Pele

Eau de Toilette: características e diferenças em relação a Eau de Parfum e Eau de Cologne

Comprar um perfume pode ser complicado se você não tiver uma ideia acertada na cabeça. A mesma fragrância terá uma dúzia de produtos na prateleira, desde desodorantes, gel de banho a Eau de Toilette.

Além do mais, é possível encontrar também os Eau de Parfum e Eau de Cologne com o cheirinho especial que você gosta.  Com isso vem a pergunta: em que um difere do outro e com base nisso qual devo escolher?

Nesse artigo exploraremos as respostas dessas perguntas tão comuns quando estamos dentro do universo da perfumaria. E não se preocupe que isso confunde tanto novatos no ramo quanto entusiastas.

Perguntas e respostas sobre as diferenças entre as frangrâncias

Quais são as concentrações de fragrância?

As diferentes interações de uma fragrância geralmente se resumem a concentrações. Além de outras mercadorias, como desodorantes e gel de banho, essa talvez seja a maior diferença que destaque um perfume do outro.

Um frasco nunca contém fragrância pura, mas é na verdade uma mistura de perfume e base. O perfume geralmente é um preparo de essências, compostos aromáticos e óleos. No entanto, a base é geralmente uma mistura de álcool e água ou simplesmente um dos dois.

Então, por que não apenas engarrafamos o perfume sozinho?

Em primeiro lugar, seria excessivamente forte e ter um produto assim custaria uma fortuna. No entanto, a verdadeira razão é que o álcool ajuda na ação e eficácia do perfume.

Os compostos aromáticos sozinhos podem cheirar de forma muito intensa, chegando a serem “fedorentos”. A base, nesse caso, dilui e ajuda a fixar o cheiro na pele à medida que o álcool evapora.

Além disso, o álcool atua como um agente estabilizador que preserva os óleos mais voláteis de um perfume. Isso também garante que eles se misturem adequadamente para formar os acordes.

Quais são os diferentes pontos fortes das fragrâncias?

Existem muitas interações e nomes para as diferentes concentrações de perfume. Os principais grupos podem ser discriminados conforme listado abaixo:

  • Perfume – 20 a 30%;
  • Eau de Parfum – 15 a 20%;
  • Eau de Toilette – 10 a 15%;
  • Eau de Cologne – de 3 a 8%.

A indústria nunca padronizou as concentrações de fragrâncias, de modo que as porcentagens são faixas, em vez de números precisos.

Uma coisa a considerar é que a concentração de compostos aromáticos tem uma correlação com a intensidade e longevidade de um perfume. Logicamente, um Eau de Parfum tem consideravelmente mais cheiro do que um Eau de Toilette. Portanto, sua fragrância perdura por muito mais tempo.

As diferenças e características reais do Eau de Toilette para os outros tipos de perfume

Eau de Toilette (10 a 15%)

O Eau de Toilette é, na verdade, antecessor de colônias que datam da Hungria do século XIV. O nome deriva de um antigo termo francês para a prática de higiene pessoal e limpeza em torno de uma penteadeira. No século 19, um “armário de toilette” era essencialmente uma sala de maquiagem, que passou a ser um eufemismo aos sprays usados para perfumar o corpo.

Em suma, a água de toilette era essencialmente água de limpeza que foi adicionada à água do banho ou aplicada diretamente após a pele após a higiene. Hoje, a perfumaria moderna se apropriou do termo para indicar a concentração de uma fragrância.

Sendo a opção mais acessível, um Eau de Toilette é geralmente a interação mais vendida de uma fragrância. As concentrações variam de 10% a 15%, mas geralmente ficam em torno da marca de 10%.

Normalmente, um Eau de Toilette é um Eau de Parfum aguado. Embora eles possam não fornecer a mesma longevidade que os “perfumes verdadeiros”, eles estão amplamente disponíveis na maioria das farmácias e lojas. A durabilidade é de aproximadamente 4 horas.

Eau de Parfum (15 a 20%)

Eau de Parfum é uma variante mais comum do que perfumes nos dias de hoje. Os “verdadeiros” são particularmente exclusivos e não são tão acessíveis. Com isso, alguns perfumistas tendem a comercializar apenas uma Eau de Parfum como a versão luxuosa de uma fragrância para maximizar as vendas.

Esse tipo de perfume tende a oferecer uma concentração entre 15% e 20%, o que proporciona cerca de 8 horas de fragrância. Uma única aplicação fornecerá perfume suficiente para durar todo o dia praticamente a um preço menor do que um “original”.

A longevidade prolongada implica que a interação da fragrância geralmente fornece a melhor relação custo-benefício.

Eau de Cologne (3 a 8%)

Eau de Cologne é um dos rótulos de fragrâncias mais enigmáticas e confusas. Hoje, a colônia é adotada como um termo genérico para as fragrâncias masculinas. Isso é realmente uma concepção errônea de sua definição original. Historicamente, o Eau de Cologne é um perfume originário de Köln, na Alemanha.

Em 1709, Giovanni Maria Farina, nascido na Itália, inventou uma mistura que ele chamou de Kölnisch Wasser (água de colônia). Ele procurou criar um produto, que o lembrasse de uma manhã de primavera italiana, dos ares da montanha e flores de laranjeira depois da chuva.

Eau de Cologne passou a ser um padrão da indústria e continua a existir até hoje. Suas características notáveis ​​incluem componentes leves com um delicado toque cítrico.

Os perfumistas modernos costumam usar a água de colônia como uma classificação de resistência para fragrâncias com concentração entre 3% e 8%. Eles são geralmente relativamente baratos e o cheiro raramente dura mais de 2 horas.

Por esta razão, o Eau de Cologne substituiu a função original do Eau de Toilette e é usado para refrescar. Como a colônia desaparece rapidamente, ela é aplicada diretamente após o banho.

Agora que você aprendeu a diferença entre as várias concentrações de fragrâncias, deixe um comentário dizendo qual é seu tipo preferido. Eau de Toilette, Eau de Parfum ou Eau de Cologne?

8 dicas para ter unhas impecáveis!


/* ]]> */