limitando os movimentos do dedo afetado.

O tratamento é feito com química ou com processos de congelamento das verrugas para que sejam destruídas. Muitas vezes á necessária cirurgia para a remoção da verruga.

Psoríase

A psoríase é uma doença característica da pele que também pode afetar as unhas. Ocasiona depressão (afundamento) nas unhas, enfraquecimento, descamação e vermelhidão da pele ao redor, linhas hemorrágicas e cor acastanhada da pele sob as unhas. O tratamento é feito com antibióticos e medicação local.

Cisto Mixóide

Os cistos aparecem na base das unhas em forma de bolhas gelatinosas transparentes. São bastante doloridos e podem alterar o formato das unhas. O único tratamento para a retirada dos cistos é a sua remoção que poderá ser feita no consultório médico.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Hematomas subungueais

Os hematomas são caracterizados pelo rompimento de pequenos vasos sanguíneos e ocorrem geralmente devido a um traumatismo sofrido pelas unhas. A cor das unhas tende a ficar arroxeadas e desaparecem quando forem crescendo.

Doenças de unhas

Manchas negras

As manchas negras caracterizam-se por linhas escuras nas unhas e podem ser causadas por infecções por fungos, traumatismos ou melanoma. O diagnóstico de melanoma deverá ser avaliado pelo médico e se houver a necessidade, poderá solicitar uma biopsia.

Unhas frágeis

Na maioria dos casos, as unhas ficam frágeis e se quebram com facilidade em virtude de produtos químicos como detergentes, sabão em pó e o uso de esmaltes. Mas também podem estar associadas à carência vitamínica, desnutrição, diabetes, colesterol e problemas da tireóide.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Unhas pontilhadas

A principal característica da unha pontilhada é o aparecimento de manchas brancas por toda a sua área. Pode indicar baixo nível de proteína ou uso abusivo de ácido acetilsalicílico.

Unha solta

A utilização indiscriminada de fortificantes à base de formaldeído pode ocasionar o descolamento da unha e possíveis infecções.

Unhas quebradiças

É uma das doenças de unhas mais frequentes e suas causas podem estar relacionadas com insuficiência de gorduras insaturadas na dieta, trabalhos pesados ou prolongado contato com água. É mais comum nas unhas das mãos e o uso de hidratantes poderá amenizar o problema.

Roer as unhas

Não é exatamente uma doença, mas um hábito nada agradável que poderá gerar problemas como deformidade das unhas e cutículas e a proliferação de micro-organismos. Relacionado a problemas de ansiedade entre crianças e jovens, o hábito de roer as unhas poderá ser contornado e até solucionado com a aplicação de esmalte ou produtos amargos e terapias.

Como tratar as doenças de unhas?

As doenças de unhas não são muito fáceis de tratar. Por serem estruturas duras absorvem pouco as medicações, tornando os tratamentos muito longos. Às vezes é necessária a intervenção cirúrgica para a retirada de tumores ou para extrair uma unha encravada que não respondeu bem a algumas terapias.

Cuidados com as unhas

Muitas das doenças de unhas são resultados de maus cuidados, falta de higiene adequada e que poderão ser prevenidos. Saiba como:

  • Mantenha as unhas sempre limpas e secas para evitar a contaminação por bactérias ou por fungos;
  • O corte das unhas, principalmente da dos pés, deve ser reto, sem formato arredondado nas laterais, evitando que elas encravem;
  • Utilize luvas para as tarefas domésticas e para hobbies, como jardinagem, pintura, entre outras;
  • Evite deixar as mãos úmidas por muito tempo. Assim, o aparecimento de fungos e bactérias será menor;
  • Deixe que as unhas “respirem” um pouco. Procure deixa-las sem esmalte por um dia antes de pintá-las novamente;
  • Não abuse do uso de fortificantes;
  • Se as unhas forem muito grossas, principalmente a dos pés, procure deixá-las mergulhadas em um pouco de água morna com algumas gotas de sabonete líquido antes de cortá-las.

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */