Pele

Eau de Parfum: características e diferenças em relação a Eau de Toilette e Eau de Cologne

Quando se trata de perfumes, há uma questão que vem à tona em algum momento: “Qual é a diferença entre um Eau de Parfum para um Eau de Toilette e um Eau de Cologne?”

Ou, às vezes, também nos deparamos com o seguinte questionamento: “Por que um perfume verdadeiro é muito mais caro do que, digamos, uma colônia?”

A intensidade das fragrâncias, suas características e diferenças podem ser difíceis de assimilar. Isso quando não se tem conhecimento do assunto. Contudo, é sempre bom saber ao certo o que se está usando. Vai garantir uma boa escolha na hora da compra, conforme seu poder aquisitivo e suas intenções.

As características que diferem o Eau de Perfume dos outros perfumes

As fragrâncias são essencialmente uma mistura de álcool (etanol), água e óleos perfumados. Ou, em alguns casos, apenas álcool e aqueles óleos preciosos.

A regra geral é que quanto maior a concentração desses óleos, mais tempo um perfume dura na pele. E o mais caro é provável que seja também o que terá maior durabilidade. Mas, se você for analisar bem, acaba que o valor é proporcional à quantidade de vezes que se usa o produto.

No entanto, de uma vez por todas, vamos aos detalhes das forças da fragrância para que possamos captar suas características e o que as diferem umas das outras.

O Eau de Parfum

Oferece uma concentração de 10 a 20% de óleos (tipicamente algo em torno de 15%). Estes tendem a ter muito “cheiro”. Mantém o poder da fragrância de 4 a 5 horas, o que é uma expectativa razoável.



Algumas pessoas sugerem que, se você está procurando por investir bem o seu dinheiro, o Eau de Parfum é uma boa aposta. É geralmente um pouco mais barato do que a concentração de perfume, o que ainda é mais vantajoso.

O Eau de Cologne

É a concentração mais leve e geralmente apresenta mais ingredientes mecânicos, voláteis, como cítricos e ervas na mistura. Essa é como se fosse uma remodelagem das primeiras receitas para esse tipo de perfume.

O Eau de Cologne oferece entre apenas 2 a 5% dos compostos aromáticos: uma fórmula diluída e arejada. Ótimo para usar em algumas borrifadas pela manhã.

Mas não espere que a durabilidade do perfume permaneça por muito tempo. Será de grande sorte se ainda tiver algum resquício na pele depois de mais de 2 horas do uso.

Contudo, nada impede que, ao longo do dia, se dê mais e mais borrifadas pelo corpo, reafirmando o cheiro que tanto agrada. Em costume, os elementos cítricos de bergamota, limão e alecrim, em uma base sutil amadeirada e almiscarada são as mais encontradas nesses produtos.

O Eau de Toilette

Oferece algo entre 5 e 15% de ingredientes aromáticos, naquela base água / álcool. É ideal para o trabalho, para entrevistas, para quando você quer usar perfume para o seu prazer pessoal.

De 2 a 3 horas de duração é tudo o que você pode esperar antes que os últimos traços se vão da pele.

O perfume

Este também vale a pena ser citado. Às vezes é chamado de “perfume puro”, “extrato de perfume” ou “perfume verdadeiro”. Apresenta algo entre 20 a 40% de ingredientes perfumados, junto com álcool e / ou água. Isso é o que explica o porquê da versão “perfume” de qualquer fragrância ser sempre a mais cara.

Dentro de um intervalo de tempo, são geralmente os mais duradouros na pele. Chegam a agir por até 6 ou 8 horas, e às vezes até o dia seguinte e além.

O perfume é realmente algo para se usar em ocasiões especiais – casamentos, festas – ao invés de todos os dias.

Como o Eau de Perfum está sendo comercializado de formas alternativas

Algumas perfumarias internacionais estão aumentando a “variedade” de concentrações de essências no Eau de Parfum. Alguns lançamentos já introduziram o efeito “intensivo”.

Como o seu próprio nome remete, o perfume é fabricado para uma concentração de 42% de fragrância super carregada de cheiro. Seu preço é tão caro quanto possível.

Há diversos óleos perfumados nestes “intensivos” que você pode realmente sentir exalando em sua pele perfumada. Além de fabricar essas maravilhas, as perfumarias oferecem um serviço feito sob medida.

Os clientes podem ter o prazer selecionar pessoalmente a concentração da sua fragrância favorita. Os preços variam dependendo do perfume escolhido, mas não se deve esperar nada barato, uma vez que nem as fabricações normais de Eau de Parfum têm valor razoável.

No entanto, quando se pega uma calculadora, em termos de custo por hora de durabilidade na pele, é possível se convencer claramente de que um Eau de Parfum – ou um Intensivo – é realmente um “roubo”. Em contrapartida, não será preciso ter esse gasto por um longo tempo, já que 50 ml do produto podem perdurar por meses e meses.

O que se deve ter em mente é que esse tipo de variação não acontece em todo o mundo, menos ainda com todas as casas de perfumaria. As grandes empresas do ramo não variam simplesmente a concentração de óleos para as diferentes durabilidades.

Muitas vezes é possível ter o ajuste somente dos ingredientes, oferecendo uma nova interpretação para um Eau de Toilette versus um Eau de Parfum ou um Eau de Cologne.

Se você encontrar um perfume que ama nessas perfumarias, é sempre aconselhável tentar os diferentes pontos fortes, caso exista a possibilidade. Você pode preferir a construção de um sobre o outro, muito além de quanto tempo demora em exalar da pele.

E então? Agora você já sabe o que difere um Eau de Parfum dos outros tipos de perfume, não? Que tal compartilhar esse post em suas redes sociais para que suas amigas também saibam?

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */