Chás

Elixir de Inhame: conheça as propriedades e os benefícios

O inhame é um alimento incrivelmente saudável e rico em nutrientes. Seu consumo fortalece o sistema imunológico, beneficia a saúde da mulher, pode prevenir alguns tipos de câncer, remover toxinas do corpo e tem sido associado ao tratamento e prevenção da dengue, bem como à melhora da pele, incluindo a remoção de cravos e acne. Também é rico em carboidratos, fibras, vitaminas e minerais.

No artigo de hoje falaremos sobre o elixir de inhame e quais são os benefícios que este ativo pode trazer para a sua saúde. Confira!

Sobre o inhame

O inhame (Colocasia esculenta) é um tubérculo do gênero Dioscorea e família Dioscoriaceae que é consumido em várias nações nas Américas, África e Ásia. O inhame é uma raiz esférica que é cultivada em climas tropicais e é conhecida por esse nome em quase todo o Brasil. Destacamos especificamente os efeitos anti-inflamatórios, diuréticos e energizantes do inhame. um conhecido impulsionador do sistema imunológico no sudeste, norte e nordeste do Brasil.

No Norte e Nordeste do país, o inhame é servido com frequência no café da manhã. Podem ser consumidos crus, assados, fritos, em sopas, purês, bolos e pães, assim como em sucos. O inhame é um alimento saboroso e rico em nutrientes que pode ser uma alternativa saudável na dieta, principalmente quando usado no lugar de carboidratos simples como arroz e pão.

Propriedades do inhame

O inhame é uma refeição aliada para pessoas com diabetes e também para quem busca emagrecer e seguir uma alimentação balanceada, pois é fonte de carboidratos complexos e fibras solúveis, o que impede o organismo de elevar os níveis de glicose no sangue. O sistema imunológico e o sistema cardiovascular podem ser melhorados devido às vantagens para a saúde do inhame. É um alimento rico em minerais, vitamina A, vitamina C e vitaminas do complexo B (como B1, B3, B5 e B6).

Elixir de inhame

O inhame tem uma reputação na medicina tradicional por purificar o corpo e permitir que os poluentes passem pela pele, rins e intestinos.

Seu consumo está associado à prevenção e tratamento de casos de malária, dengue e febre amarela, pois estimula o sistema imunológico. A sífilis foi tratada com elixir de inhame durante o início do século 20.

Um remédio natural chamado elixir de inhame está disponível em algumas lojas de alimentos saudáveis. Sua principal função é se livrar de toxinas corporais que são excretadas na transpiração e na urina. O Elixir de inhame também ajuda na digestão, atua como diurético, diminui a acne, alivia o desconforto nas articulações e diminui as cólicas no abdômen.

Benefícios do elixir de inhame

Confira agora muitos dos benefícios que o elixir de inhame nos trás:

Aumenta a função imunológica

O consumo de inhame ajuda a prevenir os danos causados pelos radicais livres ao corpo porque são ricos em antioxidantes e vitaminas do complexo B, que apoiam as defesas do corpo.

Melhora a saúde cardiovascular

O potássio, um mineral crucial para regular a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos é abundante no inhame. Outro benefício da vitamina B6 é que ela reduz os níveis de homocisteína, um aminoácido ligado ao desenvolvimento de distúrbios cardiovasculares, como ataque cardíaco, doença arterial coronariana e acidente vascular cerebral.

As fibras encontradas no inhame também ajudam a melhorar o sistema cardiovascular porque diminuem a absorção de lipídios pelo corpo, o que reduz os níveis de colesterol LDL nocivo que causam aterosclerose e outros problemas cardiovasculares.

Promoção da saúde da mulher

O composto de inhame diosgenina é conhecido por contribuir para a síntese do hormônio feminino estrogênio. Portanto, pode ajudar nas terapias de reposição hormonal e diminuir os sintomas da TPM, como cólicas, irritabilidade e inchaço.

A diosgenina estimularia a produção de estrogênio, cuja função está associada ao controle da ovulação, o que poderia ajudar na fertilidade da mulher.

Junto com este composto, o inhame tem magnésio, um mineral que ajuda no relaxamento muscular, que é útil para cãibras e, vitamina B6, que ajuda na síntese de neurotransmissores como a serotonina, o que pode diminuir a irritabilidade típica da TPM.

Veja também: 

Auxilia na prevenção do câncer

As vitaminas A e C e outros antioxidantes encontrados no inhame trabalham para neutralizar os efeitos dos radicais livres. Esses radicais livres têm a capacidade de causar mutações no DNA que podem levar ao câncer. Dietas ricas em antioxidantes auxiliam na prevenção desta doença.

Ajuda na perda de peso através da dieta

O inhame é um alimento que auxilia nos regimes de perda de peso, apesar do equívoco de que engorda porque é um alimento rico em carboidratos. Os carboidratos complexos incluídos no inhame têm um baixo índice glicêmico, o que significa que eles são liberados na corrente sanguínea gradualmente e não causam picos de glicose que fazem com que a glicose seja armazenada como gordura.

O inhame também tem muita fibra, o que faz você se sentir satisfeito e evita que você coma calorias adicionais. A fibra também é responsável por melhor trânsito intestinal, menos edema, diminuição da absorção de gordura e aumento da remoção de toxicidade.

Veja também: 

Possível ajuda no tratamento da dengue

O uso de inhame e elixir de inhame no tratamento e prevenção de doenças como malária e febre amarela está bem documentado. Mas o que ainda está sendo estudado é a eficácia do suco de inhame para o tratamento da dengue. Ele surgiu como uma alternativa natural para tratar os sintomas e parar a dengue desde o início da doença.

A eficiência do inhame na prevenção e tratamento da dengue é garantida por alguns, apesar da falta de estudos que comprovem essa afirmação. Isso porque permite que o corpo neutralize as causas da doença após ser picado pelo inseto transmissor.

Benefícios para a pele

O elixir de inhame é frequentemente usado como remédio nutricional para limpar o corpo de impurezas. Os benefícios do elixir de inhame para a saúde da pele vão além de seu uso na prevenção e tratamento da dengue.

Como comer inhame resulta diminuição de acne, cravos e espinhas em geral, o elixir de inhame pode melhorar a saúde e a aparência da pele.

Além disso, pode servir como complemento no tratamento da celulite, melhorando a aparência da pele.

Veja também: