Recomendados para você
Beleza Cabelos

Escova de óleo de Argan: o que é? Para que serve? Benefícios

Provavelmente você já deve ter ouvido falar dos benefícios do óleo de Argan para a pele e os cabelos. Mas e a escova de óleo de Argan e seus benefícios? Fique por dentro de mais um revolucionário tratamento de alisamento dos cabelos! Acompanhe!

Óleo de Argan e seus benefícios

O óleo de Agan, com propriedades anti-inflamatória, antioxidantes, hidratante e cicatrizante, é muito utilizado seja na alimentação como para cuidar da pele, cabelos e unhas.

Extraído das nozes da árvore de origem marroquina chamada Argania spinosa, o óleo já era utilizado há milhares de anos no Marrocos para cuidar da saúde em geral.

Óleo de Argan para os cabelos

Antes de falarmos sobre a escova de óleo de Argan, conheça alguns dos benefícios do óleo para os cabelos que vem sendo muito utilizado atualmente para hidratações capilares, tanto em sua forma pura como na composição de cosméticos juntamente com outras substâncias.

  • Fortalece e auxilia no crescimento;
  • Hidrata profundamente;
  • Melhora a elasticidade e o movimento natural dos fios;
  • Combate a queda;
  • Trata os fios tingidos;
  • Previne as pontas duplas;
  • Proteger dos raios UV;
  • Elimina o frizz;
  • Melhora a saúde do couro cabeludo.

Escova progressiva tradicional e Escova de óleo de Argan

Existem algumas dúvidas sobre a diferença entre a escova progressiva tradicional e a escova de óleo de Argan que podem ser esclarecidas com poucas palavras: a composição do produto usado. A escova progressiva tradicional tem por base o formol (mesmo que com outro nome) e substâncias hidratantes.

Já a escova de óleo de Argan tem como principal composto o óleo de Argan, fonte de ácidos graxos essenciais como ômega 3 e 9, que hidratam, reduzem o frizz e o volume e previnem as pontas duplas.

Ele também contém vitaminas A, D, e E, substâncias como polifenol e carotenoide com propriedades antioxidante e regeneradora, que proporcionam brilho e elasticidade aos cabelos, além proteger os fios de altas temperaturas e prolongar a cor da tintura.

Segundo os fabricantes, os produtos utilizados na escova de óleo de Argan não possuem formol em sua composição.

Esse é um ponto que deve ser analisado com cautela! Por mais que o óleo de Argan seja fonte de nutrientes importantes para a saúde dos cabelos, ele, por si só, não tem o poder de transformar cabelos crespos em lisos.

Ácido glioxílico: o que é?

Assim como outros produtos químicos utilizados para a escova progressiva, juntamente com outros produtos geralmente com propriedades hidratantes como o pantenol, óleo de Argan, queratina, óleo de macadâmia, entre outros, o ácido glioxílico é o responsável pelo alisamento por ter a função de ajustar o pH com efeito tamponante, ou seja, faz com que o cabelo resista a mudança de pH.

O ácido glioxílico quando aquecido libera o ácido formilfórmico, mesmo que em teores muito baixos. Ou seja, o produto não possui formol, mas libera formol quando submetido a altas temperaturas.

Segundo especialistas, o teor de ácido glioxílico é tão reduzido que não oferece danos aos cabelos e nem prejuízos à saúde.

No entanto, é necessário verificar se o produto contém o selo da ANVISA, que só permite que os produtos para os cabelos contenham, no máximo, 0,2% do ácido glioxílico em sua fórmula.

Assim, é extremamente importante atentar para a qualidade e a procedência do produto lembrando que o óleo de Argan é bastante raro e seu custo bem elevado. Por isso, desconfie de produtos com preços muito baixos por, provavelmente, conterem outros óleos em sua composição.

Quer pode fazer a escova de óleo de Argan?

A princípio, a escova de óleo de Argan pode ser utilizada em todos os tipos de cabelos. Porém, existe a necessidade de fazer o teste da mecha para ter a certeza que não ocorrerá uma reação alérgica que pode causar danos aos fios e ser prejudicial à saúde.

O teste da mecha é simples e deve ser realizado para todas as químicas, independentemente do propósito ser o alisamento ou outro procedimento.

O ideal é fazer o teste da mecha na parte de trás da cabeça e sob os cabelos. Não havendo reação alérgica, a escova de óleo de Argan está liberada!

A escova de óleo de Argan pode ser comparada, em termos de resultados, com a escova progressiva tradicional. Ou seja, quanto mais vezes o tratamento for repetido, mais liso os cabelos ficarão.

Resultados da escova de óleo de Argan para os cabelos

A escova de óleo de Argan não faz mágica, mas traz excelentes resultados.

Se os cabelos forem crespos ou cacheados, o tratamento será muito eficaz para reduzir o volume e o frizz, proporcionar muito brilho e maciez. Porém, sem alisar os cabelos. Já em cabelos lisos ou ondulados é bastante eficaz para combater o frizz, manter os fios alinhados, macios e brilhantes.

Uma dúvida frequente é se a escova de óleo de Argan deixa os cabelos oleosos. A resposta é não. Qualquer escova progressiva possui ativos que podem estimular as glândulas sebáceas a produzirem mais óleo, o que pode aparentar uma maior oleosidade dos fios.

Qual é a duração da escova de óleo de Argan?

A duração média da escova de Argan é entre dois e três meses, dependendo do tipo de cabelo e dos cuidados após o procedimento. Diferentemente de outras escovas, os cuidados pós- tratamento são simples, bastando evitar lavagens excessivas (como em qualquer outra química) e utilizar produtos específicos para cabelos quimicamente tratados.

Dá para fazer a escova de óleo Argan em casa?

O processo da escova de óleo de Argan é simples e pode ser feito em casa sem problema algum!

O mercado disponibiliza kits com todos os materiais necessários como xampu, produto com a química e para pós-tratamento. Acompanhe o passo-a-passo!

  1. Lavar os cabelos por três vezes com o xampu;
  2. Dividir o cabelo em mechas;
  3. Aplicar o produto em cada mecha e retirar o excesso com um pente fino;
  4. Deixar agir por 30 min;
  5. Com o auxilio do pente fino, desembaraçar os fios;
  6. Utilizar a prancha a 170°C;
  7. Dividir novamente em mechas e aplicar o bálsamo;
  8. Enxaguar para retirar o produto;
  9. Secar com secador e escovar os fios para garantir o efeito chapado.

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */