Beleza Maquiagem

8 dicas para escolher a melhor esponja de maquiagem

A esponja de maquiagem tornou-se uma ferramenta essencial para obter uma boa make. Mas, para se conseguir o máximo de benefícios dela, é preciso saber escolher a melhor para cada efeito desejado.

Antigamente ter um acabamento natural com a base sendo aplicada com a ajuda de uma esponja de maquiagem era um sacrifício. Mas agora já se foram os dias em que precisávamos de muito produto porque a esponjinha “bebia” tudo quase literalmente.

Com essa nova geração de utensílios de maquiagem, muitos dos problemas em termos de aplicação da make foram resolvidos.  Mas como tudo na vida tem seus prós e contras, nesse caso não seria diferente.

As esponjas de maquiagem nos permitem manter o controle total sobre o tipo de acabamento que queremos na pele. Em contrapartida, requer atenção na hora de lavá-las após cada uso para prolongar sua duração e evitar a proliferação de bactérias.

Vamos ver neste artigo, todas essas vantagens e desvantagens, assim como os parâmetros que você precisa observar na hora de escolher sua esponja.

As 8 melhores dicas para a escolha certa da sua esponja de maquiagem

1. Escolhendo uma esponja de maquiagem de veludo

A última novidade no mercado são aquelas de aspecto aveludado que são feitas com microfibra.



É perfeita tanto para aplicar maquiagem fluida com acabamento aerógrafo e para usar com bronzeadores, blush e iluminadores em pó. Permite aplicar o produto com certa precisão e espalhá-lo ao mesmo tempo, para que esteja perfeitamente integrado na pele.

A diferença entre a esponja de veludo e o resto das esponjas de maquiagem reside nas fibras microscópicas que a cobrem. Isso permite  lidar perfeitamente com o produto, como se fosse uma escova.

Na verdade, ela pode ser usada ​​tanto seca quanto umedecida, para aproveitamento de todos os tipos de produtos de maquiagem.

Confira estes artigos também:

2. Escolhendo uma esponja de maquiagem de silicone

Logo do seu lançamento, esse tipo de acessório de beleza foi um sucesso de vendas, uma vez que não absorve nenhuma maquiagem.

Hoje em dia é possível encontrar várias marcas no mercado que oferecem esse produto com boa qualidade. Algumas de suas características vantajosas são:

  • Não porosa;
  • Impermeável;
  • Manejável.

Essa é a chave para não desperdiçar nenhum produto durante o seu uso.

3. Escolhendo uma esponja de maquiagem tipo ovo

Essas são as famosas Beauty Blender e seu clone, Perfect Blender. Elas marcaram o passo da revolução das esponjas de maquiagem com designs e materiais inovadores.

O material poroso com o qual esta esponja é projetada permite o acabamento de efeito “aerógrafo” cobiçado. É preferida pelos profissionais de maquiagem porque, quando umedecidas, retém a quantidade certa de água para uma aplicação de maquiagem muito natural e uniforme. Quanto mais úmida, mais leve será a cobertura.

Entre as suas principais vantagens estão:

  • Não absorve muito produto, ao contrário das esponjas tradicionais;
  • Sua forma, reminiscente de um ovo, permite trabalhar em áreas pequenas e grandes;
  • Sendo totalmente curvada, nunca deixa linhas de maquiagem ou manchas na pele;
  • Permite trabalhar praticamente qualquer tipo de produto de maquiagem, tanto fluida, cremosa e até compacta;
  • É ideal para misturar produtos e obter um acabamento único na pele.

Hoje em dia “clones” muito bem sucedidos são comercializados por um terço do preço da esponja original.

4. Escolhendo uma esponja de maquiagem tipo mini

A versão reduzida da Beauty Blender foi projetada para compensar as menores áreas do rosto, além de imperfeições de camuflagem. É ideal para aplicar o corretivo de olheiras, cobrir espinhas, manchas e cicatrizes ou dar toques de iluminador, por exemplo.

Como sua irmã mais velha, você deve umedecer sob a torneira e torcer bem para obter um acabamento uniforme em cada produto. Trabalha com produtos fluidos, cremosos ou em .

5. Escolhendo uma esponja de maquiagem ergonômica

Sua forma peculiar é projetada para um manuseio mais confortável, já que tem uma fenda na qual se coloca os dedos.

Sua assimetria permite trabalhar áreas amplas como a testa ou as bochechas, fazendo uso da extremidade mais arredondada, além de compor áreas mais específicas, como as laterais do nariz ou a cavidade ocular.

Se você precisa de um acabamento mais opaco, com mais produto (por exemplo, para o corretivo de olheiras), use a parte afiada desta esponja. Se por outro lado você está procurando um acabamento leve do produto, vire a esponja e use a extremidade oposta.

6. Escolhendo uma esponja de maquiagem chanfrada

Esta é uma versão da Beauty Blender, com um claro desejo de diferenciação. Seu design tem uma parte plana ou chanfrada projetada para cobrir as áreas mais largas do rosto. Embora, como as outras versões, tenha uma ponta para uma aplicação mais precisa, assim como uma área curva larga para deixar um acabamento uniforme.

Ao contrário da Beauty Blender, esta esponja pode ser usada a seco se for desejada uma cobertura maior.

7. Escolhendo uma esponja de maquiagem clássica

Essas esponjas clássicas são as que tradicionalmente têm sido usadas ​​para aplicar a base de maquiagem no rosto. Geralmente têm o formato triangular ou redondo e plano, como um disco.

Sua grande vantagem é que elas são baratas e, a priori, de um único uso. Por isso evitamos lavá-las e desinfetá-las sempre. Embora haja quem as lave para usar mais de uma vez.

No entanto,  o acabamento que elas fornecem não é, de longe, o que é conseguido com uma das esponjas atuais, pois é fácil deixar algumas linhas de maquiagem no rosto e fornecer um resultado irregular.

Mesmo assim, para uma aplicação mais eficiente, devemos lembrar que é necessário umedecer a esponja.

8. Escolhendo uma esponja de maquiagem diversificada

Entre clones e versões, você encontrará muitos outros tipos de esponjas de maquiagem para todos os gostos, mas com características comuns. Em geral, a grande diferença é geralmente no material com o qual a esponja foi feita.

Todos tentam imitar a suavidade e a resistência da Beauty Blender, mas poucos conseguem alcançá-lo. Para muitos, é apenas uma questão de gostos e costumes. O ideal é ter diferentes designs de esponjas para diferentes tipos de aplicações.

Agora vai ficar mais fácil a escolha na hora de comprar a sua esponja de maquiagem, não?

Videos do nosso Canal no Youtube

/* ]]> */