Beleza Cabelos

Escova progressiva Zap: saiba como fazer e quais são os seus benefícios

De alguns anos para cá, os cabelos alisados tomaram conta da cabeça da mulherada e nunca mais saíram de moda. Isso porque, apesar de os cabelos cacheados e crespos serem lindos e únicos, com um volume de deixar qualquer uma de queixo caído, tem muita mulher que não dispensa as madeixas lisas, graças da à sua praticidade na hora de modelar os fios, especialmente quando a rotina é muito puxada.

É por isso que muitos procedimentos de alisamento químico, como as escovas progressivas, ganharam rapidamente o mercado de cosméticos, oferecendo mais facilidade para muitas de nós nos cuidados com os cabelos alisados. Depois da sua chegada, ninguém mais precisa acordar uma hora mais cedo para modelar os fios antes de sair de casa.

Por outro lado, ao mesmo tempo em que ajudam com os cabelos no dia a dia, algumas escovas progressivas também se apresentam como procedimentos extremamente agressivos aos fios, por conta da presença do formol em suas fórmulas. A substância é tida como principal ingrediente em vários tipos de alisamento químico e, após alguns casos de reações alérgicas, danos aos cabelos e até mortes, passou a ser proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Leia também:

Para continuar atendendo às necessidades das mulheres que preferem alisar as madeixas, algumas marcas criaram composições de escovas progressivas que alterem a estrutura dos fios para o alisamento sem danificar os fios, como é o caso da Escova Progressiva Zap. Sem a presença do formol em sua fórmula, este procedimento tem feito o maior sucesso nos salões de beleza do Brasil, oferecendo madeixas lisas sem agredir os fios.

Quer saber mais sobre a Escova Progressiva Zap? Então, continue lendo esse artigo até o final e saiba mais sobre o assunto. Vamos lá?

O que é a Escova Progressiva Zap?

A Escova Progressiva Zap é um tipo de alisamento químico que não usa formol, criado pela empresa Zap Cosméticos. A empresa atuava no ramo desde 2001 como distribuidora de produtos e, depois de três anos, abriu um salão de beleza que ganhou prestígio após lançar uma escova progressiva com ingredientes de fabricação própria, sem formol, que alisavam os cabelos das clientes sem danificá-los, a qual deu o nome da marca.

O procedimento fez sucesso por oferecer um alisamento intenso e duradouro, sem deixar as madeixas ressecadas ou quebradiças após a aplicação. A eficácia do produto está no uso de alguns componentes especiais, como o gluturaldeído, em conjunto com outros ingredientes naturais, que alisam os fios de maneira uniforme, sem deixar o cabelo escorrido no comprimento e com efeito “espigado” nas pontas.

Como ela funciona?

escova-progressiva-zap-como-funciona

A Escova Progressiva Zap funciona como um tipo de reestruturação térmica e realinhamento dos fios, que sela (fecha) as cutículas dos fios, recuperando a fibra capilar e deixando os cabelos mais hidratados. O resultado é de madeixas sem frizz, lisas e mais brilhantes.

A boa notícia é que o procedimento é compatível com outras químicas, o que o torna acessível e ideal para quaisquer tipos de cabelos. No entanto, esse tipo de escova progressiva tem sido muito mais utilizado por mulheres que gostam de manter os cabelos lisos e hidratados por um período mais longo, próprio para fazer retoques esporádicos apenas na raiz.

A duração média da Escova Progressiva Zap é de seis meses. Durante este período, é possível manter os cabelos totalmente lisos sem secador ou chapinha e sem frizz. Por ser livre de substâncias agressivas aos fios, menos danosa que a escova progressiva e a escova inteligente, o processo chega a ser comparado ao botox capilar.

Como fazer? Veja passo a passo

escova-progressiva-zap-anvisa

Em geral, a técnica usada para alisar os cabelos com a Escova Progressiva Zap é a mesma que nos demais tipos de escovas progressivas. No entanto, alguns cuidados mudam em relação a estes. Mas, não tem muito segredo! Basta seguir as recomendações descritas na embalagem do kit para conseguir os efeitos e não estragar os cabelos.

No passo a passo que vamos te ensinar a seguir, você vai aprender direitinho a aplicar a sua Escova Progressiva Zap nos fios e ter os seus cabelos lisos e hidratados. No entanto, em caso de qualquer dúvida, procure um profissional no salão de beleza para te ajudar. Veja:

Passo 1: A primeira coisa a se fazer é lavar os cabelos com o shampoo antirresíduos que acompanha o kit da Escova Progressiva Zap, que ajudará a remover todos os resquícios químicos ou sujeira presente nos fios.

Passo 2: Massageie os fios enquanto estiver com o produto, espalhando-o das pontas até a raiz dos cabelos. Enxágue.

Passo 3: Aplique o shampoo novamente e deixe-o agindo nos fios por alguns minutos, massageando bem, e depois enxágue novamente.

Passo 4: Em seguida, seque o cabelo entre 80% e 90% e divida-o em mechas bem finas.

Passo 5: Aplique o creme de tratamento da Escova Progressiva Zap mecha por mecha, da raiz até as pontas dos cabelos, sempre respeitando a distância de 1,5 cm da raiz.

Passo 6: Espere até o produto agir nos fios por um período de 10 minutos. Após esse tempo, faça a escova com o secador.

Passo 7: Depois de escovar o cabelo, passe a chapinha por cerca de 10 à 20 vezes em cada mecha para fazer os fios absorverem o produto e ficar ainda mais lisos.

Passo 8: Para finalizar, lave os seus cabelos com o shampoo e condicionador que usa normalmente no dia a dia e pronto!

Onde comprar?

Para fazer a Escova Progressiva Zap, você pode comprar o kit com os produtos necessários em qualquer loja de cosméticos, inclusive pela internet. Não se esqueça de ficar atenta aos produtos falsificados para não correr o risco de danificar as suas madeixas de maneira agressiva e irreversível, além de manter a saúde do couro cabeludo em dia.

Por isso, opte sempre por comprar o kit em lojas confiáveis e que tenham licença de venda. Além disso, é uma boa dica verificar na embalagem do produto, antes de comprá-lo, se ele possui o selo de registro da Anvisa.

Preço

No salão de beleza, o preço médio para fazer a Escova Progressiva Zap é de R$ 430, um valor meio “salgado” para o bolso por conta da sua eficácia no alisamento e proteção aos fios. Para comprar o kit, os preços variam de acordo com o vendedor, ficando em uma média de R$ 150.

Sobre o autor

Raiane