Beleza Pele

4 dicas incríveis para esfoliar a pele do corpo corretamente

A regeneração celular mantém a nossa pele brilhante e saudável. À medida que envelhecemos, essa regeneração diminui e as células mortas ficam na superfície, dando um tom mais sombrio e apático. Nesse momento, esfoliar a pele do corpo corretamente será uma solução perfeita!

Uma esfoliação do rosto e do corpo regularmente permite a remoção das células mortas das camadas superiores da pele, deixando-a com a aparência não só incrível, mas também saudável. Também permite que os hidratantes e outros tratamentos que usamos penetrem melhor, nutrindo em profundidade.

As melhores ferramentas para esfoliar a pele do corpo: luvas e escovas

Luvas esfoliantes, escovas macias e luvas tradicionais são as melhores ferramentas esfoliantes que podemos usar. Esqueça a bucha! Elas são muito abrasivas para as camadas superficiais da pele, além de promover o crescimento de fungos e bactérias nas suas escovas de esfoliação.

Algumas escovas são bem macias e de cabo longo, e devem ser utilizadas antes do banho, à seco, para remover células mortas dos pés ao topo das costas.

Em seguida, basta apenas tomar seu banho como de costume e ter uma pele renovada por completo.

Luvas esfoliantes também são excelentes. Para muitas pessoas elas são  a melhor opção em termos de ferramentas para esfoliação, mas não só isso. Permitem controlar perfeitamente a força com a qual se pressiona, e ademais você pode aproveitar para massagear ao mesmo tempo que esfolia.

A esfoliação para cada tipo de pele

  • Esfoliar a pele do corpo sensível – Use um esfoliante com pequenos grânulos à base de creme, contendo óleos naturais para hidratar. Aplique-o com a mão ou com uma esponja, no máximo uma vez por semana para que não ocorram irritações severas;
  • Esfoliar a pele do corpo normal – O ideal é um esfoliante com base de sabão ou gel, com grânulos grandes ou pequenos, dependendo da sensibilidade. Usar em no máximo duas vezes por semana;
  • Esfoliar a pele do corpo oleosa – Neste caso, um esfoliante com base de sabão e grânulos grandes é sugerido. Recomenda-se também usar como adicional uma luva de crina de cavalo para raspagem eficiente. Efetuar a esfoliação por no máximo três vezes por semana;
  • Esfoliar a pele do corpo em tratamento: A derme com alergias, psoríase, acne, feridas e infecções não deve ser esfoliada.



Veja também:

Como esfoliar a pele do corpo corretamente?

Pelo menos uma vez por semana, temos que gastar um pouco de tempo esfoliando a pele de todo o nosso corpo. Com poucas exceções, os tratamentos esfoliantes profissionais não valem a pena e são um dinheiro mal gasto.

Siga estes passos para obter um excelente resultado em sua própria casa e a baixo custo:

  • Aplique óleo na pele. Pode ser óleo de amêndoa ou qualquer outro óleo corporal;
  • Pegue a escova de massagem seca e vá dando curtos e determinados esfregões dos de baixo para cima;
  • Vá para o chuveiro. Coloque uma luva esfoliante e comece a massagear a pele novamente a partir dos pés usando um esfoliante de açúcar e sal que você mesma pode fazer;
  • Enxague com muita água morna;
  • Agora você pode fazer uma lavagem com gel de ácido salicílico em todo o corpo, com atenção especial nos cotovelos, joelhos e calcanhares. Você também deve aplicá-lo na parte de trás, nas costas, se você tem uma tendência acnéica nesta área;
  • Enxágue, seque a pele e aplique um creme hidratante.

Dicas para esfoliação facial

As células mortas acumuladas na superfície da pele não só fazem com que pareça mais cansada, como também fazem com que pareça mais velha.

Além disso, se você usar qualquer tipo de creme facial e não realizar uma esfoliação adequada, não permitirá que os ingredientes ativos do hidratante exerçam sua ação adequadamente.

Tome nota das seguintes dicas para uma correta esfoliação do rosto:

  • O melhor momento para realizar uma esfoliação facial é a manhã, porque durante a noite é quando ocorre mais crescimento celular na pele e, portanto, mais células mortas permanecem na superfície;
  • Não exagere de forma nenhuma nas esfoliações. Uma ou duas vezes por semana é mais que suficiente. O excesso pode acabar provocando problemas graves;
  • Não use produtos esfoliantes muito abrasivos que possam irritar a pele. Opte por um suave, massageie por não mais que 30 segundos e enxágue com bastante água morna;
  • Você pode misturar o limpador facial com o esfoliante, assim será possível limpar e esfoliar ao mesmo tempo e economizar tempo.

Ácidos e retinóides

Os produtos ácidos, como o ácido salicílico ou o ácido retinóico, são amplamente utilizados em tratamentos para renovar a pele. Ao usá-los, você leva a esfoliação um passo adiante, mas o cuidado tem que ser maior.

Estes produtos são aqueles usados ​​em tratamentos de microdermoabrasão e peelings químicos.

Outro ácido usado para esses fins é o ácido glicólico, que pode reduzir a intensidade das rugas e linhas finas. Ácido salicílico também ajuda com acne, além de esfoliar e promover a regeneração celular.

Eles são vendidos para uso doméstico, mas não é recomendado que se faça o uso dos produtos sem consultar um profissional antes. Dependendo do seu tipo de pele, os ácidos podem ser muito agressivos e causar manchas, coceiras, feridas e outras doenças.

4 dicas fundamentais para esfoliar a pele do corpo que você nunca pode esquecer

1. Esfoliar no banho

Faça a esfoliação pela manhã ou à noite, depois de ensaboar o corpo. No verão, você tem que fazer isso antes de se expor ao sol, pois assim evitará as manchas.

2. Material

Use as mãos. Se for necessária uma abrasão suave, use escovas de cerdas macias. Aproveite a luva de crina de cavalo, se for necessária mais profundidade.

3. A aplicação

Na pele úmida, uma quantidade de esfoliante que cobre as pontas dos dedos é suficiente. Ao aplicar, deve ser feito com movimentos circulares ascendentes, assim como uma massagem. Lave com água quente. Finalmente, e com a pele seca, use um creme hidratante para recuperar a camada lipídica da derme.

4. Partes do corpo a serem esfoliadas

Devido à sua pele fina, é melhor não esfoliar a virilha e as axilas, para evitar irritações.

E então? Aprendeu como esfoliar a pele do corpo? Que tal correr para o banho e revigorar a sua pele agora? Mas não se esqueça de compartilhar este artigo em suas redes sociais para seus amigos tomarem conhecimento do assunto também!

Outros Artigos:

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */