Beleza Cabelos

Escova de mel: a progressiva que alisa, tira o frizz e adocica o visual

Fios danificados nunca mais! Os alisamentos químicos à base de formol agora são página virada na vida das adeptas aos cabelos alisados. Depois que o ativo foi proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), vários outros tipos de escovas progressivas passaram a apostar em ingredientes mais naturais para conseguir o efeito “escorrido” e “espelhado”, como é o caso dos procedimentos com sabores ou aromas.

Dentre eles estão as famosas escova de morangoescova de carameloescova de chocolateescova de chocolate brancoescova de quiabo e escova de açúcar, que viraram as favoritas nos salões de beleza por todo o Brasil. Isso porque, além de alisar os fios, elas também têm o papel fundamental de tratar as nossas madeixas, tornando-as mais hidratadas e sem danificar os fios. E, seguindo a nossa série de escovas progressivas com sabores e cheirinhos maravilhosos, no artigo de hoje você vai conhecer melhor também a escova de mel.

Por ser rico em minerais, proteínas e açúcares, o mel agora também pode ser utilizado no seu dia a dia como um grande aliado da beleza e saúde dos seus cabelos, graças às suas propriedades hidratantes e calmantes. Portanto, além de tornar qualquer dieta mais saudável, esse poderoso ingrediente também pode ajudar a deixar os fios mais lisos e com movimento.

A escova de mel é mais recomendada para quem deseja combater o frizz e controlar o volume excessivo dos fios. A ideia é dar uma repaginada no visual, mas sem perder a naturalidade dos fios ou danificá-los. Quer saber mais sobre como fazer escova de mel? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse post!

Benefícios

escova de mel é rica em proteínas, açúcares e minerais, que ajudam a remover o excesso de volume do cabelo e o frizz, dois dos problemas mais reclamados por mulheres, especialmente no caso de quem sofre com fios ressecados e danificados pelas agressões do dia a dia e, também, pelo uso de secador, chapinha, babyliss ou procedimentos químicos.

Com propriedades que oferecem um poder revigorante e nutritivo aos fios, a escova de mel também hidrata e dá brilho nos fios. Já as vitaminas presentes na formulação desse procedimento químico, como é o caso da queratina hidrolisada com proteínas do trigo, auxiliam na reconstrução da fibra capilar, enquanto o silicone atua selando (fechando) as cutículas e amaciando os fios.

Com todos esses benefícios, o resultado é de um cabelo ultraliso, macio e brilhosos, mas sem aquele efeito “esticado” demais. Além disso, outra vantagem do procedimento é a redução daqueles incômodos fiozinhos arrepiados no alto da cabeça, que nós conhecemos como frizz.

Quem pode fazer?

A escova de mel é bastante democrática e, portanto, pode ser feita em todos os tipos de cabelo, inclusive quimicamente tratados. Porém, cabeleireiros indicam o procedimento mais comumente para quem tem fios levemente ondulados, com frizz e volume excessivo, já que ele ajudará a driblar o volume do cabelo aos poucos e, com isso, facilitar a modelagem no dia a dia.

Como fazer escova de mel? Confira passo a passo

Agora que você já sabe tudo sobre a escova de mel, chegou a hora de aprender como fazer o procedimento nos fios. Então, anote aí o passo a passo que nós vamos ensinar a seguir para não errar.

Ah! Não se esqueça de ter o produto em mãos, que pode ser comprado em qualquer loja de cosméticos do país, inclusive pela internet. Todo o processo de aplicação dura cerca de uma hora e meia. Mãos à obra!

Passo 1: Primeiro, é feita uma massagem com mel puro nos fios. Em seguida, o cabelo é lavado com um shampoo antirresíduos para remover os resíduos acumulados no couro cabeludo e fios.

Passo 2:Depois, você deve secar o cabelo com a ajuda de um secador e, em seguida, aplique o produto da escova progressiva. Aguarde entre 15 a 30 minutos, conforme o recomendado na embalagem.

Passo 3: Enquanto o produto age nos fios, ou seja, sem enxaguar, faça uma escova com o secador e passe a chapinha, mecha por mecha.

Passo 4: Prontinho! Agora, é só sair por aí desfilando com os seus fios lisinhos e soltos.

Quanto tempo dura no cabelo?

O procedimento pode durar entre 30 a 45 dias nos fios, o que vai depender dos cuidados que você terá com eles após a aplicação, como os que eu vou mostrar a seguir. Os retoques podem ser feitos acada dois meses, o que também varia de cabelo para cabelo.

Cuidados após a aplicação

Para que o produto usado na escova de mel permaneça nos fios por mais tempo serão necessários alguns cuidados, tais como:

  • O primeiro deles é ficar sem lavar o cabelo após a aplicação por, pelo menos, três dias.
  • Durante esse tempo, o ideal é deixar os cabelos soltos, para evitar que os fios fiquem marcados.
  • Outro truque para prolongar o efeito do procedimento no cabelo é ficar sem aplicar tintura ou cortar os fios por, pelo menos, dois dias após a aplicação, o que ajudará na melhor aderência dos produtos.
  • Lavar o cabelo em dias alternados também pode ajudar a manter os produtos nos fios por mais tempo, já que eles costumam sair com as lavagens.
  • Também é recomendado usar um shampoo antirresíduos após a aplicação da escova de mel, assim como de qualquer outra progressiva.
  • Secador e chapinha também devem ter o seu uso reduzido, uma vez que o calor desses aparelhos pode queimar os fios e enfraquecer a fibra capilar, podendo deixar o cabelo ressecado após o procedimento.
  • Além disso, o ideal é aplicar um bom protetor térmico antes de usar qualquer um desses aparelhos para proteger os fios dos danos causados pela alta temperatura deles.

Onde comprar e preço

O preço da escova de mel varia entre R$ 70 e R$ 150, o que vai depender do comprimento e textura dos seus fios. Isso para quem vai fazer o procedimento no salão de beleza, sendo que o valor inclui a mão de obra do profissional e preço de região para região.

E aí? Gostou de saber mais sobre a escova de mel? Então, compartilhe esse artigo nas suas redes sociais para que outras pessoas também conheçam esse procedimento!

Até a próxima…

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */