Cabelos

Esfoliante capilar com café: como fazer e como usar?

O café tornou-se uma das bebidas mais consumidas no mundo todo por conta de seu sabor apurado. Além disso, possui diversos benefícios para a saúde, inclusive para os fios de cabelo. Não é à toa que o esfoliante capilar com café está sendo tão difundido, principalmente entre as mulheres.

Nutrição, regeneração e até cura de doenças capilares são benefícios que a natureza traz aos cabelos. Embora o uso de produtos contendo química ainda seja a primeira opção como um caminho mais rápido, as alternativas naturais estão ganhando cada vez mais espaço no salão de cabeleireiro. O segredo é constância e disciplina em usá-lo.

O café adiciona nutrientes que agem profundamente no couro cabeludo. Além disso, a alternância com outros ingredientes fará deste tratamento um ótimo recurso para evitar sua queda, entre outros efeitos.

Vamos aprender mais sobre esse assunto no artigo abaixo.

Qual é o uso do esfoliante capilar com café?

Sabe-se que a cafeína tem funções estimulantes no corpo humano, mas qual é o uso do esfoliante capilar com café? A resposta é clara: promove a circulação no couro cabeludo e, em poucas palavras, o café serve para o crescimento do cabelo.

Os princípios ativos nos grãos oxigenam o couro cabeludo e eliminam os resíduos acumulados pelo uso de produtos químicos ou da poluição. Com o café em seu cabelo, você poderá desfrutar de madeixas saudáveis, com brilho e suavidade. Além disso, sua cor natural favorece a ocultação dos cabelos grisalhos, dá volume, combate a caspa e a seborreia.



As propriedades e benefícios do esfoliante capilar com café

Vamos especificar alguns benefícios, bem como as propriedades que o esfoliante capilar com café traz. Já sabemos que, se os fios forem fracos, vai fortalecê-los e, se já forem resistentes, manterá isso. Contudo, muito mais vantagens podem ser tiradas nesse método de tratamento. São elas:

  • Estimula o crescimento;
  • Proporciona suavidade e brilho;
  • É curativo e antisséptico;
  • Esfolia o couro cabeludo por meio do granulado de sua textura;
  • Deixa um aroma agradável;
  • Aumenta a microcirculação e ajuda o couro cabeludo a respirar, além de promover o transporte de nutrientes do sangue para os folículos pilosos;
  • É econômico.

O esfoliante capilar com café servirá como um antioxidante e combaterá bactérias e alergias. Seus componentes impedem a oxidação celular e estimulam a circulação. É um recurso natural para a beleza e os cuidados com os cabelos, tanto em homens quanto em mulheres.

Perda de cabelo e crescimento

O que o café tem a oferecer para crescer o cabelo? A cafeína é uma substância capaz de diminuir o efeito do hormônio DTH, responsável por estimular a perda de cabelo, principalmente em homens.

Está provado cientificamente que a cafeína é capaz de penetrar rapidamente no couro cabeludo, fortalece os folículos e fios de cabelo, entrando profunda e diretamente na raiz dos fios.

Receita de esfoliante capilar com café para fortalecimento e crescimento dos fios

Ao adicionar um ovo como ingrediente, o crescimento será estimulado pelas proteínas protetoras dos folículos pilosos.

Ingredientes:

  • 2 colheres de chá de café;
  • 1 ovo;
  • 1 colher de óleo essencial de coco (em caso de cabelos secos);
  • Um pouco de suco de limão (em casos de cabelos oleosos).

Modo de preparo:

Bata o ovo em um vasilhame, adicione o café e os outros ingredientes. Aplique o esfoliante no couro cabeludo estendendo para todo o comprimento do cabelo. Massageie a raiz com as pontas dos dedos para remover camadas mortas da pele e promover a regeneração.

Enrole o cabelo com uma toalha e deixe agir por aproximadamente 20 minutos. Fala a lavagem dos fios com o shampoo habitual.

Receita de esfoliante capilar com café para queda de cabelo

O uso de sal e cafeína são dois dos tratamentos naturais mais utilizados para combater a queda de cabelo. Esse esfoliante capilar com café é bastante nutritivo e ajuda o cabelo a crescer, deixando a fraqueza de lado.

Ingredientes:

  • 2 colheres de café moído;
  • ½ colher de sal;
  • ½ de água quente de camomila.

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes. Deixe esfriar e aplique no cabelo com um descanso de 30 minutos. Então, lave como faz diariamente.

Escurecimento dos fios

O café para escurecer o cabelo é um método natural antigo e uma alternativa às tinturas. Sua cor opaca trabalha para escurecer os fios claros e disfarçar os cabelos grisalhos progressivamente. A ação do esfoliante, além de limpeza, tem o poder de colorir suas madeixas. Vamos aprender como fazer isso.

Receita de esfoliante capilar com café para escurecimento dos cabelos

O café deve ser preparado com o triplo da quantidade usada para beber. Deixe esfriar. Lave o cabelo como na rotina diária. Em seguida, despeje o café por todo o cabelo duas ou três vezes até que esteja bem úmido.

Faça massagens circulares por toda a extensão do couro cabeludo, deixando agir por aproximadamente 20 minutos aproximadamente. Enxague com muita água. Repita o procedimento por até 2 vezes durante a semana. O resultado é progressivo.

As 5 recomendações para usar café nos cabelos

  1. Um esfoliante à base de café pode ser aplicado uma ou duas vezes por semana, o mesmo tempo para o uso do café como um tonalizante;
  2. Você pode reforçar os benefícios lavando o cabelo com shampoo de café;
  3. Os tratamentos não devem se estender por mais de 30 minutos;
  4. Café frio sempre será usado;
  5. O segredo de todo tratamento de beleza é perseverança.

Gostou de conhecer o benefício do café como esfoliante para o seu couro cabeludo? Se sim, compartilhe esse artigo com suas amigas em redes sociais. Dessa forma, elas também saberão os benefícios e propriedades da cafeína para os cabelos, assim como conhecerão as receitas e poderão aplicar!

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.