Beleza Cabelos

Escova de morango: conheça a progressiva que alisa o cabelo sem formol

Já faz um tempo que sair do chuveiro, piscina ou mar com os cabelos nas alturas deixou de ser um problema para as mulheres, graças ao surgimento das famosas escovas progressivas. No entanto, depois de especialistas alertarem para os riscos do formol, principal ativo químico usado nesses alisamentos químicos, muita gente ficou com a orelha em pé na hora de ir até um salão de beleza para apostar em procedimentos que ajudam a driblar o volume e promover o efeito liso dos fios.

Mas não se desespere! Se você também é adepta aos alisamentos químicos, a boa notícia é que, depois de ouvir a choradeira de várias mulheres que não aguentam mais queimar as madeixas com o secador toda semana, vários hairstylists e cabeleireiros decidiram recorrer à fórmulas mais naturais que visam garantir o mesmo efeito das escovas progressivas, mas sem prejudicar a saúde capilar. É o caso das escovas progressivas com sabores, que viraram sucesso no Brasil e no mundo depois ajudarem a alisar, ao mesmo tempo em que tratam e deixam um cheirinho maravilhoso nos nossos fios.

Algumas delas você já conheceu aqui no blog, como é o caso da escova de chocolate e escova de chocolate branco. No nosso artigo de hoje, você vai conhecer a escova de morango, que chegou para adocicar ainda mais o mercado de beleza e com um cardápio de dar água na boca para quem gosta de experimentar novidades. Sem formol em sua composição, esse tipo de alisamento mais natural conta apenas com nutrientes, como vitamina C, lipídios, proteínas da seda, queratina e minerais, que ajudam a alisar as madeixas enquanto tratam os fios.

Quer saber como fazer escova de morango e quais os seus benefícios para o cabelo? Então, continue de olho nos próximos parágrafos que eu te conto tudo!

Veja também:

O que é a escova de morango?

escova de morango é um tipo de escova progressiva que visa alisar o cabelo, sem agredir os fios. Para isso, ela não contém formol em sua composição e conta com nutrientes essenciais à saúde da fibra capilar, como vitamina C, proteínas da seda, lipídios, minerais e queratina, que tornam o procedimento bem menos abrasivo se comparado a outros tipos de alisamento e, portanto, não resseca ou danifica os fios.



Esse tratamento é recomendado principalmente para mulheres que desejam controlar o volume do cabelo. A seiva de morango, que contém excelentes quantidades de vitamina C e queratina, funciona como uma película protetora e para preenchimento das falhas no couro cabeludo causadas por agentes externos ou deficiência de nutrientes no organismo. Enquanto isso, as proteínas da seda, minerais e lipídios encontrados na escova de morango ajudam a prevenir o ressecamento, revitalizar e nutrir os fios.

Portanto, por se tratar de um procedimento 100% natural, o alisamento com morango é indicado para todos os tipos de cabelo e não possui nenhuma contraindicação. O resultado é de fios mais macios, fortes, maleáveis, brilhosos e volume e frizz controlados.

Quem pode fazer?

A escova de morango pode ser feita em todos os tipos capilares, mesmo aqueles com químicas nos fios. No entanto, ela é mais indicada para quem está com o cabelo armado, com volume descontrolado e com muito frizz, dois dos problemas mais comuns em fios com aspecto ressecado. Além disso, o tratamento trará melhores resultados na redução do volume em cabelos ondulados.

Quem tem cabelos cacheados ou crespos não conseguirá eliminar os cachos ou deixar os fios totalmente lisos com esse procedimento, uma vez que ele não traz ativos químicos em sua composição, como formol, tioglicolato de amônia ou guanidina e, portanto, é mais suave que outros tipos de alisamentos químicos.

Como fazer escova de morango? Veja passo a passo

Depois de descobrir todos os benefícios da escova de morango para o cabelo, chegou a hora de descobrir como o procedimento é feito no salão de beleza. Depois de ver o passo a passo a seguir, fique atenta para que o profissional que fará o seu alisamento siga fielmente as etapas que vou mostrar abaixo, ok? O cuidado será essencial para conseguir o efeito liso desejado, sem agredir a saúde da fibra capilar. Confira:

Passo 1: A primeira coisa que o cabeleireiro deverá fazer é lavar o cabelo com um shampoo de limpeza profunda ou antirresíduos, que terá a função de abrir as cutículas dos fios para a melhor penetração dos produtos usados no tratamento e, portanto, melhores resultados.

Passo 2: Depois disso, ele deverá usar um secador para deixar os fios úmidos para a aplicação do produto de queratina e extrato de morango.

Passo 3: Em seguida, o profissional fará outro enxágue para, então, aplicar a máscara de morango. Para isso, o cabelo será dividido em mechas para facilitar a aplicação do produto em toda a extensão dos fios.

Passo 4: Sem enxaguar, será feita uma escova no cabelo com o secador, seguida de chapinha para selar as cutículas dos fios e deixar o efeito liso ainda mais perfeito.

Passo 5: Terminado o procedimento, você deverá ficar 72 horas sem lavar os cabelos e sem prendê-los também para fixar os produtos por mais tempo nos fios.

Quando devo fazer os retoques?

A manutenção da raiz que irá crescer depois da aplicação da escova de morango deverá ser feita, pelo menos, a cada três meses para manter o visual liso sempre bonito. Para prolongar os resultados do tratamento e reduzir o tempo entre os retoques, a dica é evitar o uso de shampoos adstringentes (antirresíduos ou de limpeza profunda), piscinas e banhos de mar, além da exposição solar sem um protetor solar para cabelo.

Preço

O custo para fazer a escova de morango varia entre R$ 100 e R$ 250, dependendo do tamanho e textura do cabelo, além de variar conforme a região onde você mora, salão de beleza e preço da mão de obra do profissional que irá realizar o procedimento nos seus fios.

E aí? Gostou de saber um pouco mais sobre a escova de morango? Então, que tal compartilhar esse artigo nas suas redes sociais para que as suas amigas também conheçam essa novidade?

Até a próxima!

Sobre o autor

Raiane

/* ]]> */