Beleza Cabelos

Escova de quiabo: saiba os benefícios e como fazer no seu cabelo

Cuidar dos cabelos está entre as tarefas que nós mulheres mais amamos fazer no dia a dia. Afinal, eles são a moldura do rosto e um símbolo de feminilidade, podendo dizer muito sobre a nossa personalidade e o quanto estamos satisfeitas com ela quando estão saudáveis e bonitos.

Por isso, a rotina de beleza para deixar as madeixas com a nossa cara inclui tratamentos e produtos, sejam estes naturais ou químicos, que visam devolver o brilho e maciez dos fios perdidos durante a correria do dia a dia.

Dentre esses tratamentos está a famosa escova progressiva, que é amplamente utilizada por mulheres que não gostam ou não conseguem domar os seus cabelos cacheados ou crespos e que, por esta razão, buscam maneiras de alisá-los para facilitar a rotina corrida.

No entanto, quando o assunto é alisamento capilar, o que não faltam são escovas progressivas com diversos ingredientes que prometem deixar os fios lisos e disciplinados, com aparência natural e sem danificar a fibra capilar, o que acaba deixando a mulherada na dúvida na hora de escolher a melhor opção para tratar os seus fios.

Neste sentido, uma novidade que chegou recentemente ao mercado de beleza e que está fazendo o maior sucesso é a Escova de Quiabo. É isso mesmo! Ela existe e, apesar de parecer muito estranho a princípio, o procedimento é altamente benéfico à saúde capilar, podendo não somente alisar as madeixas como também deixá-las macias e muito mais brilhosas.

Quer saber mais sobre a Escova de Quiabo e como fazê-la no seu cabelo? Então, continue lendo esse artigo e conheça tudo sobre essa novidade!

O que é a Escova de Quiabo?

A Escova de Quiabo ou Escova Inteligente de Quiabo nada mais é que um tipo de escova progressiva que visa alisar os cabelos, reduzindo o volume dos fios e deixando-os mais macios e brilhosos ao mesmo tempo.

A principal diferença desse procedimento para as demais versões de escovas progressivas está no fato de esta não possuir formol – substância prejudicial à saúde capilar – em sua composição, mas sim uma substância chamada carbocisteína.

Para quem não sabe, a carbocisteína se trata de um tipo de aminoácido, substância natural que já é presente na nossa fibra capilar, que é capaz de quebrar as ligações de enxofre dos cabelos – as responsáveis pelo formato dos fios -, deixando-os maleáveis e prontos para serem moldados em outro design, sem prejudicar ou danificar as madeixas.

Ela passou a compor alguns produtos de alisamento depois que o uso do formol foi proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), tornando-se uma alternativa mais saudável e benéfica aos cabelos – e à saúde em geral, inclusive.

Além disso, o quiabo, por si só, é um alimento que faz muito bem às nossas madeixas. Rico em nutrientes essenciais à saúde capilar, como as vitaminas A, B, C, E e K, além de minerais como ferro, cálcio, magnésio, zinco e potássio, e altas quantidades de fibras mucilaginosas, até mesmo a aplicação direta da sua “baba” nos fios pode trazer mais brilho e maciez.

Por este motivo, a Escova de Quiabo é considerada tão benéfica aos cabelos, que podem ficar lisos com a ação da carbocisteína junto com as propriedades nutricionais e naturais deste poderoso alimento.

Além disso, outra vantagem do procedimento para os outros tipos de escovas progressivas é o seu tempo de aplicação, de cerca de 25 minutos, que é bem mais rápido e, portanto, deve tomar menos tempo da sua rotina quando for fazer a escova.

Benefícios

Confira, a seguir, quais são os principais benefícios da Escova de Quiabo para os cabelos:

  • Não tem formol na composição, mas carbocisteína (substância alisante benéfica para a saúde dos cabelos).
  • Hidrata e oferece muito mais brilho ao seu cabelo;
  • Pouco tempo de espera para o produto atuar (cerca de 25 minutos);
  • Mais barato que progressivas mais conhecidas e de grandes marcas;
  • Alisa sem danificar a fibra capilar.

Como fazer a Escova de Quiabo? Veja passo a passo

Agora que você já sabe o que é a Escova de Quiabo e quais são os seus benefícios para os cabelos, chegou a hora de aprender como fazê-la passo a passo no seu cabelo.

A recomendação é para que, se você não tem muita habilidade no manuseio de produtos químicos, procure a ajuda de um profissional de beleza ou cabeleireiro para fazer a aplicação do produto e evitar riscos que possam prejudicar a saúde das suas madeixas.

Caso contrário, basta seguir o passo a passo que vamos mostrar a seguir para fazer a sua Escova de Quiabo e ostentar fios lisos, macios e brilhosos. Vale lembrar que, antes de começar o procedimento, você precisa ter em mãos o produto específico, que pode comprado em qualquer loja de cosmético perto da sua casa. Vamos começar!

Passo 1: Lavagem com shampoo antirresíduos

O primeiro passo para fazer a sua Escova de Quiabo é lavar bem os cabelos com um shampoo antirresíduos, que cuidará da remoção de todos os resíduos que possam estar nos seus cabelos e abrir as cutículas dos fios para que os nutrientes da escova penetre bem na fibra capilar, mudando a sua estrutura e nutrindo-a.

Para isso, aplique o shampoo no couro cabeludo, massageie-o bem com as pontas dos dedos e enxágue em água morna ou fria. Repita o processo quantas vezes achar necessário para deixar o cabelo bem limpinho.

Passo 2: Aplicação do produto da escova

Depois que os cabelos estiverem limpos, não precisa desembaraçá-los. Basta secar os fios com a ajuda de um secador, mas sem escovar (alisar), e dividi-los em mechas. Aplique o produto em cada uma delas e penteando com um pente fino.

Passo 3: Alinhamento

Agora sim chegou a hora de escovar (alisar) os cabelos. Esta etapa servirá para alinhar os fios e deixá-los o mais lisos possível. Para isso, utilize o secador, cuidando para não encostar o aparelho nos fios e tampouco na raiz.

Passo 4: Selamento

Depois de escovar os cabelos, é preciso fazer o selamento das cutículas dos cabelos, fechando-as para protegê-las das agressões do dia a dia. Para isso, separe o cabelo em mechas finas e comece a aplicar a chapinha, passando-a pelo menos 8 vezes em cada mecha até que elas fiquem leves e soltas. Prontinho!

Cuidados após a Escova de Quiabo

Apesar de muito mais benéfica para os cabelos do que os demais tipos de escovas progressivas, a Escova de Quiabo também exige alguns cuidados especiais com os cabelos após a aplicação do procedimento. Afinal, trata-se de um tratamento químico e, tal como todos os outros, exige um pouco mais de atenção com os fios.

O principal deles é a hidratação, que deve ser profunda e feita semanalmente – ou, pelo menos, a cada 15 dias – para evitar o ressecamento das madeixas. Além disso, é recomendado usar produtos específicos para cabelos quimicamente tratados, sejam eles shampoos, condicionadores, máscaras de tratamento, leave-ins, etc.

Evite também usar shampoos antirresíduos, pois eles possuem a função de retirar todas as substâncias químicas dos fios, inclusive as da sua Escova de Quiabo. Fique ligada!

Quanto custa a Escova de Quiabo no salão de beleza?

Para a mulherada que não é muito fã ou não tem habilidade para aplicar escovas progressivas em casa, a dica é procurar um salão de beleza para fazer a Escova de Quiabo com a ajuda de um profissional de beleza, pelo menos nas primeiras vezes.

O preço médio do procedimento varia entre R$ 89 e R$ 140, dependendo da marca do produto que utilizar, do comprimento e textura dos seus cabelos e da mão de obra do cabeleireiro. Em estabelecimentos localizados em shoppings ou áreas nobres das capitais, o valor pode ser dobrado ou até triplicado. Portanto, faça uma boa pesquisa.

E você aí? Já usou a Escova de Quiabo nos seus cabelos? Então, compartilhe!

Aproveite para ler outros artigos aqui no blog sobre escovas progressivas:

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */