Comportamento Saúde

Estresse no trabalho: Como lidar? Veja as 5 dicas da especialista

O estresse no trabalho é um problema que atinge muitos brasileiros. Afinal, quem nunca se sentiu um pouco pressionado em momentos de grandes realizações na empresa?




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% EM TODO O SITE

Especialmente em meio à crise econômica, é importante se reinventar, usar a criatividade e manter a produtividade alta. No entanto, o estresse pode atrapalhar a performance e transformar o ambiente de trabalho numa panela de pressão.

Neste artigo, veja como o estresse no trabalho tem atrapalhado a performance nas empresas brasileiras e como lidar com esse vilão no ambiente de trabalho.

Veja também:




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

O principal vilão é o estresse no ambiente de trabalho

De acordo com a pesquisa divulgada em 2015 pela International Stress Management Association (Isma – Brasil), 70% dos brasileiros sofrem com o estresses e 69% alegam que o trabalho é a fonte desse mal.

No ranking mundial do estresse estamos em 2º lugar. Perdemos apenas para os japoneses. Cerca de 30% dos brasileiros com estresse desenvolvem a síndrome de burnout, um quadro grave que possui relação com o estresse na atuação profissional.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

As consequências para os trabalhadores estão na queda da qualidade de vida, doenças oportunistas que podem ameaçar a vida e a capacidade de trabalhar e a própria perda do emprego.

Para os empresários os prejuízos também são preocupantes: de acordo com dados divulgados pela Isto É em 2016, no Brasil, os custos relacionados à rotatividade, licenças médicas, queda na produtividade e faltas ao trabalho chegam a R$ 80 bilhões.

Na luta contra o estresse todo mundo ganha

Portanto, combater o estresse no trabalho é algo que beneficia tanto funcionários quanto empresa. É nisso que acredita Juliana Torres, fundadora da Sensefulmind, empresa que realiza ações de gerenciamento do estresse no trabalho.

Mestre em Ciências da Saúde, Juliana trabalha há 14 anos com estresse e cerca de 5 anos com Coaching e PNL. “Criamos um processo baseado em autoconhecimento e comunicação, ressignificação do que é importante e ações efetivas para mudança de estado imediato”, explica.

Confira as 5 dicas de como lidar com o estresse no trabalho dadas pela especialista no assunto:




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

1. Crie âncoras de bem estar

O que você faz nas horas livres que te enche de boas lembranças? Pode ser um hobby, um momento de lazer ou um tempo com a família. Essas lembranças boas são âncoras que te mantém no ponto de equilíbrio, mesmo em meio a tempestades.

“Eu diria para uma pessoa que está sofrendo stress no trabalho para se lembrar que só o trabalho em si não a define como um todo”, ensina Juliana, “é importante que ela se lembre disso. Ela deve ter memórias positivas de fora do trabalho para servirem de âncora”.

2. Esteja presente

Às vezes criamos alguns vícios mentais muito desgastantes: nos prendemos a problemas ou preocupações em todos os momentos. Isso drena nossa energia e afeta a produtividade. Dessa forma, ficamos sempre fora de lugar, presas em pensamentos.

“Quando estiver no trabalho, evite pensar em problemas da vida pessoal, pois estes não se resolverão enquanto estiver no trabalho, e vai servir pra aumentar o desconforto daquele ambiente”, orienta. “Da mesma forma, não pense no trabalho enquanto estiver fora, pois isso pode afetar a vida pessoal. Então, estar sempre no momento presente é regra de ouro”.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

3. Saiba quais são suas atribuições na empresa

Saber exatamente o que a empresa espera de você pode evitar esforços desnecessários e expectativas inadequadas. Se você sabe o que deve fazer fica mais fácil monitorar sua produtividade e saber quais são seus pontos de melhoria.

Juliana aconselha: “A empresa deve ter muito cuidado com este aspecto, especialmente se for pequena empresa. O indivíduo deve saber o que lhe cabe e o que não e saber respeitar isso”.

4. Saiba o que está acontecendo

Prefira sempre os canais oficiais de comunicação da empresa e saiba sempre qual é o contexto de decisões e tarefas. Isso pode ajudar você a saber como agir de maneira mais sensata. Essas informações são bússolas que a guiarão no cotidiano do trabalho.

“Os canais de comunicação da empresa devem ser eficientes”, alerta. “Mas se o indivíduo se sente ‘perdido’, sem entender qual o momento pelo qual a empresa realmente está passando, ele deve procurar informação, ainda que tenha que ser com o próprio chefe. A verdade sempre é o melhor caminho”.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

5. Encontre o amor

O trabalho não deve ser apenas uma fonte de renda, deve fazer sentido e contribuir para a sua visão de mundo. Quando trabalhamos conectados ao nosso propósito de vida, algo mágico acontece.

Quanto a isso, Juliana é certeira: “O amor sempre alimenta toda nossa engrenagem mental, física e espiritual. Encontre onde canalizar seu amor naquilo que faz e tudo se tornará mais leve”.

E aí, como você canaliza seu amor naquilo que faz? Compartilhe este artigo nas redes sociais e escreva sua opinião! E não esquece de nos seguir no Instagram para ficar por dentro das novidades, ok?

Um abraço e até mais!

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */