Beleza Cabelos

É obrigatório usar condicionador no cabelo?

É obrigatório usar condicionador no cabelo?

É obrigatório usar condicionador no cabelo? Essa dúvida costuma pairar na cabeça das mulheres.

Os cuidados com a saúde dos fios é um tema recorrente, afinal, todas nós queremos exibir madeixas sedosas e de aspecto saudável. Por isso, é importante destacar que, além de manter os cabelos limpos, muitos dos cuidados com os fios começam na hora da lavagem.

Para tanto, é preciso fazer um uso correto dos produtos, além de verificar a qualidade da compra. Existem condicionadores específicos para cada cabelo, que melhoram significativamente a aparência dos fios.

Antes de responder se é obrigatório usar condicionador no cabelo, é necessário aprender a usar corretamente o condicionador. Embora pareça um processo mecânico, uma aplicação correta durante a lavagem é determinante para um resultado satisfatório.

Abaixo, vamos especificar o passo a passo para um uso adequado do produto.

Como usar o condicionador do modo correto?

Os seguintes passos devem ser obedecidos:

  1. Antes de aplicar o shampoo, é necessário molhar bem os fios. Separe os fios e espere que a água corra desde o couro cabeludo. Em seguida, não aplique o produto diretamente nos cabelos. Despeje uma quantidade moderada na palma da mão e espalhe pela raiz dos cabelos, onde a sujeira e oleosidade se alojam. Massageie com a ponta dos dedos pacientemente, ao longo de toda a cabeça;
  2. Caso o cabelo esteja há mais de dois dias sem lavagem, considere uma segunda aplicação de shampoo para uma limpeza profunda. Repita o processo do primeiro tópico e deixe que a água corrente remova os resíduos do shampoo;
  3. Para remover o excesso de água nos fios, utilize uma toalha seca. Lembre-se sempre de enxugar as madeixas antes de aplicar o condicionador, para uma melhor fixação ao longo dos fios. Feito isso, utilize o produto da orelha para baixo, sem jamais aplicá-lo na raiz do cabelo. O condicionador, quando aplicado acima da orelha, resulta em um aspecto “gorduroso”, colaborando para a oleosidade;
  4. Espalhe o condicionador por todo o comprimento dos fios, massageando com os dedos até as pontas. Depois de repetir esse processo por todas as mechas de cabelo, é hora de esperar o condicionador agir. O rótulo da embalagem costuma indicar o tempo correto para descanso do produto nos fios;
  5. O último passo exige atenção, pois alguns tendem a acreditar que não remover todo o condicionador é algo benéfico para os fios. É importante enxaguar até todo o produto ser removido dos cabelos. Do contrário, você ganhará um aspecto seco, opaco e pesado, ao invés de um cabelo com brilho e movimento.

É obrigatório usar condicionador no cabelo?



É obrigatório usar condicionador no cabelo?

Para entendermos se é obrigatório usar condicionador no cabelo, devemos antes nos informar sobre a função do produto na lavagem. O condicionador é importante? Se sim, por quê?

Em suma, é o condicionador o responsável por criar uma película protetora em torno dos fios. Essa capa é encarregada de proteger e preservar a hidratação das madeixas, diminuindo os danos aos quais são expostos no dia a dia.

Isso é possível através das proteínas concentradas no produto. Esse número de nutrientes contidos no condicionador reduz o impacto das agressões causadas pelo secador, vento, sujeira e poluição do cotidiano.

Sendo assim, pode-se dizer que não é obrigatório usar condicionador no cabelo, pois ninguém irá obrigá-la a tal. Contudo, é certamente recomendado e altamente indicado. Sem o condicionador, seus cabelos não apresentarão a mesma resistência, estando expostos às lesões citadas acima.

Portanto, é obrigatório usar condicionador no cabelo se você zela por fios mais fortes e protegidos – e espera-se que sim, não é mesmo? Dessa maneira, você contará com a garantia dos silicones e agentes quaternários presentes na composição do condicionador.

Mas o que isso quer dizer?

Esses elementos contidos na fórmula resultarão em maleabilidade e brilho para os fios. Por outro lado, eles reduzirão o atrito causado pelos pentes e escovas na hora de desembaraçá-lo, diminuindo, também, a eletricidade estática que circunda os fios.

É o condicionador o incumbido pela promoção de cabelos mais macios e fáceis de escovar. O brilho tão almejado para as madeixas também é empregado pelo produto, além da menor propensão a pontas duplas e fios ressecados e quebradiços.

Enquanto o shampoo abre as escamas do cabelo, o condicionador trata de fechá-las. A ordem de uso não é à toa: dessa maneira, o produto evita que os cabelos ressequem com a perda de nutrientes. O tratamento é profundo, penetrando o interior dos fios e promovendo seus ativos preciosos.

Mas engana-se aquele que acredita que é obrigatório usar condicionador no cabelo ressecado, somente. Todos os tipos de cabelo, incluindo os oleosos, necessitam receber essa camada protetora após o shampoo, sobretudo naqueles com propriedade anti resíduo.

E se ainda assim você não estiver convencido, fica a dúvida: é obrigatório usar condicionador no cabelo ou é possível substituir por máscara capilar? É isso que vamos descobrir abaixo.

É obrigatório usar condicionador no cabelo?

É possível substituir o condicionador pela máscara capilar?

Por uma questão de preferência, alguns possuem resistência quanto ao uso do condicionador. Dessa maneira, paira a dúvida se é obrigatório usar condicionador no cabelo ou se é apropriado substituí-lo por uma máscara de tratamento.

A resposta dessa dúvida é bastante satisfatória para aqueles que não são simpatizantes do condicionador. Devido a uma concentração maior de ativos, a máscara de tratamento tende a contar com uma hidratação mais poderosa do que a disposta pelo condicionador. Essa alternativa é excelente para cabelos danificados pela química, ressecados, quebrados ou com pontas duplas.

Tal como o condicionador, na hora de comprar sua máscara de tratamento, você deve se atentar às necessidades específicas dos seus fios. Você pode querer manter a cor, diminuir a oleosidade, controlar o volume, hidratar, nutrir, fortalecer ou reconstruir os fios. Essas particularidades precisam ser contempladas pela máscara certa.

A regularidade da aplicação da máscara de tratamento é variável e dependerá do nível de agressão e desgaste sofrido por suas madeixas. O número padrão costuma variar entre uma ou duas vezes na semana.

A partir daí, você tem duas opções: utilizar o condicionador nos demais dias, ou substituir o condicionador pela máscara. Contudo, é recomendado que você sempre sele as cutículas do cabelo após a aplicação do shampoo. Assim sendo, se houver uma substituição total, o ideal é lavar o cabelo três vezes por semana e utilizar a máscara em todas.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Giovanna Cóppola

Trabalha com web, design, criação, conteúdo, SEO e fotografia. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência, além de colocar a mão na massa em todos os projetos. Paralelamente, tem outros três projetos: Viva com Felicidade, BlogGeek e Mapa dos Bichos. Ama música, cinema, jogos, arte, tecnologia, tatuagens e pandas.

/* ]]> */