Casamento

Como escolher banda para casamento com essas 8 dicas

Escolher banda para casamento

Se você quer descobrir como escolher banda para casamento e tornar esse momento inesquecível para todos a música é, sem dúvida, o elemento-chave. Todos concordam que a apresentação musical da cerimônia faz com que ela mude completamente, transformando um ato formal e aborrecido em uma ocasião linda e emocionante.

E quanto à festa? O sucesso da celebração depende, principalmente, da música. Por isso, apresentamos 8 excelentes dicas para ajudar você a saber como escolher banda para casamento. Boa leitura!

1. Busque uma banda de acordo com o seu casamento

Obviamente, um casamento íntimo na praia não é o mesmo que uma cerimônia para centenas de convidados em um castelo. Portanto, são profundamente diferentes os estilos musicais indicados para cada um deles.

Veja também – Quatro dicas para montar o álbum de casamento

Além disso, nem sempre as preferências musicais do casal são iguais, de modo que é essencial encontrar uma banda que não apenas se integre a todo o evento, mas também reflita sua essência e personalidade.

Lembre-se, ao refletir como escolher banda para casamento, que o grupo musical precisará de espaço e alguns requisitos. Anote tudo o que os músicos solicitarem para transferir essas informações ao fornecedor do seu buffet, a fim de garantir que eles tenham o espaço suficiente disponível, bem como as instalações necessárias.

2. Certifique-se de que a banda tocará as músicas que você gosta

Já aconteceu com mais de um casal que, confiando na banda que contrataram, se surpreenderam no dia do casamento com as músicas que tocaram, já que não eram nada do que esperavam.

Para não deixar margem à improvisação, é altamente recomendável que você faça uma lista das suas músicas e a entregue à banda. Dessa forma, poderá ficar tranquilo, sabendo que o ambiente será aquele que você estava procurando.

Há muitas bandas que, graças à longa trajetória que possuem, conhecem muitos estilos e músicas, enquanto a outras que demoram mais para aprendê-las. Logo, quanto mais cedo saber como escolher banda para casamento, mas tempo haverá disponível para solicitar qualquer mudança.

3. Peça referências a amigos e familiares

Ao buscar entender como escolher banda para casamento, obtenha tantas referências quanto puder. Afinal, não há nada mais reconfortante do que conhecer pessoas que já desfrutaram de sua apresentação.

Pergunte a parentes e amigos de confiança, porém, nunca leve suas opiniões ao pé da letra. Os gostos são muito variados e dificilmente todos concordariam com a sua escolha.

4. Inclua os gastos relativos à banda em seu orçamento

Estamos seguros de que qualquer preço pago por uma atuação musical será bem investido, uma vez que evitar ter uma pista de dança esvaziada é, realmente, um grande desafio.

Veja também – Pensando em fazer seu casamento na Disney? Leia isso primeiro!

Os grupos musicais, de modo geral, não cobram preços muito baixos, de modo que é crucial que você inclua banda esses gastos no orçamento do seu casamento. Assim, evitará surpresas desagradáveis mais tarde.

5. Assista algumas de suas apresentações

Essa é uma das coisas mais importantes a considerar quando estiver planejando como escolher banda para casamento. Assista, preferencialmente, alguma apresentação ao vivo.

Se isso não for possível, quase todas as bandas postam vídeos no YouTube ou Vimeo para seus seguidores. Prepare uma sessão musical para si mesmo e visualize todas as bandas que puder: não há como escolher banda para casamento sem, antes, ouvi-la tocando.

Hoje em dia a competição é brutal e os músicos sabem disso. Portanto, eles utilizam todos os recursos disponíveis para fechar contratos e conseguir novas apresentações. Aproveite esse fator e adquira todas as informações que puder na internet: atuações, opiniões, orçamentos etc.

Verifique se a banda que você está considerando contratar possui um website ou uma página no Facebook para ver suas fotos, vídeos de apresentações em outros casamentos e depoimentos de seus clientes.

Essas opiniões são muito relevantes para que você fique a par das reações e impressões de quem a contratou em outra ocasião.

6. Faça as perguntas certas

Ao definir como escolher banda para casamento e entrar em contato com uma potencial contratação, você deve discutir se desejará que o grupo toque antes, durante e depois do jantar ou durante toda a festa. Isso ajudará, inclusive, a selecionar o tipo de banda e estilo de música que será melhor para a sua festa.

Conheça a disponibilidade da banda em questão e sua forma de trabalhar. Uma boa ideia é escolher uma banda que possa oferecer exclusividade (que não fazem mais do que um casamento por dia).

O preço também é outro ponto vital a negociar, à medida que os custos podem variar consideravelmente de acordo com as horas acordadas ou das necessidades dos clientes.

Os valores também dependem da data: os primeiros quatro meses do ano conformam a “baixa temporada” e, por essa razão, os preços tendem a ser mais baixos.

7. Conheça a diferença entre contratar uma banda e um DJ

Uma das coisas elementares que você deve considerar ao definir como escolher banda para casamento é que bandas ao vivo são visual e auditivamente mais impactantes do que um DJ, sobretudo, quando há muitos convidados para a festa.

Em termos de tempo, as bandas costumam ter 3 intervalos de 15 minutos cada, a menos que os clientes queiram música a noite toda – o que, certamente, representará um custo extra.

Veja também – Pensando em fazer seu casamento nas Ilhas Maldivas? Leia isso antes!

Um grupo experiente não deve ter problemas quanto ao repertório, a menos que você escolha apenas um determinado estilo musical, e deve ser capaz de tocar todas as músicas que o casal solicite, desde que sejam fornecidas as músicas com antecedência, conforme mencionado.

Uma banda, na maioria das vezes, inclui guitarra, baixo, bateria, teclado e dois vocalistas (masculino e feminino). Para obter um maior impacto, o conjunto poderia incluir uma sessão completa de trompetes, percussão, backing vocals e bailarinas.

8. Considere o local onde o casamento será realizado

Conforme mencionado, o local do casamento influenciará decisivamente a sua tarefa de saber como escolher banda para casamento.

Se for em uma casa, por exemplo, fique atento ao espaço necessário para os músicos tocarem. Além disso, deve haver um gerador de luz e, acima de tudo, considerar que normalmente após as 22 h não é permitido música alta em áreas residenciais.

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */