Pele

Espinhas nas costas: causas, consequências e melhores tratamentos

Espinhas-nas-costas

A acne não é um problema que atinge apenas a pele do rosto. A verdade é que as espinhas nas costas são um pesadelo para uma parte considerável da população!

Por estar em um local escondido como as costas, este tipo de acne costuma ser negligenciado até se tornar um problema maior. Mas ele pode ser apenas o sintoma de algo maior.

Inegavelmente, a pele reflete a saúde do nosso organismo, por isso é preciso cuidar do interior para que o bem-estar reflita no exterior.

Chegou a hora de entender o que causa as espinhas nas costas e o que você pode fazer para se livrar delas de uma vez por todas!

Como surgem as espinhas nas costas?

Assim como a acne comum, as espinhas nas costas surgem quando os poros da pele são obstruídos por algum produto ou pelo próprio sebo do corpo.

Na maioria das vezes, a obstrução resulta em uma inflamação que é a espinha em si.



Alguns fatores podem desregular o funcionamento das glândulas sebáceas, fazendo com que elas produzam mais sebo do que o necessário e criando o cenário perfeito para o surgimento das espinhas.

A má alimentação, alterações hormonais e estresse são alguns dos agentes que podem causar o desequilíbrio na produção de óleos no corpo.

Principais causas das espinhas nas costas

Mudanças hormonais costumam ser a raiz de todos tipos de acne, seja na puberdade, por conta de doenças endócrinas ou até mesmo durante a gravidez.

Entretanto, também existem traços genéticos que marcam a predisposição em determinadas pessoas, que acabam se tornando alvos fáceis da acne e precisam ter cuidados redobrados.

Além dos fatores genéticos e hormonais, as espinhas nas costas também podem ser causadas pelo uso de produtos oleosos demais ou comedogênicos, que costumam obstruir e inflamar os poros.

As emoções também possuem um peso importante na saúde da pele e do corpo em geral. As espinhas representam um dos principais reflexos de estresse excessivo.

Por último, mas não menos importante, a acne nas costas pode surgir como reflexo de uma má alimentação e falta de vitaminas e minerais essenciais no corpo.

O consumo excessivo de açúcar e gordura tende a piorar inflamações já existentes, o que pode resultar no surgimento ou aumento das espinhas nas costas.

Tratamento para acne nas costas

Existem níveis diferentes de acne e cada um deles exige um tipo de tratamento específico para remover as espinhas de forma eficiente e evitar manchas.

Antes de tudo, é importante consultar o seu dermatologista para receber um tratamento apropriado ao seu tipo de pele e grau de inflamação das suas espinhas.

Entretanto, existem alguns cuidados básicos que você pode ter para minimizar ou prevenir o surgimento de espinhas nas costas.

Primeiramente, é essencial fazer a limpeza diária. As peles oleosas estão mais propensas a sofrer com a acne, mas todos precisam garantir a limpeza dos poros para evitar inflamações.

Evite dormir com o corpo suado, já que o próprio suor pode contribuir para o surgimento de bactérias que causam a acne. Aposte em roupas de algodão para que a pele possa respirar durante o dia.

Na hora do banho, evite água em temperatura muito alta. Ela pode ressecar a pele e estimular uma maior produção nas glândulas sebáceas, o que já sabemos que é o caminho para o nascimento das espinhas.

É preciso ter cuidado ao usar hidratantes e óleos de banho, principalmente se você tem tendência à acne. Opte por produtos com textura em gel ou com propriedades não comedogênicas, para garantir a saúde dos seus poros.

Existem sabonetes anti acne para o corpo que podem ser utilizados durante o banho, especialmente depois de enxaguar o condicionador do cabelo, já que alguns possuem alta quantidade de gordura.

Tanto para prevenir quanto tratar as espinhas nas costas, você pode apostar na esfoliação! Entre uma e duas vezes por semana, dedique um tempo a esfoliar sua pele suavemente e se livrar de células mortas.

Em casos mais graves, é possível que o dermatologista receite antibióticos orais ou tópicos. Em todos os casos, é essencial que você resista à vontade de cutucar ou espremer as espinhas, isso pode deixar marcas no corpo ou piorar a inflamação.

Dúvidas sobre espinhas nas costas

Ainda não respondemos as dúvidas que você tem sobre espinhas nas costas? Calma! Desvendamos 3 segredos que ainda podem te ajudar a conhecer mais sobre este problema e finalmente se ver livre dele.

Quais hábitos alimentares podem ajudar a diminuir as espinhas nas costas?

Diminuir a ingestão de doces, frituras, refrigerantes e produtos industrializados é o primeiro e grande passo que você pode dar à favor da sua pele.

Substitua estes alimentos por verduras e legumes frescos, alimentos ricos em vitamina A e C que são essenciais para uma pele saudável.

Entretanto, a mais fácil das mudanças é começar a tomar mais água! Acredite ou não, a água faz milagres e ajuda a purificar o corpo de todas as toxinas. Comece a tomar 2L por dia e note a diferença…

Exposição ao Sol ajuda a secar as espinhas?

Este é um dos maiores mitos sobre cuidados com a pele e espinhas. Sim, os raios solares fazem muito bem para pele! Tomar um Sol por algumas horas do dia e com protetor solar ajudam o organismo inteiro a funcionar melhor.

Entretanto, passar o dia no Sol esperando que suas espinhas sequem por conta do calor é o maior erro que você pode cometer.

Nos primeiros dias, realmente há uma sensação de que a pele está mais sequinha. Depois, ela passa a ficar ainda mais oleosa e sensível do que antes.

Isso porque o Sol retira todos os líquidos e defesas da pele, o que a torna ressecada e desprotegida. Tal situação obriga as glândulas sebáceas a trabalharem ainda mais para compensar a falta de hidratação, mas acabam causando as espinhas e até manchas na pele.

Roacutan só resolve a acne no rosto

Em peles com acne em níveis mais avançados, é possível que o dermatologista receite o Roacutan, remédio destinado a reprogramar as glândulas sebáceas a produzirem menos óleos, o que promete acabar com as espinhas.

Entretanto, o efeito deste remédio não afeta apenas as espinhas do rosto, e sim o corpo inteiro! Sendo assim, se você sofre frequentemente com espinhas nas costas, o Roacutan também pode ser uma solução para você.

Lembre-se que este remédio só pode ser utilizado com receita e acompanhamento médico. Consulte o seu dermatologista para saber se você realmente precisa do tratamento e como você pode iniciá-lo de forma responsável se este for o caso.

Videos do nosso Canal no Youtube

/* ]]> */