Beleza Cabelos

Escova modeladora: o que é, como usar e quais os benefícios?

Muitas mulheres curtem deixar o cabelo sempre arrumado e/ou, vez ou outra, mudar o penteado que fazem no dia a dia. Para isso, ter certos equipamentos – que são bem específicos – fará toda diferença. É o caso da escova modeladora.

Até um tempo atrás, usavam-se os tradicionais secadores de cabelo, baby liss ou chapinha. Agora, está disponível essa opção mais atualizada, moderna e que tem, literalmente, feito a cabeça das mulheres.

A escova modeladora é, de maneira geral, uma escova giratória que seca ao mesmo instante em que modela e alisa as mechas. Atualmente, existem diversos modelos sendo comercializados, que propõem variações:

  • A que pode ser usada tanto no cabelo molhado quanto no seco;
  • A que só modela depois que o fio estiver seco;
  • A que promete mais volume e luminosidade;
  • Entre outras.

Mesmo com tais particularidades em cada equipamento, a sugestão geral das escovas modeladoras é ofertar um fácil manuseio para que seja obtido um acabamento natural e bonito nos cabelos.

Desta forma, o produto, geralmente, acaba se tornando uma ótima opção cabível para os diversos tipos de fios:

  • Para aquelas que possuem cabelos mais finos e desejam um pouco de volume;
  • Para aquelas que desejam que o crespo do cabelo se alise;
  • Para aquelas que querem deixar os fios bem alinhados e com um bom movimento;
  • Para aquelas que são adeptas das escovas, mas não têm paciência ou habilidade para fazer em si.

Qual é a melhor opção de escova modeladora?

Entre as muitas opções que se encontra no mercado, acaba não sendo uma tarefa fácil a de escolher qual é o melhor produto para adquirir. Entretanto, existem certos pontos que você precisa considerar para fazer a melhor escolha.

Escova modeladora



Tamanhos

É possível encontrar tamanhos variados de escova modeladora. A opção a ser levada para casa dependerá do seu objetivo e também da forma e comprimento do cabelo.

De uma maneira geral, a escova pequena é mais adequada para os fios curtos, ao passo em que a escova maior é melhor para cabelo longo e/ou bem encaracolado. É relevante ter em mente que o tamanho do equipamento não pode dificultar o manuseio.

Tecnologia e material

Boa parte das escovas vem revestida com cerâmica. É isso que vai impedir o seu superaquecimento, a agressão os fios e garantir a correta distribuição do calor.

Certos tipos têm também a tecnologia que gera íons. Estes fazem a redução da eletricidade estática do fio para diminuir o frizz, o que, por si só, é um grande diferencial.

Temperaturas

A escola modeladora pode oferecer ajustes quanto a temperatura em três níveis:

  • Frio;
  • Morno;
  • Quente.

Assim, o ideal é fazer uma avaliação dos produtos, optando pelo que atenda melhor à sua necessidade. Considere a forma e o estado do cabelo – se é grosso ou fino, se não tem química, entre outros.

Vale ressaltar que as temperaturas altas causam maiores danos aos fios. Certas escovas, no entanto, não são fabricadas contendo a regulagem do quente e frio. Essa estabilidade oferece a garantia de que o cabelo não seja agredido e que os resultados sejam satisfatórios.

Cerda

É importante, em um amplo sentido, que a cerda não seja muito rígida. É ainda mais interessante que ela tenha ponta fria no intuito de evitar queimaduras e danos no cabelo e/ou no couro cabeludo.

Objetivos

Uma questão importantíssima é entender o que se espera do equipamento. A escova modeladora rotativa apresenta dois tipos de giro: no sentido horário e anti-horário.

Sendo assim, pode-se modelar o cabelo de fora para a parte de dentro e vice-versa. É uma das características que permite variar os penteados.

Benefícios da escova modeladora

Para aquelas que ainda estão em dúvida sobre a compra da escola modeladora rotativa, abaixo seguem 5 bons motivos para você adquirir o quanto antes.

Escova modeladora

1. É prática e muito fácil de utilizar

Este é um dos principais benefícios da aquisição e uso da escova giratória. Ela é um substituto da convencional combinação secador/prancha. Entretanto, é mais prática, pois pode ser usada com uma só mão, é leve e dá um resultado incrível.

2. Serve para todos os tipos de cabelo, do crespo ao liso

Democrática, a escova modeladora funciona perfeitamente em todos os tipos de cabelo. As estruturas dos fios não interferem no resultado satisfatório. Ainda tem o adicional de causar menos danos graves aos cabelos.

Ao contrário do secador, que concentra o ar quente em uma só parte da mecha, a escova giratória distribui o calor pelos fios de maneira igualitária.

3. Pode ser utilizada em cabelos úmidos ou secos

Independente se você for alisar para sair ou apenas retocar ao longo do dia, a escova giratória funciona bem nos cabelos úmidos e nos secos. Determinados modelos até possuem a função de secador, retirando a água em excesso.

Mas, atenção: esse tipo de produto não tem o uso recomendado nos fios muito molhados.

4. Proporciona um brilho extra e balanço aos cabelos

O brilho e a luminosidade são notáveis quando se usa uma escova modeladora. Isso se dá ao fato dela possuir um revestimento nas cerdas, como turmalina ou cerâmica. Além disso, libera íons negativos.

Por atingirem todo o cabelo, as cerdas proporcionam o brilho ao longo do comprimento. Assim, ao mesmo tempo, os íons contribuem para a redução do frizz.

5. Resultados ondulados ou lisos, com variações da escova modeladora

Seja totalmente alisado ou bem ondulado, é possível obter looks maravilhosos e diferentes com uma escova modeladora. Para aquelas que estão mais familiarizadas com o secador e chapinha, fica bem mais fácil modificar os penteados.

Também costuma-se encontrar nas embalagens dos produtos, acessórios para modelagens e acabamentos diversos. Desta forma, a escova rotativa reúne várias possibilidades e praticidade de uso.

Enfim, para as moças que não são adeptas da escova tradicional, a escova modeladora surge como uma salvação. É uma das melhores opções de equipamento para se possuir em casa, com uma boa vantagem de ser mais prática e oferecer um resultado perfeito, como os obtidos nos salões de beleza!

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Giovanna Cóppola

Trabalha com web, design, criação, conteúdo, SEO e fotografia. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência, além de colocar a mão na massa em todos os projetos. Paralelamente, tem outros três projetos: Viva com Felicidade, BlogGeek e Mapa dos Bichos. Ama música, cinema, jogos, arte, tecnologia, tatuagens e pandas.

/* ]]> */