Maternidade

Engravidar tomando pílula anticoncepcional: é possível?

Embora seja 99% eficaz, engravidar tomando pílula anticoncepcional é possível. Na verdade, a taxa de 99% de segurança refere-se ao “uso perfeito” da pílula, o que significa dizer que ela é tomada todos os dias no mesmo horário, sem exceção.

No caso de um uso típico, que é a forma como a maior parte das mulheres utiliza, a taxa de efetividade cai para 91%. O uso típico é aquele no qual o horário costuma variar um pouco e, ocasionalmente, pode-se esquecer de tomar a pílula um dia.

Embora a porcentagem de proteção seja alta, engravidar tomando pílula anticoncepcional é remotamente possível. Na verdade, a maior parte dos casos de falha ocorre quando a mulher esquece de tomar a pílula por dois ou mais dias consecutivos, segundo pesquisas.

Isso ocorre pois, com a interrupção do fornecimento de hormônios, inicia-se a ovulação, que é o período fértil. Caso isso ocorra, é essencial proteger-se com outros meios, para evitar os riscos.

Riscos de tomar pílulas anticoncepcionais durante a gravidez

riscos-de-emendar-a-pilula-anticoncepcional

Se você engravidar tomando pílula anticoncepcional, descobrindo algumas semanas depois, uma das primeiras perguntas feitas é: quais os efeitos da pílula sobre o desenvolvimento do feto? A boa notícia é que tudo indica que não haja grandes problemas no início da gravidez.

Isso não quer dizer que haja uma garantia de que a pílula não afetará o desenvolvimento do bebê. No entanto, pelo que se saber preliminarmente, os riscos não são aumentados de maneira excessiva. De qualquer forma, assim que você descobrir estar grávida, a recomendação é interromper as pílulas imediatamente.



Em algumas ocasiões, a engravidar tomando pílula anticoncepcional aumenta os riscos de gravidez ectópica. Este é o tipo de gravidez que ocorre quando o embrião fertilizado fixa-se fora do útero. É uma condição séria e arriscada, potencialmente fatal. Na verdade, é uma das maiores preocupação do uso do anticoncepcional durante a gravidez.

O que fazer se você pensar estar grávida

3c69ce70c78dd4f5c3b4877fada33d03

Se você acredita estar grávida, faça os testes necessários o quanto antes. Assim, você pode iniciar os cuidados pré-natais e interromper o uso de pílulas ou medicamentos arriscados.

Em geral, testes de gravidez oferecidos em farmácias costumam ser bastante precisos. Recomenda-se que você compre mais de uma unidade, preferencialmente de marcas diferentes.

Para resultados ainda mais precisos, você pode marcar uma consulta médica para discutir possíveis sintomas e realizar testes. Neste caso, é importante já falar para o médico ou médica que você está tomando pílulas anticoncepcionais. Um bom profissional saberá conduzir você por este processo, explicando quais os riscos e cuidados necessários.

Formas para prevenir a gravidez indesejada

Embora engravidar tomando pílula anticoncepcional costume ser fruto de situações específicas, o risco sempre existe. Há formas de garantir que estes riscos sejam ainda menores, evitando surpresas:

Desenvolva uma rotina

Tomar a pílula todos os dias no mesmo horários garante níveis hormonais mais estáveis. Isso diminui o risco de ovulação fora do período. Tenha um rotina precisa em relação a isso, utilize despertadores e tente nunca pular uma dose no horário correto.

Limite a ingestão de álcool

Não é uma lição moralista: o álcool pode afetar a forma como o fígado metaboliza a pílula. Assim, pode-se reduzir a efetividade, aumentando os riscos de engravidar tomando pílula anticoncepcional.

Use proteção adicional

Em algumas situações, pode ser importante ter uma barreira adicional para garantir que você não terá surpresas. Além do álcool, diversos medicamentos reduzem o efeito das pílulas enquanto são ingeridos. Nestas ocasiões, é importante recorrer a outros métodos de prevenção, como a camisinha, em adição às pílulas.

Não esqueça da pílula do dia seguinte

Embora não seja uma dica para ser utilizada sempre, a pílula do dia seguinte é uma grande aliada em situações de emergências. Se você fizer sexo sem camisinha e, então, perceber que esqueceu de tomar o anticoncepcional por um dia ou mais, não tenha medo de recorrer à pílula do dia seguinte. Quanto antes você tomar o medicamento, mais eficaz ele será.

Veja também:

Sobre o autor

Pedro Henrique Ferreira Mendes

/* ]]> */