Comportamento

Etiqueta para malhar: o que não fazer na academia

Etiqueta para malhar

Boas maneiras devem ser praticadas em todo lugar. É fundamental ter etiqueta para malhar também. Então, veja o que não fazer na academia, e mantenha sua imagem boa não somente no espelho.

Bater papo em voz alta

Apesar de ser um espaço coletivo, isso não significa que a sala de treino é a sala da casa da gente. Para caprichar na série de exercícios e, principalmente, não correr o risco de causar uma lesão, é preciso concentração.

Imagine fazer isso com pessoas falando alto ao lado. Deixe a conversa mais animada para outro momento.

Bagunçar os equipamentos

Muita gente esquece o básico: devolver os pesos aos seus locais depois de terminar a série. Retirar as cargas usadas nos aparelhos também é de bom tom, principalmente se você pega pesado.

Lembre-se que o próximo aluno talvez não fique confortável ou não consiga tirar o que você deixou. Na verdade, ele nem é “obrigado” a fazer isso, mas você é.

Ficar mexendo no celular

Se você não se incomoda de perder o foco na hora do treino por causa do telefone, certamente, as outras pessoas que precisam dividir os equipamentos com você não gostam nada disso.

Nos horários de pico, então, a disputa por uma máquina é acirrada. Portanto, é bem desagradável querer fazer uma série e dar de cara com alguém parado mexendo no celular sem liberar o lugar ou, no mínimo, revezar com o colega.



Monopolizar o aparelho

Ocupar o equipamento até terminar todas as suas séries, sem deixar outra pessoa treinar é extremamente deselegante. E quando a academia está lotada, então, nem se fala…

Reveze! Seu momento de descanso da série é perfeito para isso.

Deixar os equipamentos suados após o uso

É falta de etiqueta e anti-higiênico. Por isso, sujou, limpou! As toalhinhas e o álcool deixados próximos são para isso mesmo.

Não custa nada passar um pano no aparelho de musculação depois de suar nele, principalmente se você não leva a sua própria toalha. É uma forma de manter o lugar sempre limpo e sem odores desagradáveis.

Entrar na piscina sem tomar ducha antes

Quem faz natação, hidro ou qualquer outra atividade na água também tem que ter etiqueta para malhar.

Antes de cair na piscina, tire o suor e outras impurezas, ajudando a manter o ambiente limpo. A dica vale ainda para quem utiliza a sauna da academia.

Reservar bike ou cama elástica

Em aulas como spinning e jump, sempre tem alguém que guarda o lugar para um amigo. Parece muito gentil, mas não nesta situação.

Na verdade, é falta de educação, uma vez que certas pessoas marcam o lugar e saem no meio da aula, tirando a vaga de quem teria feito a aula toda.

Cá entre nós, mesmo que não saia antes, o correto é chegar com o mínimo de antecedência, concorda?

Apressar alguém para sair logo da máquina

Pressionar os outros é falta de educação. As pessoas têm ritmos diferentes.

Pode ser desmotivante e até perigoso fazer uma série rápido demais só porque um apressadinho está perturbando. Tenha paciência e espere sua vez.

Ficar de olho no treino alheio

Academia pode ser um ambiente muito intimidante para muita gente. Imagine se outras pessoas ficam analisando o que estão fazendo, cada peso, cada série? É desagradável, pode até afastar o aluno da academia.

Além disso, só os professores podem observar, orientar e corrigir os alunos, quando for preciso.

Lavar roupa suja no vestiário

Lavar a roupa do treino no local em que todos se trocam, guardam seus objetos e tomam banho é chato.

Ter etiqueta também quer dizer não ficar batendo papo durante horas no vestiário enquanto tem gente precisando usar o espaço para trocar de roupa e sair correndo para ir trabalhar, por exemplo.

Etiqueta para malhar muitas vezes depende de gestos simples, de pensar no outro, e não só em si mesmo. O que não fazer na academia? Perder o bom senso.

Até a próxima!

Sobre o autor

Fatima

/* ]]> */