Curiosidades

Como driblar a transpiração excessiva no verão

Para você ter mais qualidade de vida, aprenda a como driblar a transpiração excessiva no verão!

Afinal, com os dias mais úmidos e quentes dando as caras por todo o Brasil, você pode ter um aumento nos níveis de oleosidade cutânea e chegar a produzir muito mais suor.

Isso porque as glândulas sebáceas, estimuladas pelo calor em excesso, podem produzir muito mais óleo nessa época…

Assim, a transpiração passa a ser produzida em níveis mais elevados justamente como uma proteção natural do organismo para ajudar na regulação da sua temperatura corporal.

Desde um simples aperto de mão até a prática de esportes, só quem sofre com todo o desconforto causado pelo suor dos dias quentes sabe o incomodo que isso é.

Mas relaxe! E venha com a gente aprender a como driblar a transpiração excessiva no verão!

A hiperidrose

Primeiro, saiba que essa transpiração excessiva (também chamada de hiperidrose) pode ser localizada ou generalizada, chegando a ser uma doença que atinge muitos milhares de brasileiros.



Ela é causada justamente pelo excesso de suor produzido pelo organismo para regular nossa temperatura corporal, causando uma serie de desconfortos, como forte odor e a sensação constante de umidade.

Entre as regiões mais afetadas pela hiperidrose são:

  • Face;
  • Axilas;
  • Palmas das mãos;
  • Couro cabeludo;
  • Plantas dos pés.

Vale lembrar que, em qualquer época do ano, essa doença pode causar incômodos principalmente nas relações sociais!

Suando no verão

Entretanto, é claro que no verão ela causa maior desconforto, parecendo ser mais intensa. Mas, para saber como driblar a transpiração excessiva no verão, saiba primeiro o porquê…

É por que nessa estação que as pessoas abusam de roupas curtas e sapatos abertos, contribuindo para que os sinais de suor fiquem mais visíveis!

De acordo com especialistas, esse cenário chega a estar relacionado até mesmo com as alterações emocionais, como pressão e estresse…

Entretanto, além de fatores emocionais, algumas práticas influenciam e até agravam a presença do suor, como:

  • Uso de produtos termogênicos;
  • Atividades físicas ao sol;
  • Consumo de bebidas alcoólicas;
  • Ingestão de suplementos proteicos;
  • Locais com temperaturas irregulares.

Dicas simples para combater o suor

Em alguns casos, você pode usar a técnica de tratamento com aplicações de toxina botulínica, inibindo a produção da substância e acetilcolina e, assim, reduzindo o nível de suor produzido.

Assim, como nossas primeiras dicas são básicas, recomendamos:

  • Usar apenas meias e roupas de algodão;
  • Levar uma toalhinha sempre à mão;
  • Usar sabonetes antissépticos, para controlar fungos e bactérias do mau cheiro;
  • Usar desodorantes com cloreto de alumínio;
  • Usar talco de amido, para higienizar os pés e melhorar a resistência ao suor.

Mesmo assim, se você quer aprender a como driblar a transpiração excessiva no verão de forma correta e mais segura, vem com a gente!

Afinal, você não precisa se sentir um beduíno e fazer do grupo de pessoas que sofre à beça com esse cenário de deserto…

Dicas “quentes” para combater o suor

Relaxe… Abaixo temos as dicas ideais para você curtir qualquer época do ano mantendo a cabeça bem fria e sem ter que pensar na preocupação da tal transpiração!

Invista apenas em produtos recomendados

Nunca é demais ressaltar que cada um é cada um. Assim, para a pele mais oleosa, use apenas produtos recomendados para o excesso de sebo.

Além de ele conter componentes reguladores da oleosidade, ainda apresenta substâncias para ajudar a combater acne!

Mantenha a pele sempre limpa

Para você aprender a como driblar a transpiração excessiva no verão, a dica de higienização facial é ideal para manter a pele sempre limpa, controlando a oleosidade.

Aqui, nossa dica de ouro é, duas vezes ao dia, lavar muito bem o rosto usando um sabonete adstringente. De preferência, de manhã e à noite.

Vale lembrar, também, que você jamais pode dormir sem retirar toda a maquiagem! E, quando fizer isso, use sempre um produto livre de substâncias oleosas, como a água micelar.

Além de ela ajudar a higienizar todo o rosto, ainda ajuda na hidratação.

Use sempre filtro solar

Como já dissemos, saber como driblar a transpiração excessiva no verão pode ser uma coisa. Mas indicamos que você se proteja do sol o ano todo com um filtro solar!

E aqui tem aquela recomendação: se você tem a pele oleosidade demais, opte por produtos sem óleo, mas com uma formulação que ajude a controlar o sebo.

Assim, você garante proteção contra efeito nocivos do sol e ainda mantém aquele a cútis brilhando.

Capriche na hidratação facial

Note que, ao falarmos aqui em hidratação, estamos nos referindo à água nos tecidos, não o sebo. Assim, mesmo se seu rosto for oleoso, ele vai precisar de hidratação!

Para isso, nossa dica é ter uma rotina de cuidados com hidratantes bem leves e até o uso de água termal.

Pois ela contém uma formulação anti-inflamatória que ajuda a hidratar e a acalmar a cútis, mantendo sua pele sempre protegida e mais saudável.

Alimente-se corretamente

Como sempre, uma alimentação balanceada e leve também é uma aliada para quem sofre com a oleosidade e quer aprender a como driblar a transpiração excessiva no verão!

Assim, coloque na sua dieta alimentos com poderes antioxidantes, como legumes e frutas. Eles ajudam na renovação celular cutânea e ainda ajudam a diminuir reações inflamatórias.

Saiba ainda que o consumo exagerado de carboidratos pode contribuir para essas inflamações e até ajudar no aumento da oleosidade do rosto.

Assim, invista em dietas mais saudáveis e leves para evitar muito brilho facial.

Evitando o mau cheiro

Essa realmente incomoda junto com a transpiração! Produzido por bactérias, o mau cheiro sempre chega para acompanhar o suor em excesso.

Para evitá-lo, nossa dica é você utilizar desodorantes ou talcos à base de sílica e sabonetes antissépticos. São ótimas alternativas!

Use sempre tecidos leves e naturais

Sim, o tecido também influencia na maneira como sua vai reagir ao calor, impactando na quantidade de suor expelido.

Para os dias realmente quentes e você aprender a como driblar a transpiração excessiva no verão, use apenas tecidos naturais, como algodão e linho.

Também invista em peças mais largas e ventiladas, que certamente vão ajudar você a deixar as altas temperaturas bem mais suportáveis!

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */