Beleza Estética Pele

Esfoliação com café funciona? Dicas, cuidados e benefícios

Deste artigo em diante, quando lhe oferecem um cafezinho, sua autoestima vai dizer sim! Vamos abordar a esfoliação com café para você cuidar da sua pele de forma simples e com muita economia.

Além da utilização da borra e suas utilidades estéticas, também teremos dicas e um passo-a-passo sobre algumas receitas de esfoliante caseiro.

Como muito já tem se falado, o café pode se tornar um grande aliado da sua pele como um excelente produto de beleza. Direto ao ponto, a borra de café tem a capacidade de esfoliação da pele, eliminando células mortas e ajudando na manutenção de sua cor e brilho.

Vantagens da esfoliação com café

Já à primeira vista, temos uma vantagem que vai de encontro ao interesse de todas nós: a economia! É que o custo do ingrediente principal sai por muito menos em relação a demais produtos e procedimentos encontrados no mercado, embora nem por isso deixe de ser menos eficiente.

Se isso já te conquistou, fique feliz ao saber também que para preparar um esfoliante caseiro à base de café, você usará a borra, reaproveitando algo que seria descartado e colaborando com o meio ambiente.

Quer mais?

Uma vantagem importante que não tem como você não considerar: é um produto natural, e isso faz toda a diferença. Que tal adicionar mais vantagens, para você crer que nossas dicas são pertinentes? Sim, temos mais! Pela indicação ser estética, a borra do café também apresenta propriedades antioxidantes que ajudam a retardar o envelhecimento da pele.

Com o ato de esfoliar, então, ela colabora para a limpeza dos poros, deixando a pele mais lisinha, e ajudando na eliminação de células mortas. Agora que temos sua atenção, deixamos uma vantagem de bônus para você: a esfoliação com café também ajuda bastante para o tratamento de acnes!



Ah, o cafezinho nosso de cada dia…

Acordar e saborear um bom café é habito sagrado para muita gente. Mas, indo além da gastronomia, ele é um poderoso aliado da nossa beleza e traz diversos benefícios à nossa saúde. Então, já tinha imaginado que aquele cafezinho de todos os dias continha propriedades dermatológicas? E alegre-se, por que isso tudo vale para todos os tipos de cafés

Hoje, para empresas do setor de cosmético, alguns dos vários componentes utilizados nos produtos industrializados, como cremes faciais e corporais, contém o óleo do grão verde e o óleo da borra do café. Isso porque eles possuem esteróis polifenóis, tocoferóis e triacilgliceróis. Além de propriedades antioxidantes, também agem como poderosos anti-inflamatórios.

O que os estudos dizem sobre a esfoliação com café

De acordo com a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), o café possui componentes que atuam na hidratação e proteção da pele. Vale ressaltar ainda que eles estimulam a síntese de elastina e de colágeno, evitando uma exposição excessiva da pele aos raios solares e gerando mais e resistência e elasticidade da pele. Mais o que esse estudo apontou de mais surpreendente é que, na indústria de cosméticos, nosso amigo café está presente também na linha de cremes anticelulite.

Já em estudos realizados no interior paulista, a Universidade Estadual Paulista de Araraquara, em parceria com a Universidade de Lisboa, conseguiram criar um protetor solar natural à base de óleo da borra café e do grão verde. A evolução dessa pesquisa revelou que tal produto conseguiu potencializar o fator de proteção de um creme de 15 para 35! E acredite quando estamos dizendo que eles nem tiveram a necessidade de aumentar o número de produtos químicos para tal conquista.

Clareamento com borra de café: tendência que está na cara de quem se cuida

Além de conquistar por tantos benefícios compensadores, a esfoliação com café pode ajudar de forma geral no aspecto da pele, combatendo também cravos e espinhas, oleosidade natural, e até para o clareamento de manchas. Sim, a borra de café clareia a pele!

Mas como a borra de café pode clarear a pele? Simples: a cafeína, uma fonte rica em rejuvenescimento e regeneração celular. Vale até fazer uma máscara facial durante à noite.

Esfoliação de café: ótimo também para espinhas

Sim, estamos falando a borra de café agindo na sua pele como um poderoso remédio natural contra cravos e espinhas. Você pode usar a borra pura ou então, adicionar a ela alguns óleos que potencializam seus efeitos.

Entre os benefícios de utilizar a borra de café para espinhas encontramos a regeneração celular provocada pela esfoliação, o rejuvenescimento da pele, a estimulação da corrente sanguínea e claro, o clareamento.

O segredo está, na verdade, na cafeína presente na borra de café. Quando passamos no rosto, ela começa a estimular a circulação sanguínea, ativando dessa forma a regeneração celular. Se você é uma pessoa que tem a pele oleosa e com acnes, a dica é usar a borra para fazer esse controle e ajudar na prevenção, no dia a dia.

Receitas para você ter suas próprias conclusões sobre a esfoliação com café

Que tal aprender algumas receitas caseiras? Você pode fazer na sua casa e sentir os benefícios na pele, literalmente, em apenas alguns dias! Confira abaixo 3 simples receitas de esfoliante caseiro criadas à base de café.

Receita 1

Ingredientes:

  • 1/3 de xícara de chá de açúcar mascavo;
  • 1/4 de xícara de chá de azeite;
  • 3 colheres de sopa de borra de café.

Modo de preparo: apenas misture os ingredientes até que fique tudo homogêneo.

Receita 2

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa e borra de café;
  • 1 colher de sopa de iogurte natural.

Modo de preparo: apenas misture os ingredientes até ficar tudo homogêneo.

Receita 3

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de mel;
  • ½ xícara de chá de borra de café.

Modo de preparo: apenas misture até formar um conteúdo homogêneo

Aplicando a esfoliação com café

  • Na hora de aplicar nossas receitas, lave sempre bem o rosto;
  • Pegue a mistura de sua preferência;
  • Com as pontas dos dedos, aplique sobre o rosto ou o corpo;
  • Faça movimentos circulares suaves por alguns minutos;
  • Faça um enxague por completo;
  • Lembre-se: cuidado com a pele do rosto: use sua receita apenas uma vez por semana.

A gente quer você sempre por aqui. Por isso, lembramos que todas as dicas são validas contanto que você visite um dermatologista regularmente. Para cada tipo de pele existe sempre uma análise profissional a ser feita. Assim você, como a gente, pode assegurar a eficiência de todas as nossas dicas em tratamentos estéticos e de saúde!

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */