Cabelos

Escova de maçã: o que é? Quais os benefícios e cuidados?

Quando surgiu a escova de maçã?

Depois que a escova progressiva a base de formol viu sua fama desabar por causa de um dos seus parças, formol, que é bem hostil a saúde quando aplicado em excesso ou erroneamente (queda de cabelo, ardência dos olhos, queimadura, descamação do couro cabeludo, dor de cabeça, enjoo, tosse, desmaio) que provocou ocorrências gravíssimas de pessoas indo a óbito e que gerou grande repercussão na imprensa anos atrás, obrigando a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinar que esse produto químico se reduzisse a no máximo 0,2% na fórmula utilizada.

Mas não teve jeito. O impacto foi muito forte, as pessoas começaram a ter receios de se submeter a esse procedimento estético, não sem razão, afinal, estamos falando de saúde, da vida das pessoas, passando a evitá-lo ou no mínimo diminuir a frequência de sua aplicação.

Claro que isso não era um bom cenário para os salões de beleza e de toda cadeia empreendedora que atua nesse segmento, pois significava queda na atividade comercial, mas também não era positivo para as mulheres, especialmente daquelas que queriam mudança de visual, mas nutriam justificados receios de promover mudanças estéticas por meio dos alisamentos de progressivas.

Para contornar esse problema, o mundo da beleza se uniu ao pessoal da ciência, especificamente a dos químicos, junto com a galera de tecnologia para elaborar alternativas a escova progressiva a base de formol. Foi quando surgiram diversas escovas com essa proposta: escova de aminoácidos, de morango, de chocolate, de açúcar e escova de maçã.

O post de hoje do TudoEla vai explicar direitinho o que significa escova de maçã, qual o seu diferencial, benefícios e os cuidados que exige.

Saiba mais sobre escova de maçã a seguir.



Mas por que a maçã?

A escova de maçã, como dito, foi mais uma solução que veio na esteira das tentativas de fornecer um produto que escapasse o máximo possível do terror do formol e que gerasse resultado idêntico ou semelhante.

Essa escova tem como principal substância presente em sua composição a base de células-tronco da maçã ao invés de produtos químicos mais agressivos como o formol.

A maçã é rica em vitaminas e sais minerais. Vejamos quais.

Vitaminas:

  • Vitaminas A;
  • Vitaminas C;
  • Vitaminas E;
  • Vitaminas B1;
  • Vitaminas B2;
  • Niacina;
  • Pectina.

Minerais:

  • Fósforo;
  • Enxofre;
  • Magnésio;
  • Potássio;
  • Ferro.

A maçã é privilegiada com antioxidantes e substâncias de flavonoides e ácido málico.

Esse agrupamento de vitaminas, minerais, antioxidantes, flavonoides, ácido málico, misturado com um extrato emoliente derivado do amido de milho tem como efeito no cabelo a redução do volume, o alisamento dos fios e a total libertação do frizz.

O Bio adesivo da escova de maçã garante que os fios fiquem lisos por mais tempo por agir como uma película protetora ante o sol e as condições climáticas.

Como aplicar a escova de maçã?

De frente ao espelho, sozinha, de olhos vendados ou com o auxílio da dona Tetéia do 51, a quitandeira. Não, né, miga, nem pense em uma coisa dessas. Qualquer escova progressiva que for aplicar nas suas lindas madeixas esvoaçantes devem ser feitas por um profissional experiente e em um local adequado. Ou vai arriscar ficar com um cabelo todo zoado, quebradiço, com pontas duplas e ainda sofre reações adversas no organismo?

Encontrando um profissional de confiança e marcando o horário, o procedimento no salão será, ou deverá ser, o seguinte:

  1. Encharcar o cabelo, lavá-lo e lavá-lo com um xampu, mas não pode ser um xampu qualquer que você encontra em promoção no mercadinho da Brotinho do 72, prima da Tetéia, mas um xampu específico, antirresíduo;
  2. Depois irá passar o secador para eliminar ao menos 80% da umidade;
  3. O próximo passo é pegar um fluído com aminoácidos (moléculas orgânicas essenciais para a produção de proteínas em um organismo vivo; são os responsáveis por manter a estrutura e o brilho do cabelo) e extrato de maçã e borrifar no cabelo hidratado;
  4. Superada essa etapa, será o momento de pegar o gel, um creme de aspecto fluído, para passar no cabelo, mas não antes de dividir as madeixas em mechas. O creme é espalhado com um pente.

O tempo gasto pode variar de 1 a 3 horas. E por que há tamanha variação? Porque depende do cabelo a receber a escova de maçã, quanto maior, maior a escala de gel a se passar, maior o tempo para secagem.

Quanto tempo dura o resultado e é indicado para qual tipo de cabelo?

O efeito da escova de maçã tem duração mínima de 20 dias. A ampliação desse tempo dependerá do tipo de cabelo e dos cuidados, da hidratação de cada um.

A boa notícia proporcionada pela escova de maçã é que, por se tratar de um produto sem aditivos químicos agressivos, não há restrição de uso. É compatível com qualquer tipo de cabelo.

Cuidados após escova de maçã

Essas dicas, recomendações, valem para progressivas, alisamentos de modo em geral, não só para a escova de maçã:

O principal segredo é: hidratação. Faça semanalmente usando produtos que contenham lanolina, aloe, vera, pantenol, ceramidas e proteínas da seda, pois cuidarão de manter a umidade natural dos fios;

Nunca passe o secador sem o protetor térmico. Essa media impede que as cutículas do cabelo se abram, ocorrência que retira mais rapidamente os produtos da escova de maçã.

Evite xampus de limpeza profunda, antirresíduos, transparentes, já que suas ações de “detergente” aceleram a retirada das substâncias da escova de maçã;

Não lave o cabelo todos os dias. Esse hábito ajuda a extrair os componentes da fórmula da escova de maçã de modo precoce.

Também nada de pintar o cabelo logo depois da escova de maçã. Progressiva, alisamento exige muito dos fios, os desgastam, o tornam frágeis. Intercalar outro tratamento que também cobra o seu preço da força dos fios aumenta e muito o risco de torná-los quebradiços.

Considerações finais

A escova de maçã é uma alternativa a escova progressiva de formol que veio na esteira de outras tantas para propor soluções mais seguras e de efeitos idênticos e semelhantes. Seu princípio ativo é a base de células-tronco da maçã, fruta que contém vitaminas, minerais e antioxidantes que, misturadas a um extrato emoliente derivado do amido de milho, têm como efeito no cabelo a redução de volume, alisamento prolongado e retirada do frizz.

Gostou do conteúdo? Curta, compartilhe, opine. Sua opinião é muito importante para nós.

Leia mais de nossa sessão de beleza.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */