Beleza Cabelos

Falsa caspa: o que é, quais os sintomas e como cuidar?

Somente quem pode manter os seus cabelos muito bem tratados pode afirmar, com absoluta certeza, que nunca passou desconfortos ao perceber a presença da caspa em seus cabelos e sobre seus ombros. Para quem vive com esse problema, entretanto, é bom saber que aqueles floquinhos brancos nos cachos de cabelos nem sempre é caspa – na verdade, pode ser o que os especialistas chamam de falsa caspa.

A caspa verdadeira, que provoca constrangimento especialmente em quem veste roupas escuras, é tecnicamente chamada de Dermatite Seborreica e é uma doença que pode se manifestar não apenas no couro cabeludo, mas, também, em outras partes do corpo.

Tenha calma, a falsa caspa não é doença

Esta caspa é originada por um fungo e provoca lesões com muita coceira. E, ao coçar, podem surgir lesões até mesmo com feridas. Os floquinhos brancos que caem sobre as roupas são pedaços da pele que se soltam devido ao ressecamento.

Já a falsa caspa, porém, não é provocada por microrganismos e nem é uma doença. Ao contrário, sua causa é originada pelo excesso de cremes e produtos que a mulher coloca no cabelo para modelar o penteado. Não há descamação do couro cabeludo, apenas produtos para pentear em excesso.

Cabelos crespos e cacheados sofrem mais

Esta falsa caspa aparece principalmente depois que os cabelos secam. Enquanto molhados, os fios disfarçam o excesso de produtos, que só começam a surgir na medida em que forem secando – e aí o branco do produto ressecado se sobressai sobre os cabelos, especialmente se estes forem pretos.

É por isso que a falsa caspa aparece mais em quem tem cabelos pretos e, de forma especial, em cabelos crespos ou cacheados. Então, é no final da festa ou no dia seguinte que você – se colocou modeladores em excesso – vai sofrer com as consequências de ter exagerado no creme modelador.



Cada creme tem sua quantidade correta

Por isso, para resolver definitivamente esse problema da falsa caspa e não sofrer constrangimento com aqueles flocos brancos sobre os ombros e suas roupas, comece exatamente por não exagerar na colocação de cremes para pentear ou qualquer outro finalizador de penteados.

Você precisa dar uma boa olhada – e uma boa lida – nas orientações ao consumidor que qualquer produto traz em sua embalagem. Veja a quantidade adequada que deve ser colocada no cabelo e, de forma especial, procure descobrir qual a melhor maneira de colocar esse produto nos seus cabelos, aproveitando o que de melhor ele pode lhe oferecer.

É preciso usar o creme de forma correta

Muitas vezes, o problema não está apenas na quantidade de creme que você passou nos seus cabelos. A maneira como seus cabelos cacheados foram umedecidos pelo creme pode provocar o problema. Por exemplo: esse creme é para usar com o cabelo úmido? Molhado? Ou totalmente seco?

Se você fizer uso errado do creme ou gelatina para penteado, o resultado não será o esperado por você. Seguir estritamente as recomendações do fabricante é importante demais para obter aquele bom resultado, que é um penteado bem delineado, bonito e com jeito de molhado que você deseja.

A hidratação de seus cachos é fundamental

A falsa caspa surge exatamente dessa má aplicação, incluindo aí o exagero na colocação do produto. Se exagerar na quantidade, haverá uma sobra que vai ficar sobre os cabelos, não penetrando nos fios e, depois de secos, começa a cair sobre suas roupas e seus ombros.

Outro problema que pode provocar a falsa caspa, segundo explicam alguns especialistas, é a falta de hidratação de seus cabelos. Ressecados, eles não conseguem absorver direito os produtos para delinear o penteado. O resultado não vai ser nada agradável: cabelos ressecados, mais o produto em excesso sobre os fios, provoca a queda desse excesso sobre os ombros.

Você pode valer-se de óleos vegetais

Também existe uma solução intermediária para continuar usando o creme de pentear, segundo apontam alguns cabeleireiros – mas, claro, sempre procurando não usar o produto em excesso. É o uso de óleos vegetais junto com o delineador de penteado. Trata-se desses óleos que você compra em farmácias ou lojas especializadas – óleo de abacate, de macadâmia, mamona, etc.

A solução inclui o emprego desses óleos vegetais junto com o creme de pentear, numa mistura que você faz com as mãos. Procure não abusar na quantidade de nenhum deles. Estes cabeleireiros explicam que o óleo vegetal, além de nutrir seus cachos, vai deixá-los com mais brilho.

É preciso encontrar o creme adequado

Além disso, o óleo vegetal deixará suas cutículas capilares melhor seladas, o que vai evitar que a falsa caspa fique espalhada pelos fios. Como você já controlou o excesso, o resultado desta vez será excelente para dar aquela modelada em seus cachos e ainda garantir o brilho molhado que ressalta a beleza de seus cabelos.

E existe outra questão importante que muitas vezes você nem percebe: o creme de pentear que você está usando não é o adequado para o seu tipo de cabelo. Isso é mais comum do que possa parecer.  Não há uma receita pronta para escolher o seu creme de pentear adequado. Então, o jeito é ir substituindo – ao mesmo tempo em que você reduz a quantidade – até encontrar aquele creme mais adequado a seus fios de cabelo.

Um cronograma de hidratação é muito bom

Então, você agora já tem a solução para livrar-se desse incômodo da falsa caspa. Primeiro, é só não exagerar na colocação de produtos, sejam cremes ou gel de finalização ou definição de penteado.

Em segundo lugar, trate de manter seus fios bem hidratados e, para isso, você até pode montar uma agenda ou cronograma de hidratação capilar. Seus fios vão agradecer muito por isso, pois, mantê-los hidratados equivale a dizer que eles estão com mais saúde e mais vivos.

Com esses cuidados, adeus falsa caspa

E a dica final é para não ficar com aquela correria ou ansiedade para finalizar seu penteado, deixando-o brilhoso e com aquele brilho molhado que você tanto deseja. É nessa correria que você acaba colocando muito creme e o resultado já está bem explicado, não é mesmo?

Ao contrário de problemas, seus cacheados e crespos merecem toda a beleza que você está procurando. E como sua festa merece terminar bem, assim como seu dia seguinte, nunca mais exagere no creme de pentear. Apenas o necessário para que seus fios fiquem no lugar como você deseja. E, claro, capriche na hidratação.

Feito isso, você nunca mais terá problemas com a falsa caspa, pois, para quem está olhando, os folículos brancos sobre os ombros ficam mesmo incômodos e até constrangedores.

Artigos relacionados:

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */