Para quem curte uma cozinha, poucas coisas são melhores do que chegar em casa – ou estar num domingo sem ter muito o que fazer – e deparar-se com uma vontade imensa de comer alguma coisa diferente. E gostosa. Então, quem sabe um bom, saboroso e gostoso empadão de palmito?
É disso que vamos falar aqui. Existe todo tipo de receitas para empadão – de carne, frango, de legumes –, mas, para muita gente, o de palmito é realmente o favorito. E o bom nisso tudo é que, além de uma comida saborosa, o empadão de palmito é fácil e rápido de fazer.
Também é bom para os vegetarianos
Claro, se você optar por uma receita mais simples. Para um bom empadão de palmito, existem receitas que vão de quatro e pouco mais de 20 ingredientes diferentes. Aí a coisa complica um pouco. Por isso, para completar aquela correria gostosa na cozinha sem atropelos, o bom mesmo é optar pela receita mais simples.
No caso agora em questão, o bom é que se aquela sua amiga vegana aparecer mesmo, não tem problemas: as receitas mais simples do empadão de palmito não levam ingredientes de origem animal. Apenas o vegetal reina soberano, e com muita qualidade.
O resumo nutricional do empadão
E se você está preocupada em não aumentar nenhum grama e, por isso, teme que o empadão de palmito vá lhe acrescentar algum peso, saiba que não é bem assim. Um resumo nutricional do empadão mostra que, a cada 100 gramas, ele possui:
- Apenas 329 kcal
- 2,7 gramas de gorduras
- 27 gramas de carboidrato
- e 4 gramas de proteína
Ou seja, não chega a ser um grande pesadelo para a hora em que você for conferir na balança. O que importa, portanto, é que se trata de uma delícia daquelas de se lamber na hora de comer e se deliciar ao perder alguns minutos na cozinha para o preparo, que é razoavelmente simples.
Não chega a ser dos mais calóricos
Para efeito de comparação, é bom saber que o empadão de palmito não é o que possui a maior quantidade de calorias entre cinco dos mais deliciosos. Veja a comparação para cada 100 gramas:
- O empadão de camarão é o mais calórico, chegando a 405 kcal
- Em seguida vem o empadão de frutos do mar, com 348 kcal
- O empadão de palmitos possui um pouco menos, 329 kcal
- O empadão de frango é um dos menos calóricos, com 289 kcal
- E o campeão desse grupo é o empadão de peru, com apenas 183 kcal
Dê preferência à farinha integral
Bom, agora é botar a mão na massa, literalmente. Vamos começar com uma massa de empadão muito simples, a chamada massa podre, que leva apenas quatro ingredientes que, certamente, você tem na sua dispensa: farinha de trigo, gordura vegetal ou animal, ovo e sal.
Convém aqui acrescentar que, para o bem da sua saúde, é bom utilizar farinha de trigo integral, que é mais de acordo com nossas necessidades nutricionais. Mas, atenção: aquela farinha de trigo em que está escrito na embalagem ‘integral’, mas, na composição em letrinhas miúdas, é acrescentado que é ‘enriquecida com vitamina C e ácido fólico’, essa não é totalmente integral. Tem que ser farinha integral e ponto.
Massa rende e é bastante econômica
Quanto à gordura, sempre é bom trocar a margarina pela manteiga, que também é mais saudável (se sua amiga vegana não aparecer). As margarinas, em geral, possuem gordura trans hidrogenada, que são nocivas à saúde humana, podendo provocar problemas cardiovasculares com o tempo.
Esse empadão é daqueles que, literalmente, derrete na boca. Além disso, você vai descobrir que esse tipo de massa do empadão é bastante econômica, além de render quantidades volumosas e deliciosas. Vamos à distribuição dos ingredientes:
- Para um quilo de farinha de trigo
- Basta apenas um ovo de galinha
- Cerca de 500 gramas de manteiga ou margarina
- E sal a gosto, mas não precisa ser muito
Um belo empadão para quatro pessoas
O preparo também é simples. Coloque num recipiente inicialmente apenas a gordura, o ovo e o sal e mistura tudo, cuidadosamente. Em seguida, vá adicionando a farinha e continue a mexer, até ela não grudar mais nas mãos. A etapa seguinte é forrar a assadeira com essa massa.
Depois, é só ir colocando o recheio e cobre tudo novamente com a mesma massa. Sobre a massa, dê algumas pinceladas com a gema de um segundo ovo e leve ao forno pré-aquecido, deixando ali por aproximadamente 25 a 30 minutos. Aí então é só deixar esfriar à temperatura ambiente e deliciar-se à vontade. Normalmente, essa massa é suficiente para quatro pessoas.
Veja todos os ingredientes para o recheio
Vamos então aos ingredientes para a montagem do receio do empadão de palmito. Você vai precisar de:
- Alho picado (dois dentes)
- Cebola também picada (uma média inteira)
- Azeitonas verdes (50 gramas)
- Leite (1/2 xícara)
- Água (1/2 xícara)
- Farinha de trigo (2 colheres de sopa)
- Tomate sem pele (1 médio)
- Requeijão (1/2 copo)
- Queijo ralado (50 gramas)
- Azeite de oliva (2 colheres de sopa)
- Condimentos a gosto, como salsinha, sal e pimenta
- E, claro, a estrela: palmito picado (1 vidro)
A salsinha dá um toque especial
O preparo não tem muito segredo e assemelha-se a outras que você está acostumada a preparar. Inicie com o aquecimento do azeite em uma panela e, em seguida, acrescente cebola e alho picados, deixando-os dourar por alguns instantes. Em seguida, colocar o tomate, azeitona e o palmito picado, refogando tudo.
Aí é ir fazendo o acabamento. Coloque o leite e a água, misturando tudo muito bem até ferver. Sal, pimenta a gosto e, aí, coloque a farinha de trigo, misturando rapidamente sem que pegue no fundo da panela. No momento que sentir que está pronto, é só retirar do fogo e acrescentar a salsinha.
Se a massa dourou, bom apetite
A maravilha está para ser concluída. É só levar esse receio até a assadeira onde já está a massa devidamente espalhada por dentro da assadeira. Basta então levar ao forno pré-aquecido a 200º C por aproximadamente 15 minutos.
Observe para verificar se a massa está bem dourada e, então, é só retirar e saborear esse belo presente que você se deu. E, claro, aproveitar bem o seu empadão de palmito com seus convidados especiais, que, certamente, irão adorar. Bom apetite.