Artesanato

Enfeites de Natal: 18 ideias para decorar sua casa

Enfeites de Natal

Falta pouco mais de um mês para o Natal, a data mais esperada por aqueles que gostam de reunir amigos e familiares para uma celebração de fim de ano. E para comemorar essa ocasião especial, nada melhor que decorar a casa com enfeites de Natal.

A boa notícia é que para deixar sua casa linda, aconchegante e em clima natalino não é necessário gastar horrores. Basta ter um pouco de criatividade e disposição para colocar a mão na massa.

Para ajudar nessa missão, selecionamos algumas ideias que são simples de fazer e dão um toque especial em sua decoração natalina. Veja a seguir e comece a preparar agora mesmo os seus enfeites de Natal.

Envolva as crianças

Crianças adoram festa, e com o Natal não é diferente. Isso porque essa é uma época em que elas teoricamente ganham presentes e tiram fotos com papai Noel. Por essa razão, quando surgem os primeiros enfeites de Natal pela cidade, elas sentem o clima natalino se aproximando.

Para otimizar o trabalho, portanto, nada melhor que convidar os pequenos para ajudar os pais nessa tarefa. Para compensar o esforço, uma ideia é encher pequenos baldes com uma porção de guloseimas saudáveis que as crianças podem esvaziar a cada dia que antecede o Natal.

Use fita

Se você é do tipo família tradicional e quer fazer uma dedicatória para os familiares, a dica é pendurar fotos com fitas vermelhas. Também é possível colocar cartões na ponta da fita para que os convidados coloquem seus desejos.

Pinhas especiais

Para marcar os lugares dos convidados de forma diferente, elegante e em clima natalino, a dica é usar pequenas pinhas. Pinte e coloque o tag com nome do convidado.

Enfeites de Natal

Geleia Noel

Deixe sua mesa com um tom especial com geleia de morango, frutas vermelhas e cereja. Cada potinho de geleia deve estar “vestido” como papai noel. Como o alimento é vermelho, basta colocar um cinto no pote e um gorrinho na tampa que já vai ficar um charme entre seus enfeites de Natal.

Doces especiais

A mesa de doce também pode ganhar um toque especial, por exemplo, o prato de bolo pode ser enfeitado com guizos.

Marcadores de copos

Você também não precisa gastar comprando copos especiais para o natal, afinal, ele será usado apenas uma vez por ano. Em vez disso a dica é decorar os copos comuns com enfeites de Natal.

Use papéis coloridos e recorte em formato de bolas de natal, colando do lado de fora dos copos. Quando a festa terminar é só lavar.

Mais charmes

Se você deseja uma mesa natalina bem charmosa, nossa dica é adicionar guizos, ramos e barbantes em seus talheres. Isso além de trazer charme, dá um toque especial à decoração quando a mesa está posta.

Pinhas de decoração

Para decorar alguns cantos da casa, a dica é usar pinhas na decoração. Pinte-as usando um spray com as cores do natal e coloque no aparador da entrada. Para dar um toque especial vale adicionar um laço de fita.

Mini árvores

Outra dica de como usar a pinha como um dos enfeites de Natal é pintá-la de verde e colocá-la em pequenos vasos. Dessa forma ela se torna uma mini árvore de natal. Esse enfeite pode ser usado na mesa de ceia ou no aparador.

Etiqueta personalizada

Se deseja fazer algo diferente na hora de entregar os presentes, nossa dica é fazer etiquetas personalizadas nos presentes. Em vez de só escrever o nome, imprima pequenas fotos e coloque na ponta da fita do laço do embrulho, seus convidados vão se sentir especiais.

Atividades para crianças

Para evitar que as crianças fiquem dispersas entre os adultos, faça árvores de natal de feltro e separe botões coloridos para elas colarem. Assim as crianças terão o que fazer na festa e os adultos poderão conversar tranquilamente.

Reciclando lâmpadas

Se percebeu que algumas das lâmpadas dos enfeites de Natal do ano passado estão queimadas, não as joguem fora. Você pode usá-las na sua decoração. Basta dar um banho de glitter e usar em diferentes partes da casa. Mesmo penduradas na árvore elas criam um efeito interessante.

Enfeites de Natal

Garrafas estilosas

Para servir sucos e água na festa, nada de usar jarras e garrafas tradicionais, afinal, toda a casa estará decorada com enfeites de Natal. A dica é dar uma nova cara para as garrafas revestindo-as com tecido de estampa natalina.

Nesse caso você não precisa colar, já que vai usar novamente. Em vez disso, use fita dupla face, assim ela estará bem segura e ao mesmo tempo fácil de retirar. Para um acabamento mais elegante, corte as pontas com tesoura zigue-zague e finalize com fita em volta do pano.

Outro destino para as luzinhas

Ao invés de usar as luzes de natal apenas na árvore e nas janelas, use de forma diferente esse ano. Para isso basta pegar uma luminária de ferro e colocar as luzinhas dentro, escolha um lugar especial da casa e coloque de enfeite, vai ficar lindo.

Arranjos rápidos

Se não tem muito tempo ou habilidade para trabalhos manuais, nossa dica é fazer um arranjo super rápido usando apenas potes de conservas com bolas coloridas de natal. Esse pequeno mimo dará um ar natalino ao ambiente.

Enfeite com caixas de mdf

Sabe aquelas caixinhas de mdf que acompanham o vinho? Nada de jogar elas fora, pois serão de grande utilidade no natal. Para usar como enfeites de Natal basta colocar velas e pinhas dentro e colocar em alguns cantos da casa, vai ficar um charme.

Canela na decoração

Se você é do tipo que ama decoração rústica essa dica é pra você. Use canelas em pau e coloque em volta de velas amarradas com uma fota vermelha. Isso além de deixar as velas com uma cara diferente, ainda vai deixar o ambiente bem perfumado.

Taças diferentes

Tem taças sobrando em sua casa? Não se preocupe, não precisa deixar escondida no armário. Ela pode fazer parte da decoração, sendo usada como castiçal. Para isso basta organizar diversas delas de cabeça para baixo.

Se achou isso simples de mais, também pode colocar bolas natalinas dentro da taça de cabeça para baixo e a vela em cima. Este será o castiçal mais lindo que seus convidados verão nesse ano.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.