Nutrição Vegetais

Espinafre malabar: afinal, é de comer? Saiba mais aqui!

Espinafre malabar

Para quem conhece um pouco de jardinagem, certamente o título desta matéria chamou a atenção, afinal, espinafre malabar geralmente é uma planta mais ornamental e não é provável que você já tenha pensado colocar ela na sua saladinha.

Por outro lado, saiba que isso é possível sim, o espinafre malabar faz parte das PANCs, que por sua vez comprovam que esta planta é perfeitamente alimentícia, mesmo que não pareça. Além do mais, ela oferece diversos benefícios além da beleza, por isso continue nesta matéria para descobrir novos sabores e possibilidades para sua vida.

O que é uma PANCs?

Como dito acima, uma PANCs torna o espinafre malabar comestível, justamente porque a sigla dessa palavra significa “plantas alimentícias não convencionais”, ou seja, você pode se alimentar delas e montar deliciosos pratos, apesar de seu propósito não ser exatamente este na cultura atual.

É muito comum que as pessoas olhem com certa hesitação ou estranheza, porém, isso não significa que você deva ter vergonha desse tipo de alimento, todo e qualquer especialista nutricional apoiaria sua decisão uma vez que ele tem plena consciência de que as PANCs não fazem nenhum mal à saúde de seus pacientes.

O espinafre malabar

Agora que você compreendeu o que é uma PANCs, este é o momento ideal para conhecer o espinafre malabar, já que ele faz parte desse grupo e assim como todo alimento, tem suas propriedades e características próprias.

É válido dizer que esta é uma planta de cultivo complicado, pois precisa de solo e clima apropriados, assim sendo, pessoas com rotina mais agitada, dificilmente encontrarão a demanda necessária que o espinafre malabar exige. Contudo, não é preciso ficar triste, porque mesmo aqui no Brasil pode ser encontrada em feiras de rua orgânicas.

Este é outro ponto importante para quem está conhecendo as PANCs agora e deseja começar a experimentar novos sabores: quase nunca você encontrará as plantas alimentícias não convencionais em feiras de rua comum, o que pode ser mais trabalhoso se ela não for de fácil cultivo, mas os benefícios são tantos que a perseverança valerá a pena no fim das contas.

Características do espinafre malabar

Quando um alimento novo é apresentado a você, provavelmente você gosta de saber algumas coisas sobre ele, principalmente sua aparência e gosto para que você sinta vontade em experimentar a nova iguaria.

Pensando nisso, essa matéria irá apresentar algumas características importantes e interessantes do espinafre malabar a você como forma de te fazer saber mais sobre a planta.

Aparência

Planta muito folhosa e de cor verde escura, esta planta também atende pelo nome de bertalha rubra e é uma espécie de trepadeira da família das Baselaceas. Seu caule também é escuro, apresentando uma cor de vinho, enquanto suas diversas flores aparentam tons mais rosados.

Sabor

Apesar de extremamente florido, o espinafre malabar não apresenta um gosto mais doce ou cítrico por isso, é justamente o que não se espera desta planta: sabor característico, folhas bem macias e suculentas, sem sabor amargo ou que causa alguma ardência por ser picante. Muitos dizem que se assemelha ao espinafre e a beterraba, exceto pela textura, que lembra mais a de um quiabo.

Cuidados

Originária do continente asiático e muito comum na Índia, Filipinas e por toda a extensão da África tropical, é uma planta que necessita de espaço, pouca sombra (isso não significa que ela venha a morrer quando fica na sombra por algumas poucas horas), muito som e água em abundância.

É recomendado que se plante a bertalha perto de treliças e faça a poda regularmente a cada 60 dias, mantendo as folhas e boa aparência da planta, afinal, quanto mais bem cuidado um alimento é, melhor seu gosto será.

Além disso, fique atenta ao fato que elas chegam a crescer de dois a três metros de altura e despontam flores a cada 25 dias, em média. Um solo bem úmido garantirá a prosperidade do espinafre malabar por mais tempo.

Os tipos de Bertalha

Só para esclarecer algumas dúvidas e não deixar que você seja enganada por ninguém em suas compras atrás da apresentada nesta matéria, fique atenta quanto a estes três tipos de bertalha mais conhecidas:

  1. Basella alba: Seu caule, hastes e toda sua enorme folhagem são verdes, enquanto suas flores são brancas;
  2. Basella rubra: Apresenta folhas bem escuras e verdes junto com hastes e caule vermelho, está é a que você está procurando;
  3. Basella cordifolia: A mais verde de todas, apresenta folhas grandes, brilhantes e em forma de coração.

Benefícios do espinafre malabar

Assim como todo alimento que aceitamos colocar em nossa dieta ou adicionar ao nosso cardápio rotineiro, não basta ser gostoso, têm de oferecer algo positivo à saúde. Por sorte, a bertalha, oferece benefícios maravilhosos que ajudam a manter a saúde da pele, cabelo e olhos.

Oferecendo vitamina A, vitamina C e ferro, o espinafre malabar pode ajudar a evitar cegueira noturna, diminui o estresse, retarda o envelhecimento natural da pele e previne a anemia.

Curiosidades gerais

  1. No Brasil é mais comum que a planta seja cultivada no Sudeste, principalmente no Rio de Janeiro por conta do sol intenso;
  2. Além de alimento, também pode servir para fins medicinais e evitar resfriados se acrescentadas regularmente em nosso cotidiano alimentar;
  3. Seu crescimento é rápido e gracioso, apresentando flores em abundância espantadora;
  4. É uma planta extremamente resistente a doenças por fungos e pesticidas;
  5. Por prosperar melhor ao sol, durante o inverno é normal que não apresente um aspecto tão florido.

Uma coisa é certa: o espinafre malabar faz muito bem para o organismo, você não tem nada a perder com esta suculenta planta que apresenta um sabor tão marcante que fará você querer ter um estoque próprio no jardim de casa.

O lado bom é que apesar dos cuidados extremos e delicados, ela não oferece perigo a crianças e animais por não necessitar de agrotóxicos, o que também nos leva a perceber que dificilmente apresentará malefícios a saúde como infecções e alergias.

Quando bem preparada e temperada, é capaz de surpreender até mesmo o mais exigente paladar gastronômico, sendo assim, procure uma boa receita e surpreenda os familiares no almoço de domingo!

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.