Cabelos

Escova de leite: como fazer? Quais os benefícios?

A escova de leite é a nova queridinha das blogueiras quando o assunto é alisamento caseiro. Você já fez? Já ouviu falar?

De tempos em tempos – e esses tempos estão cada vez mais curtos – aparece na internet alguma novidade sobre técnicas caseiras para tratar os cabelos. A escova de leite é a novidade da vez.

Não que seja uma tremenda novidade porque a gente sabe que muitas meninas já usavam esse truque antes dele ser famoso na web. Fora isso, a milkform, nome em inglês da escova de leite, foi lançada aqui no Brasil na Beauty Fair de 2006, mas agora é que ela está bombando entre as descoladas.

Benefícios do leite

Que o leite é uma das melhores fontes de cálcio que se pode encontrar todo mundo já sabe. Isso faz com que ele seja um produto bastante consumido por pessoas de todas as idades em todas as partes do mundo.

O cálcio atua no corpo humano principalmente fortalecendo ossos e músculos e contribuindo com algumas funções sanguíneas. Seu consumo é indispensável para a nossa saúde.

Mas o cálcio também é responsável pela manutenção de nossas unhas e cabelos. Por isso é tão importante para a sua beleza manter um consumo adequado desse que é considerado o mais importante dos minerais.

Suas propriedades já são aproveitadas na indústria cosmética em diversos produtos, principalmente produtos para cabelo, o que você está esperando para aproveitar em casa também?

A onda do liso absoluto

A gente conhece bem o charme e o poder de um cabelo cacheado, mas não tem jeito, a moda é mesmo ter os cabelos bem lisinhos.

Quem tem os cabelos naturalmente lisos não abre mão de técnicas para conservá-los assim. E quem tem os cabelos ondulados ou cacheados está sempre em busca de formas de alisar suas madeixas.

A escova de leite é um método muito mais simples do que você imagina e quem já fez jura que funciona.

Entre tantas técnicas tão agressivas, a escova de leite surgiu como uma opção e uma alternativa para obter cabelos lisos e brilhantes sem entupir seus fios – e seu corpo – de químicas.

Mas por que o cálcio alisa?

O que enrola seu cabelo é uma cadeia de alfa-queratinas que possuem partículas de enxofre. Quando essas partículas de enxofre se encontram, elas “repuxam” a cadeia de alfa-queratinas.

Quanto mais encontros de partículas de enxofre acontecerem nos seus fios, mais ele enrola.

O cálcio aos poucos afasta essas partículas de enxofre, o que faz com que seus fios estiquem.

Mas vamos parar de teoria e partir para a prática logo!

Como fazer uma escova de leite

Fazer uma escova de leite é tão simples que você vai querer parar de ler e ir agora mesmo colocar em prática!

O que você vai precisar?

  • Um pente de dentes largos;
  • Um borrifador;
  • Meia xícara de chá de leite.

Espera, não tá faltando coisa? Não! É só isso mesmo. O segredo do sucesso está na aplicação.

É importante que seus fios estejam secos e limpos. Use o pente de dentes largos para desembaraçar os fios.

Coloque o leite no borrifador. Borrife nos cabelos e depois vá passando o pente de dentes largos para ajudar a espalhar o leite por todos os fios.

Quando seus cabelos estiverem bem molhados, pare a aplicação e deixe agir por vinte minutos.

O ideal é não prender, deixar o leite agir com os cabelos soltos.

Depois de 20 minutos, enxague. Seque com secador, se possível fazendo uma escova. Finalize sua escova de leite com a chapinha.

O cabelo fica liso na primeira aplicação?

Não pense que você vai ficar com os fios naquele liso escorrido dos sonhos logo na primeira aplicação.

O que vai levar sua escova de leite ao sucesso é a repetição do processo. Na primeira aplicação você vai sentir os fios mais soltos e brilhantes.

Conforme você for repetindo a escova de leite, os resultados ficarão mais visíveis. E mesmo depois que você chegar ao seu objetivo, você não deve deixar de fazer sua escova de leite pelo menos uma vez por semana.

Contraindicações da escova de leite

A escova de leite tem alguma contraindicação?

Como não se trata de um processo químico, a escova de leite não tem contraindicações do ponto de vista da sua saúde.

A escova de leite pode ser feita por grávidas, lactantes, pessoas em tratamento médico de qualquer problema de saúde – até as intolerantes à lactose podem sem medo.

Cabelos descoloridos, com luzes, com algum tipo de alisamento a escova de leite não tem nenhuma restrição.

O único problema que a escova de leite pode causar é caso você use tintura no cabelo. Algumas tinturas podem manchar em contato com o leite por causa dos produtos que são adicionados para conservar o leite.

Quais os possíveis danos que a escova de leite pode causar?

A escova de leite não trás nenhum tipo de dano aos seus cabelos, exceto nesse caso da tintura, que o contato do leite pode manchar o cabelo.

Fora isso, não existe nenhum risco de danos aos seus fios. Seu cabelo não vai ressecar, não vai cair, não vai queimar, não vai dar nenhum problema mesmo que você tenha alguma química mais forte no cabelo.

Conclusão

A escova de leite é uma excelente alternativa para quem quer fazer um tratamento natural nos fios e obter um resultado digno de modelo de comercial de shampoo.

Além de todos os benefícios que nós já listamos, o leite ainda vai hidratar seus cabelos e deixá-los mais macios.

O ideal é que você repita esse processo pelo menos duas vezes por semana até conseguir que o cálcio atue sobre o enxofre e seus fios fiquem do jeito que você quer.

Depois de algumas aplicações da escova de leite você vai sentir a diferença nos seus fios e no seu bolso, afinal a economia com gastos no salão vai ser bem significativa.

Agora que você já conhece essa maravilha de tratamento para os cabelos, coloque em prática o que você aprendeu aqui e depois nos mostre o resultado.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.