Beleza Pele

Esfoliação da pele: Conheça os benefícios e dicas para fazer sem erros!

Esfoliante

A esfoliação da pele é uma das principais etapas da rotina de beleza, afinal essa técnica – quando bem aplicada – promove a renovação da pele, proporcionando viço e luminosidade.

Além de ativar a renovação celular, a esfoliação elimina a aspereza, marcas e manchas, além de facilitar a remoção de impurezas e cravos, deixando a pele mais macia e uniforme. Além disso, aumenta a absorção de hidratantes e potencializa seus efeitos.

Entenda neste post a importância da esfoliação da pele, seus benefícios e dicas de como fazer sem erros. Confira!

O que é a esfoliação da pele?

A esfoliação é o processo de remoção de células mortas que se acumulam diariamente na superfície da pele, conferindo a esta um aspecto opaco e sem viço. É como um peeling mecânico, que consiste em esfregar suavemente a pele com um creme ou óleo granuloso.

Ela pode ser feita em qualquer parte do corpo – exceto mucosas, regiões íntimas e sensíveis – sempre respeitando os cuidados específicos para cada área.

Existem muitos tipos de esfoliantes no mercado cosmético, como cremes, óleos, sabonetes e em gel, e também específicos para diferentes partes do corpo, como esfoliantes faciais, corporais, para os pés, entre outros.

Esses produtos podem ser mais ou menos abrasivos de acordo com a área do corpo para a qual ele é produzido, e as partículas que promovem a esfoliação da pele podem ser de origem vegetal, como as de sementes de bambu e linhaça, ou sintéticas.

Esfoliação facial

A esfoliação facial é essencial para manter a pele do rosto lisa, macia e hidratada.

O uso de esfoliantes nesta região evita pelos encravados, espinhas, cravos e a oleosidade excessiva da pele. Além de amenizar marcas e manchas, já que estimula a renovação celular.

Deve ser feita uma vez por semana, antes da limpeza de pele. Nunca mais do que isso, pois a esfoliação em excesso pode ser prejudicial e deixar a pele ressecada.

Existem muitos esfoliantes faciais no mercado e antes de comprar, você deve observar se ele é para o seu tipo de pele. Geralmente, os esfoliantes em gel são indicados para peles mistas e oleosas, enquanto versões em creme funcionam melhor para peles secas. Peles sensíveis necessitam de versões mais suaves, com grânulos menores e menos abrasivos.

Também existem receitas de esfoliantes caseiros, a mais comum é uma mistura de açúcar cristal, mel e creme hidratante facial da sua preferência.

Esfoliação corporal

Assim como acontece no rosto, a pele do corpo também acumula impurezas e células mortas, portanto, fazer a sua esfoliação também é essencial para mantê-la bonita e saudável.

A esfoliação corporal pode ajudar a evitar pelos encravados decorrentes da depilação. Para isso, esfolie o corpo três dias antes e três dias depois da remoção dos pelos.

A esfoliação pode ser feita uma vez por semana ou a cada quinze dias, dependendo do tipo e sensibilidade da pele. No verão, fazer a esfoliação da pele semanalmente deixa o bronzeado mais bonito e uniforme. Já no inverno, recomenda-se esfoliar quinzenalmente já que o clima seco e frio tende a deixar a pele mais ressecada.

Algumas regiões naturalmente mais ásperas do corpo – como pés, joelhos e cotovelos – podem ser esfoliadas com mais frequência ou com produtos mais abrasivos. Existem cremes esfoliantes específicos para essas áreas em lojas de cosméticos.

Como fazer a esfoliação da pele?

No caso da esfoliação facial, a aplicação do esfoliante deve ser feita sempre sobre a pele limpa, com movimentos leves e circulares, massageando com um pouco de pressão, mas sem machucar ou arranhar a pele.

Depois, é só lavar o rosto com água e um sabonete neutro e dar continuidade à rotina de limpeza de pele, aplicando um tônico adstringente, um creme hidratante e um protetor solar, se o procedimento for durante o dia.

Já a esfoliação corporal deve ser feita preferencialmente durante o banho. Lave o corpo com o sabonete de sua preferência e depois aplique o esfoliante em movimentos circulares, massageando a pele com uma leve pressão. Depois, é só enxaguar com água abundante, removendo qualquer resquício do produto.

Tanto na esfoliação facial como na corporal é essencial aplicar um hidratante após o procedimento, pois os esfoliantes tendem a ressecar a pele. Sem contar que após a esfoliação, a pele está mais propícia a absorver os ativos hidratantes, potencializando o seu efeito.

Quais são os benefícios da esfoliação da pele?

A esfoliação traz diversos benefícios para a saúde e beleza da pele. Confira:

  • Melhora a aparência e textura da pele;
  • Desobstrui os poros;
  • Previne o aparecimento de pelos encravados e acnes;
  • Melhora a absorção e potencializa a ação de hidrantes e dermocosméticos;
  • Estimula a circulação sanguínea;
  • Promove a renovação celular;
  • Clareia manchas e marcas.

Para ter sucesso na esfoliação da pele, sempre opte por produtos que correspondam ao seu tipo de pele e área a ser esfoliada, respeite a periodicidade do procedimento, não esfolie logo após a depilação ou áreas que estejam lesionadas e sensíveis e por fim, sempre hidrate a pele ao final da esfoliação.

Você esfolia sua pele com frequência? Ou nunca achou que esse cuidado fosse necessário?

Último Vídeo do Nosso Canal


LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
Apenas 1 email por semana. Conteúdo Exclusivo!
close-link
/* ]]> */