Moda

Dress Code: saiba mais sobre o chamado “código de vestimenta”

Andando por um dos grandes centros comerciais de grandes cidades, como São Paulo, você pode ver um padrão de roupa, ainda mais em certas empresas que estão localizadas nessas regiões. Esse padrão de roupa é o que chamamos de Dress Code.

Mas o que é o Dress Code? Toda vez que você vai numa entrevista, casamento, trabalhar, essas ocasiões mais formais, que tipo de roupa você costuma usar ou costuma ver as outras pessoas usando?

O maior exemplo de Dress Code está dentro da sua própria empresa. Muitas empresas impõe um estilo de roupa para seus funcionários que normalmente é o social. Geralmente essas empresas também liberam um dia da semana, a sexta-feira, como o dia do casual day, onde você pode ir com uma roupa mais esportiva, mais light.

Isso é o Dress Code.


Apesar da regra valer para todos dentro de uma corporação, ela se difere um pouco entre homens e mulheres.

Dress code para homens

Os homens possuem quatro tipos de Dress Code:

  1. Traje de passeio ou esporte fino
  2. Traje esporte
  3. Traje social ou passeio completo
  4. Black-tie ou rigor

1. Traje de passeio ou esporte fino


Esse tipo de Dress Code é conhecido também como tenue ville, que é um look com alguma peça esportiva. Por exemplo, você pode fazer uma combinação entre camisa, calça esportiva e um blazer. Pode-se optar também pelo uso de terno sem gravata, de preferência em cores claras.

Para finalizar, os sapatos devem ser sociais, em cores monocromáticas e básicas como preto ou marrom.

2. Traje esporte

Esse tipo de Dress Code nada mais é do que aquelas combinações feitas para serem usadas no final de semana, em um passeio com a família, num churrasco ou numa festa de aniversário.

Para esse tipo de vestimenta, é permitido o uso de gabardine ou calças jeans, camisas, suéteres, jaquetas de couro ou camurça. Os sapatos também podem ser esportivos como tênis ou sapatênis, mocassins e abotinados de camurça.

3. Traje social ou passeio completo

Como o próprio já diz, esse tipo de Dress Code é para ocasiões formais como casamentos, jantares, coquetéis, entre outras.

Nesse tipo de traje, é recomendado o uso completo de terno – calça social, paletó e colete – na cor escura junto com uma camisa social e a gravata. Os sapatos também devem ser sociais e na cor preta.

4. Black-tie ou rigor

Por último, o Dress Code black-tie ou rigor. Esse é pra noites de gala, bailes ou grandes eventos que necessitam de uma vestimenta mais sofisticada. Para essas ocasiões, é aconselhável o uso de smoking com camisa branca e gravata borboleta ou uma versão com camisa preta sem acessório.

Já os sapatos devem ser de verniz ou pretos de couro com cadarço.

Dress code para as mulheres

O dress code das mulheres também é composto de 4 modalidades, mas com algumas diferenças devido a diferença entre as roupas de mulheres e homens:

  1. Traje de passeio ou esporte fino
  2. Traje esporte
  3. Traje social ou passeio completo
  4. Black-tie ou rigor

1. Traje de passeio ou esporte fino

A ocasião para usar esse tipo de vestimenta é o mesmo dos homens: ocasiões formais, como almoços ou teatro.

As roupas ideais para esse Dress Code são calças, terninhos, vestidos, túnicas, blusas sóbrias e tailleurs.

O tom das roupas deve ser discreto, sem decotes ousados, muito brilho ou acessórios chamativos ou grandes demais.

Já os sapatos devem ser sandálias ou sapatos de salto médio ou alto, com uma pequena bolsa para noite ou grande se for um evento durante o dia.

2. Traje esporte

Como esse Dress Code é ideal para ocasiões informais, pode-se optar por calças ou saias, vestidos de alcinha, calça e camisa branca ou terninhos.

Quanto aos sapatos, podem ser sandálias de salto baixo, botas ou sapatilhas.

3. Traje social ou passeio completo

Esse tipo de ocasião permite vestidos curtos junto com detalhes ousados como fendas, brilhos e até transparências. Sobre os acessórios, é possível usar sandálias ou sapatos de salto alto, xales, echarpes, joias ou bijuterias que dêem destaque.

4. Black-tie ou rigor

Para essas ocasiões, o ideal é o uso de vestidos longos, com bordados, transparências, brilhos e decotes. Nesse tipo de Dress Code é permitido sandálias ou sapatos de salto bem alto, peles, estolas e joias especiais.

Dress code da família real britânica

Se ainda ficou alguma dúvida sobre o que é o Dress Code, um bom exemplo desse tipo de vestimenta é a família real britânica. Já reparou como as roupas da família, no estilo, são parecidas? Principalmente quando a rainha Elizabeth II vai aparecer em público.

Todos os membros da família real tem que seguir um rigoroso Dress Code, até mesmo as crianças. Por exemplo, sabia que a rainha Elizabeth II deve estar sempre com roupas de cores fortes? Isso porque ela deve ser identificada mesmo de longe.

Já as crianças podem usar roupas mais informais, contanto que sejam compostas de camisas e shorts, mas elas não podem vestir nada estampado como estampas de super-heróis, por exemplo.

Outro fato curioso é que até o uso das luvas tem um motivo. Elas são usadas pelas mulheres da família, Elizabeth e Kate, para que elas não tenham contato com bactérias ao apertarem as mãos de muitas pessoas.

O uso do chapéu também é obrigatório, mas eles não podem ser usados dentro de casa, isso porque a partir das 18h eles devem ser substituídos por tiaras e joias da família, juntamente com as roupas da parte da noite.

Todos seguem as regras de Dress Code, apenas William e Kate fogem um pouco delas pois usam roupas jeans.

Ao que parece, não é nada fácil ser parte da família real britânica, mas eles são bons exemplos de Dress Code caso ainda tenha restado alguma dúvida sobre o assunto.

E nas empresas?

Sei que pode parecer chato ser obrigado a seguir um tipo de vestimenta para todos os dias da semana, mas infelizmente algumas empresas ainda dão muita importância às roupas dos funcionários.

Quando o funcionário tem noção de como se portar num ambiente de trabalho e, principalmente, quando trabalha bem, a imposição de Dress Code é totalmente desnecessária. Empresas mais antenadas e jovens como a gigante Google possuem um Dress Code bastante informal, permitindo que seus funcionários usem as roupas que quiserem no ambiente de trabalho.

Enquanto todas as empresas não atingem essa maturidade, siga as dicas desse post para não fazer feio!

Sobre o autor

Giovanna Cóppola

Trabalha com web, design, criação, conteúdo, SEO e fotografia. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência, além de colocar a mão na massa em todos os projetos. Paralelamente, tem outros três projetos: Viva com Felicidade, BlogGeek e Mapa dos Bichos. Ama música, cinema, jogos, arte, tecnologia, tatuagens e pandas.