Beleza Cabelos

Escova de açúcar: aprenda a alisar o cabelo sem usar formol

Mesmo com a alta dos cabelos cacheadoscrespos e afros, ainda há quem não abra mão da praticidade e beleza dos fios alisados para compor o visual. Isso porque, apesar de lindos, ter cachos demanda uma série de cuidados na rotina para mantê-los sempre saudáveis e bonitos, o que deixa as vaidosas mais apressadas ou sem tempo para cuidar das madeixas em desvantagem na frente do espelho.

Por isso, a cada dia, surgem mais e mais alisamentos químicos, como é o caso das famosas escovas progressivas, para ajudar quem quer ter um cabelo lisinho de forma imediata e com duração prolongada a poupar algumas horas arrumando o cabelo. Algumas delas você já conheceu aqui o blog, como é o caso da escova definitivaescova gradativaescova progressiva zapescova marroquinaescova indianaescova alemãescova americana, entre outras.

No entanto, depois que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alertou e proibiu para os riscos do uso de formol, principal substância usada nesses procedimentos para alterar a estrutura dos fios e alisá-los, várias pessoas ficaram com medo de apostar nas escovas progressivas e saírem do salão de beleza com a saúde ou cabelos prejudicados.

É por esta razão que muitas mulheres passaram a recorrer a outros tratamentos para conquistar o sonho do liso perfeito, mas sem usar formol. É o caso da escova de açúcar, que você vai conhecer melhor no nosso artigo de hoje…

À base de etanolamina, proteínaqueratina e ácido de frutas, o procedimento ajuda a alisar o cabelo ao mesmo tempo em que trata os fios, recuperando a saúde da fibra capilar e potencializando o efeito da escova feita com secador. E se você aí já está pensando em perguntar: “Tem formol?”, a boa notícia é que a escova de açúcar não possui nenhum ativo químico em sua composição e é aprovada pela Anvisa.

Por conter apenas compostos naturais em sua composição, ela pode ser feita por qualquer pessoa, independente do tipo de cabelo. Quer saber como fazer escova de açúcar no cabelo e ter fios lisinhos sem precisar usar químicas? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse artigo que eu te mostro o passo a passo com dicas!

Veja também:

O que é a escova de açúcar?

escova de açúcar é um tipo de escova progressiva que não possui formol e nem qualquer outro ativo químico em sua composição, como tioglicolato de amôniaguanidina ou hidróxido de sódio. Em vez deles, são utilizados compostos naturais, tais como etanolamina, proteína, queratina e ácido de frutas, que atuam no alisamentodo cabelo ao mesmo tempo em que tratam os fios, recuperando a saúde da fibra capilar e potencializando efeito da escova feita com secador.

Por ser 100% natural, o procedimento é aprovado pela Anvisa e, ainda, pode ser feito em todos os tipos capilares. Ele deve ser realizado por profissionais de beleza especializados e com experiência em alisamentos, além de serem treinados especificamente para executar a tarefa. O tempo de aplicação da escova de açúcar é de duas horas, aproximadamente, sendo que a pessoa que está apostando na técnica não pode lavar ou prender os cabelos pelos próximos três dias conseguintes para não estragar o efeito liso no final.

O alisamento com a escova de açúcar tem uma duração de três meses, o que vai variar conforme os cuidados que cada uma tem com as madeixas no dia a dia para prolongar o efeito do tratamento. Um deles é investir em hidratações quinzenais no salão de beleza. O custo médio para fazer a escova de açúcar é de R$ 200.

Como fazer escova de açúcar caseira? Confira passo a passo

Como eu falei anteriormente, a escova de açúcar original só pode ser feita em um salão de beleza, pelas mãos de um cabeleireiro habilitado para aplicá-la no seu cabelo.

No entanto, se você estiver com a conta bancária nas últimas ou não quiser gastar as suas economias do mês com esse procedimento, pode apostar em uma receitinha caseira que pode trazer os mesmos resultados e deixar as suas madeixas lisinhas, macias e brilhosas, só que de forma gradativa. Ou seja, quanto mais você fizer, mais liso o seu cabelo ficará…

escova de açúcar caseira é feita com ingredientes baratinhos, que você até pode ter neste momento na sua despensa ou cozinha, é bem simples e fácil de fazer. Quer ver? Anote aí o passo a passo:

Passo 1: Em uma panela, coloque 100 ml de leite (não pode ser desnatado), 1 xícara (chá) de açúcar refinado ou cristal e 2 colheres (sopa) de maisena, misturando-os bem.

Passo 2: Leve a mistura ao fogo e vá mexendo sem parar até ela começar a engrossar. A espessura final deve ser semelhante a de um creme capilar. Quando atingir essa consistência, desligue o fogo e reserve.

Passo 3: Enquanto a mistura esfria, lave o cabelo duas vezes com um shampoo para abrir as cutículas dos fios e facilitar a penetração dos nutrientes na fibra capilar.

Passo 4: Enxágue o cabelo e retire o excesso de água com a ajuda de uma toalha.

Passo 5: Em seguida, divida-o cabelo em mechas e aplique a mistura (ainda morna) que você preparou em cada uma delas, aproveitando para massagear bem os fios.

Passo 6: Feito isso, coloque uma touca térmica ou de banho na cabeça e deixe a mistura agir por, pelo menos, duas horas.

Passo 7: Passado esse tempo, enxágue o cabelo em água abundante até remover todos os resíduos da mistura.

Passo 8: Agora, aplique o condicionador (se possível, com um pouco de vinagre de maçã misturado, para selar as cutículas dos fios) e deixe-o agir por cerca de 5 minutos.

Veja também: Hidratação com vinagre de maçã deixa o cabelo super brilhoso!

Passo 9: Passados os 5 minutos, enxágue o cabelo novamente.

Passo 10: Deixe os fios secarem naturalmente ou finalize com secador e chapinha. Se optar por fazer a escova no cabelo, não se esqueça de aplicar um bom protetor térmico para proteger os seus fios das agressões dessas ferramentas de calor.

Observação: Esse alisamento natural com açúcar pode ser feito apenas duas vezes na semana.

E aí? Gostou de saber mais sobre a escova de açúcar? Aprendeu a fazer certinho? Então, que tal compartilhar esse artigo com as suas amigas para elas aprenderem também?

Até a próxima!

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */