Maternidade Remédios

Espasmo Flatol para cólica de bebê: é indicado? Veja aqui

Os fóruns sobre maternidade possuem uma imensa quantidade de relatos sobre o uso de remédios. Podemos encontrar o depoimento de mães que usaram muitos tipos diferentes de remédio para lidar com as cólicas de bebê. O Espasmo Flatol é um deles.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% EM TODO O SITE

Se você já leu sobre a experiência de outras mulheres que deram este remédio aos seus bebês, mas ainda está insegura sobre dar ou não para seu pequeno, leia este artigo.

Espasmo Flatol para bebê: pode ou não pode?

Conforme o site Consulta Remédio, o Espasmo Flatol é um medicamento indicado para “alívio dos espasmos da musculatura lisa do trato gastrintestinal e flatulência”. Se você já acompanha nossas postagens aqui no blog, com certeza, já viu nosso artigo sobre as possíveis causas da cólica do bebê. Se você ainda não viu, está aí uma ótima dica de leitura:




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Sabemos que o Espasmo Flatol age para evitar os gases. No entanto, como você pode compreender melhor com leitura do artigo que já citamos acima, os gases não são a única causa das cólicas dos recém-nascidos. Sim, a coisa é mais complicada do que parece.

A cólica não possui uma única causa

Na sabedoria popular existe a crença de que a única causa dos choros constantes e irritabilidade do bebê é o desconforto gástrico. Essa hipótese faz muito sentido, afinal, o bebê não precisava digerir leite materno quando estava dentro da barriga da mãe, pois recebia os nutrientes diretamente por meio do cordão umbilical. Por isso, podemos imaginar que o esforço da digestão deve ser, sim, um incômodo e tanto para o recém-nascido.

O problema é que, quando admitimos apenas essa opção como fonte do choro inconsolável do bebê, aí podemos cometer alguns erros básicos. Como assim? Bem, se a cólica vem de um período de adaptação do bebê à vida fora do útero, então não é só a digestão que causa irritação, certo?




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Dentro do útero havia um ambiente aconchegante, bem apertadinho. O bebê sentia um leve balançar o tempo todo. Sem contar os sons internos, como as batidas do coração da mãe, sua respiração, etc. Levando tudo isso em consideração, é preciso sempre manter o bebê bem aconchegado, com panos e roupas que o envolvam. É preciso, ainda, manter o ambiente calmo e com uma iluminação suave.

Saiba mais:

O que diz o especialista?

Segundo o Dr. Christian Helfstein, do site Pediatria Virtual, deve-se:

“Evitar Buscopan, Espamo-luftal, Espasmo Flatol ou outros remédios para cólica usados em adultos ou crianças grandes, porque apesar de melhorarem o quadro, eles tem um risco de efeitos colaterais graves”.

Ao ler a bula do Espasmo Flatol, vemos que as reações adversas possíveis são:




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina
  • Dificuldade para fazer xixi;
  • Irritabilidade;
  • Prisão de ventre;
  • Diminuição da transpiração, da salivação e da secreção lacrimal;
  • Rubor da pele e dilatação da pupila.

Resumindo: Espasmo Flatol não é o melhor medicamento indicado para cólica de bebê recém-nascido.

O que fazer então? Primeiro, consulte um pediatra; segundo, nunca medique seu bebê por conta própria, ok?

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */