Beleza Cabelos

Escova de chocolate: conheça a técnica que alisa e hidrata os cabelos

Não é novidade para ninguém que a maioria dos alimentos que consumimos também tem mostrado resultados incríveis nos cuidados com os cabelos, deixando-os ainda mais saudáveis e bonitos. A descoberta se deve à indústria cosmética, que cada dia mais está se aprofundando em estudos que visem utilizar as propriedades nutritivas, hidratantes e reconstrutores de algumas especiarias alimentícias da nossa cozinha para alavancar a saúde capilar.

Dentre as mais recentes novidades neste sentido está a famosa escova de chocolate, que você vai conhecer nesse artigo. Apesar de as madeixas cacheadas e crespas estarem super em alta nos últimos tempos, ainda há mulheres que prefiram a praticidade do cabelo liso para facilitar a rotina. Afinal, não é todo mundo que tem paciência para ficar horas na frente do espelho moldando os caracóis, não é verdade?

Neste caso, o mais viável é investir em um alisamento que, apesar de químico, pode agredir menos os cabelos e, de quebra, dar uma hidratação toda especial aos fios, deixando-os sem volume ou frizz e tornando-os macios e brilhantes em poucas horas.

A escova de chocolate, poderosa por conter entre os seus ingredientes esta deliciosa sobremesa que todas nós amamos, pode alisar as madeixas e dar vida aos fios, hidratando-os profundamente, além de deixar aquele cheirinho sem igual. Dentre todos os tipos de escova progressiva, este é o mais recomendado por trazer os mesmos resultados e causar menos efeitos colaterais e danos aos fios.

Quer saber mais sobre ela? Então, continue lendo esse artigo até o final e descubra os benefícios do tratamento e como fazê-lo em casa!

O que é a escova de chocolate?

esova-de-chocolate-como-fazer

A escova de chocolate nada mais é do que uma drenagem capilar feita à base de chocolate com a intenção de alisar os fios gradativamente, reduzir o volume e hidratá-los de forma profunda. O procedimento é feito de modo semelhante ao da escova progressiva tradicional, com a diferença de que, na maioria das vezes, não contém a adição de formol entre os seus componentes. No lugar da substância, que teve seu uso restrito pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), usa-se o extrato de cacau, conhecido por seu alto teor de ácidos graxos, nutrientes essenciais para deixar os cabelos hidratados, sem volume, macios e brilhosos.



Além desses componentes, a escova de chocolate também possui em sua fórmula proteína da seda e a queratina líquida, responsáveis por manter a estrutura da fibra capilar; cafeína, que, junto com o cacau, favorecem uma maior nutrição dos fios; além da substância alisadora, chamada de tioglicolato de amônia. Esta última possui entre as suas vantagens a de alisar os cabelos tanto quanto o formol, mas sem danificá-los da mesma forma.

É por isso que os seus efeitos são considerados mais leves e que menos causam alergias nas mulheres que realizam o procedimento, uma que vez que podem alisar as madeixas sem agredir muito os fios ou o couro cabeludo.

Quais são os seus benefícios?

  • Fornece mais brilho aos cabelos;
  • Alisa os fios, reduzindo o volume e o frizz;
  • Deixa os cabelos mais macios e sedosos;
  • Reconstrói a estrutura capilar, eliminando todos os danos por fatores externos ou outros processos químicos;
  • Elimina o efeito ressecado dos fios;
  • Acelera o crescimento dos cabelos, devido ao alto teor de vitamina A;
  • Deixa um cheiro gosto e doce de chocolate nos fios.

Como fazer – Passo a passo

escova-de-chocolate-como-fazer

Agora que você já conhece como funciona a escova de chocolate e quais são os seus benefícios aos cabelos, fique de olho no passo a passo para aprender a fazê-la em casa e obter os mesmos resultados do salão de beleza! Neste caso, você já deve ter em mãos o produto comprado em uma loja de cosméticos ou farmácia. Vamos lá?

Passo 1: Lave os cabelos com um shampoo anti-resíduos (se preferir, aplique o produto até 3 vezes nos fios) e seque bem com uma toalha. Ele ajudará a abrir as cutículas capilares para melhor absorver os produtos.

Passo 2: Em seguida, divida os cabelos em mechas finas e comece a aplicar o produto com a ajuda de um pincel, seguindo da raiz até as pontas.

Passo 3: Aguarde por 10 minutos até que o produto seja absorvido pelos fios.

Passo 4: Depois desse tempo, comece a fazer a sua escova com a ajuda de um secador. Capriche, pois este será o pilar principal para deixar os seus cabelos bem lisos.

Passo 5: Após terminar a escova em todo o cabelo, divida-o novamente em mechas e comece a passar a chapinha em uma por uma.

Passo 6: Por último, aplique um óleo finalizador para fechar (selar) as cutículas dos fios que foram abertas pelo shampoo anti-resíduos, que você usou no começo do processo. Está pronta!

Quanto tempo demora para aplicar?

O procedimento que ensinamos acima demora em torno de 2 horas para fazer a aplicação em todo o cabelo. No entanto, esse tempo pode variar conforme o tamanho e volume das suas madeixas.

Quando posso fazer a primeira lavagem?

A primeira lavagem após fazer a escova de chocolate deve ser feita após 3 dias. Antes disso, não é recomendado retirar o produto dos fios, uma vez que ele é capaz de abrir as cutículas capilares e fechá-las apenas 72 horas depois, podendo trazer danos às madeixas se for retirado antes desse período.

Cuidados necessários após a aplicação

Lembre-se sempre que, mesmo sendo menos danosa aos cabelos, a escova de chocolate ainda é um procedimento químico e, portanto, necessita de alguns cuidados especiais após a sua aplicação. Faça hidratações profundas a cada semana e cauterizações mensais para evitar o ressecamento e quebra dos fios.

Além disso, é recomendado evitar piscina, mar e exposição excessiva ao sol durante o período. Com os cuidados necessários, você conseguirá manter a sua escova de chocolate por muito mais tempo, com cabelos lisos, bem alinhados e hidratados.

escova-de-chocolate-preco

Quanto tempo dura a escova de chocolate?

A resposta para essa pergunta vai depender muito dos cuidados e produtos que você utilizar para fazer a sua escova de chocolate. No entanto, ela costuma durar, em média, 2 meses. Por isso, ela é ideal para mulheres que desejam ficar com os cabelos lisos por muito mais tempo.

Escova de chocolate tem formol?

Não é muito comum, mas em alguns casos é possível encontrar marcas que incorporam o formol à composição da escova de chocolate. Neste caso, você deve verificar se a quantidade está de acordo com a estipulada pela Anvisa, que é de 0,2%. Se houver uma quantidade maior que isso, opte por comprar uma escova de chocolate sem a presença da substância, que é a original e não traz males à saúde.

Leia também: Saiba tudo sobre a escova progressiva sem formol

Contraindicações

A escova de chocolate não é indicada para mulheres com cabelos crespos ou afros, uma vez que o alisamento não é 100%, ou que tenham problemas de seborreias ou dermatites seborreicas, como a caspa, uma vez que o produto pode aumentar a produção de óleo pelo couro cabeludo.

Onde comprar?

Os produtos para fazer a escova de chocolate podem ser encontrados em qualquer loja de cosméticos e até mesmo farmácias.

Preço

O valor da escova de chocolate vai depender da linha de produtos que você comprar e do salão de beleza que for fazer o procedimento (no caso de quem não pretende fazer em casa). Em geral, o preço médio varia entre R$ 150 e R$ 300.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Raiane

/* ]]> */