Cabelos

Escova de verniz: o que é? Para que serve? Cuidados e benefícios

Você já ouviu falar sobre a escova de verniz, um tratamento revolucionário para alisar os cabelos crespos e mantê-los com brilho e maciez? Acompanhe o artigo e saiba quais os benefícios que ela proporciona!

Cada vez mais a indústria cosmética vem desenvolvendo técnicas mais modernas para alisar os cabelos sem danificá-los. Recentemente a escova de verniz vem se destacando quando a finalidade é alisar, manter o brilho e a maciez e reduzir o volume dos cabelos.

O que a escova de verniz tem de especial?

Provavelmente você já deve ter ouvido falar e até mesmo feito tratamentos para alisamento com produtos à base de formol. Proibido pela ANVISA em 2009 por trazer vários males à saúde, o formol desapareceu do mercado sendo seu uso restrito na formulação de produtos cosméticos.

Com isso, as indústrias desenvolveram novos produtos com componentes menos agressivos e que não causam irritação. Esse é um ponto a ser destacado na escova de verniz. Além de não possuir formol, os ingredientes de sua formulação são o extrato de kiwi (rico em vitaminas C e E), ácido glutâmico e extrato de pupunha, que recuperam os fios sem agredir o couro cabeludo.

Outro ponto a destacar é que além do alisamento, a escova de verniz, que sucedeu os tratamentos já conhecidos como selagem, a cauterização e a escova marroquina, não tem cheiro tão forte. Além disso, ela impermeabiliza os fios de cabelos das pontas até a raiz atuando, também, na fibra capilar. Desta maneira, a escova de verniz proporciona uma redução do volume dos cabelos, hidrata, auxilia no controle do frizz e dá brilho e maciez.

Como fazer a escova de verniz?

A escova de verniz deve ser realizada em um salão de beleza e por um profissional qualificado. Primeiramente os cabelos devem ser bem lavados com xampu anti-resíduos para eliminar qualquer resquício de produtos como condicionar e até mesmo de xampus, poluição e outros agentes químicos.

A perfeita higienização dos cabelos é fundamental para que a escova de verniz surta os resultados almejados. O fato dos fios de cabelos possuírem “barreiras” pode interferir diretamente na abertura de suas cutículas (parte externa dos fios) e impedir a absorção do produto químico.

Após a lavagem é feita a secagem dos fios com uma toalha macia, apertando suavemente apenas para retirar o excesso de água. A secagem completa é feita com o secador de cabelos com temperatura entre média à fria.

Finalmente os cabelos então preparados para receberem o produto, que deverá ser de excelente qualidade para evitar maiores problemas. Sempre lembrando que o formol está proibido. Por isso, caso ocorra irritação nos olhos ou o cheiro seja muito forte, desconfie do produto.

O profissional divide os cabelos em mechas e aplica a química em cada uma delas. Após o tempo de ação do produto, que é de aproximadamente 2 h, é feita uma escova e uma sessão de prancha para que o produto penetre nos fios e as cutículas se fechem.

Alguns profissionais optam por fazer uma hidratação a seco, um procedimento rápido, com produtos à base de extrato de gérmen de trigo, óleo de lavanda e jojoba, silicones especiais e vitamina B5 após finalizar a escova de verniz o que garante fios mais macios, leves, brilhantes e mais nutridos.

Como você pode perceber, a escova de verniz é um tratamento simples, bem mais rápido que outros similares e com a vantagem dos cabelos poderem ser lavados e presos no mesmo dia diferentemente de outros tratamentos que impossibilitam a lavagem e o uso de qualquer tipo de prendedor por até uma semana.

Quais os cuidados a serem tomados antes de fazer a escova de verniz?

Como todos os outros tratamentos capilares realizados com produtos químicos, a escova de verniz pode sim causar alergia e irritação. Por isso, o primeiro passo é realizar o teste da mecha para certificar-se que não haverá uma reação alérgica tanto do organismo como dos cabelos.

O ideal é escolher uma mecha na parte de baixo do cabelo bem escondida. Assim, no caso de uma reação alérgica, não prejudicará o visual enquanto estiver sendo tratada. Outro ponto importante é quanto à saúde geral dos cabelos.

A escova de verniz é um excelente método de alisamento e tratamento, porém, se os fios estiverem muito danificados o resultado poderá ficar comprometido. Antes de optar pela escova de verniz o ideal é conversar com um profissional qualificado que avaliará a saúde dos cabelos e definirá sobre a aplicação ou não da escova de verniz.

Quem pode fazer a escova de verniz?

A escova de verniz pode ser feita por qualquer mulher que não apresentou reação alérgica ao produto. O tratamento é indicado para mulheres que queiram alisar os cabelos crespos e as ondas, eliminar o excesso de volume e frizz.

A escova de verniz também proporciona uma profunda hidratação para os cabelos o que resulta em maior brilho, maciez e movimento natural dos fios. Outro fator importante é ela também pode ser feita por mulheres que já passaram por outros tratamentos químicos.

Vale ressaltar que a escova de verniz não é indicada para gestantes e lactantes.

Manutenção da escova de verniz

A escova de verniz geralmente permanece nos fios por até quatro meses, mas havendo a necessidade poderá ser feito um retoque. Porém, esse tempo poderá ser prolongado se os fios forem tratados com produtos adequados para cabelos quimicamente tratados.

Mesmo que a escova de verniz não contenha formol não deixa de ser um tratamento químico e os cabelos devem ser tratados com produtos adequados. O ideal é optar por xampus, condicionadores e cremes de excelente qualidade e específicos para cabelos quimicamente tratados.

Outra recomendação importante dos profissionais é que os cabelos devem ser lavados por no mínimo três vezes por semana, assim como deverá ser feita uma hidratação caseira também uma vez por semana.

Dicas de produtos

Como os produtos adequados para cabelos quimicamente tratados são essenciais para prolongar a duração da escova de verniz, o mercado disponibiliza produtos como Shampoo TRESemmé Selagem Capilar Crespo Química e o Condicionador TRESemmé Selagem Capilar Crespo Química e, para manter a hidratação adequada a Máscara de Tratamento Nexxus Emergencée.

/* ]]> */