Doenças Saúde

Dor no peito pode ser preocupante: saiba mais aqui

Dor no peito

Cada vez mais estamos preocupados com o nosso bem estar, por esse motivo mudamos nossas hábitos completamente para evitarmos sintomas preocupantes como dor no peito.

Quem é que não fica com medo só de ouvir falar de dor no peito? Isso acontece porque a dor do peito está diretamente relacionada a uma das doenças que mais matam no mundo: o infarto do miocárdio.

A humanidade tem mais medo de dor no peito do que do próprio inferno ou do diabo. Mas apesar da dor no peito não ter uma fama muito boa nem sempre quer dizer que essa dor que você está sentido é um princípio de infarto.

Abaixo você fica sabendo mais das causas de dor no peito.

O que é dor no peito?

A dor no peito ou torácica é um sintoma muito relacionado ao infarto ou outras doenças cardiovasculares graves, mas apesar de ter essa fama a dor no peito também pode ser causada por outros motivos.

Problemas psiquiátricos ou doenças que atingem o estomago, pulmão, esôfago e caixa torácica no geral causam dores no peito.

Imagino que você não deve estar acreditando nisso, mas segundo uma pesquisa feita por uma universidade nos Estado Unidos apenas 11% das pessoas convidadas a participarem do experimento tinham algum problema cardíaco.

Mas isso não quer dizer que a dor no peito se tornou menos preocupante, apesar do índice de problema cardíaco ter sido menor neste grupo, os problemas cardiovasculares ainda são os maiores responsáveis por morte no Brasil, com uma taxa que gira em torno dos 72%.

Causas da dor no peito

Diversas coisas podem causar dor no peito, como dito, até doenças que atinjam outros órgão como o estomago, pulmão, esofago e coração, é claro.

Outros fatores que causam dores no peito está relacionada a dor muscular ou sensibilidade nas articulações.

E claro, as dores no peito, do lado esquerdo, que está relacionada às doenças cardíacas e que pode levar a pessoa a morte caso o paciente não seja socorrida em um tempo hábil.

Dor no peito do lado esquerdo

Além de várias coisas que podem causar as tais dores no peito, o lado que você sente a dor também interfere no tipo de doença que você tem.

Infarto

Como dito acima, se você teve dores no peito do lado esquerdo pode ser que você tenha que se preocupar, isso porque as dores do infarto acontecem justamente desse lado da caixa torácica.

Essa dor no peito se espalha para o braço esquerdo, mandíbula e pescoço e dura em torno de 20 minutos. A dor do infarto também vem acompanhada de dormência de membros também do lado esquerdo, suor, enjoo, vômito e dificuldade em respirar.

Angina

Dores no lado esquerdo também pode significar Angina, a angina é quando uma dor ocorre devido a redução de sangue no coração, o que muda o funcionamento do órgão. A dor fica localizada no centro do peito, que parece um tipo de pressão, junto de ardor, aperto ou sensação de choque.

Essa dor pode aparecer por dois motivos: devido ao um esforço excessivo, chamado de dor estável, e também instável, que acontece mesmo quando a pessoa está parada ou faz exercícios físicos considerados leves.

As dores da Angina são acompanhadas de palidez, falta de ar, hipotensão e suor excessivo.

Arritmia Cardíaca

A arritmia cardíaca é quando o coração bate de forma inadequada, sendo muito rápida ou muito devagar. Essa doença pode causar ao paciente o risco do coração não bombear sangue o suficiente para o resto do nosso corpo, o que a longo prazo danifica outros órgãos essenciais, como o cérebro.

Além da dor no peito do lado esquerdo a arritmia também vem acompanhada de falta de ar, palidez, tontura, mal-estar, cansaço, fraqueza e suor frio.

Dor no peito do lado direito

Problemas na vesícula biliar

Já as dores no peito do lado direito podem representar problemas diferentes, como um problema na vesícula biliar. Neste caso, a dor costuma ser bem forte e acontece do nada, aí ela se espalha   para a barriga e o ombro, do lado direito do paciente.

Esse distúrbio é acompanhado de vômito, febre, náuseas e falta de apetite.

Pericardite

A Pericardite é uma inflamação que ocorre no pericárdio, uma membrana que cobre o coração. Normalmente os sintomas aparecem com uma dor forte no peito e se espalha para as costas, junto de tosse seca, febre, fadiga, ansiedade e falta de ar.

Inflamação de órgãos

Uma das causas mais comuns causadores de dor no peito está relacionada a inflamação dos órgãos, que incluem a gastrite, pleurisia e hepatite.

Dor em ambos os lados do peito

Lesão nos músculos

Você ainda pode sentir dores nos dois lados do peito e um dos motivos é a lesão dos músculos, assim como agressão na região da costela ou faturas também nesta região.

A tosse também pode fazer você sentir dores fortes na região. Não é tão grave quanto um infarto, mas é preciso também ficar atento com esse tipo de dor no peito.

Ansiedade e estresse

E quem sofre de estresse, ansiedade ou ataques de pânico também pode sofrer de dor no peito dos dois lados, acompanhada de tonturas, mal-estar e falta de ar. Normalmente essa dor é confundida com infarto porque também é descrita como um aperto no peito.

Como dito, nem toda dor no peito quer dizer infarto, mas também não quer dizer que não seja algo que você deva se preocupar. Se sentir dores no peito, seja de um lado ou do outro ou de ambos é importante procurar um médico. só ele será capaz de te dizer  qual é a fonte do problema, o que está te causando essas dores.

Mas nada de se precipite, consulte um médico antes de achar que está sofrendo um ataque. Além disso, faça consultas periodicamente, principalmente se você acha que tem uma certa predisposição a infartos. Cuidados com a saúde nunca são demais.

Assim você fica tranquilo quanto as dores e ainda consegue levar uma vida mais saudável, sem preocupações e sem risco de infarto.

Último Vídeo do Nosso Canal


LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
Apenas 1 email por semana. Conteúdo Exclusivo!
close-link
/* ]]> */