Maternidade

Ensaio newborn: como fazer? Veja aqui dicas, truques e ideias

Se tem uma coisa que e unanimidade entre as mães, com certeza, é a frase: “Passa tão rápido!”. O desenvolvimento do bebê nos primeiros meses de vida é realmente intenso. Por isso, registrar o início vida do pequeno com um ensaio newborn é uma ótima opção para ter lindas fotos de recordação.

O ensaio newborn é uma tendência que tem se popularizado cada vez mais. E, para as mães que jogam no time “Do It Youself“, o famoso faça você mesma, o desafio de fazer o ensaio newborn em casa é dos grandes.

Por isso, preparei um artigo com dicas, truques e ideias para você se orientar e também se inspirar para fazer o registro do seu bebê.

Ensaio newborn e lifestyle:

O ensaio newborn geralmente é feito nos primeiros 15 dias de vida do bebê. São fotos que captam os detalhes do rosto e do corpo do bebê, como as mãos e os pés. Também são comuns as fotos com os pais, que demonstram intimidade e aconchego. O fotógrafo pode usar cenários, acessórios e fundos neutros de seu estúdio para fazer as fotos.

O ensaio lifestyle é um tipo mais livre de fotografia, que costuma captar as imagens do bebê e sua família em sua casa, procurando registrar fotos que representem o dia-a-dia e a relação da família. O bebê pode ser fotografado se alimentando e tomando banho, por exemplo. Os detalhes da decoração do quarto também são registrados.

Para fazer o ensaio em casa, você pode optar por improvisar um cenário e também pode aproveitar a decoração da sua casa. É possível fazer fotos muito fofas com coisas simples que você já tem aí.



Temperatura:

O bebê recém-nascido ainda não consegue controlar a temperatura de seu corpo sozinho. Por isso, se você for fotografar seu baby sem roupa, procure usar um aquecedor se estiver fazendo frio. E mesmo que esteja quente, evite as correntes e ar.

Dependendo de como estiver o clima, você pode variar os acessórios. Fotos no inverno ficam lindas com muita lã, touquinhas e cobertores. Verão já combina mais com sol, lençóis de algodão e óculos escuros.

Iluminação:

Você já pensou no clima que quer dar a essas fotos? A iluminação influencia muito nesse quesito. Luzes mais amareladas dão uma sensação de calor, já as luzes brancas e azuladas, dão um clima de friozinho.

A luz natural, com certeza, é sua melhor aliada para fazer fotos. Por isso, escolha um dia bem ensolarado. Se não for possível fazer as fotos com as vantagens do sol, procure usar luz artificial para contrabalancear. Uma boa dica é reforçar a luz com um abajur, pois ele distribui a luz de maneira mais uniforme e suave.

Cuidado ao usar flash da câmera. A luz intensa pode incomodar o bebê e deixá-lo com uma expressão facial desagradável.

Cenário e acessórios:

Todos os cantos da casa podem ser cenários para as fotos. O sofá da sala, a cama do casal e o quarto do bebê. Use a imaginação e procure explorar vários cantinhos da casa.

Os acessórios também podem dar um toque de criatividade e humor às fotos. Dê uma olhada na casa e reúna os objetos que podem ser usados e faça testes. Um cesto, um balde, uma estampa interessante de algum lençol, a textura do cobertor, um bichinho de pelúcia… as opções são realmente numerosas!

Aproveite também para explorar todas as roupinhas do bebê. As peças mais fofas, os acessórios mais bonitos não podem faltar.

Atenção aos detalhes:

As fotos de recém-nascidos costumam pegar detalhes do bebê que com o tempo vão se transformar. Fique atenta às caretinhas que ele faz ao dormir e também esteja preparada para capturar o olhar curioso do bebê quando ele estiver acordado.

Pezinhos e mãozinhas são registros obrigatórios, afinal, é preciso ter a lembrança de como eram frágeis e pequenas.

As posições que o bebê faz quando se movimenta também são uma fonte de bons cliques. Às vezes eles assumem uma posição semelhante a que ficavam quando ainda estavam na barriga, às vezes eles bocejam e se espreguiçam.

Poses:

Basta uma rápida pesquisa de fotos de recém-nascidos para perceber que existem algumas poses mais usadas pelos profissionais. A clássica foto no cesto ou aquela de bumbum para cima sã uma delas.

Encontrei um vídeo de uma fotógrafa profissional ensinando como posicionar o bebê e como acalmá-lo. Perceba o som de água ao fundo, que ela colocou para ajudar a acalmar a pequena Valentina.

Dá uma olhada:

Inspire-se:

Que tal dar uma olhadinha no trabalho de alguns fotógrafos de newborn? Separei 3 para você dar uma olhada:

Caroline Paternostro

Bel Ferreira

Digachis

 

Espero que essas dicas te ajudem a fazer lindas fotos! Inclusive, fique à vontade para compartilhá-las aqui nos comentários. Vou deixar uma foto do meu pequeno de quando ele era recém nascido para você ver. Não foi um ensaio com tudo preparado, mas até que ficou bem fofinho.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Mariana Mendes

/* ]]> */