Beleza

Famílias olfativas de perfume: conheça as principais e escolha suas favoritas

As famílias olfativas de perfume ganharam uma classificação tradicional por volta de 1900. Essa classificação compreendia as seguintes categorias:

  • Único floral: fragrâncias que são dominadas por um perfume de uma flor particular; em francês chamado soliflore;
  • Buquê floral: contém a combinação de várias flores em um perfume;
  • Ambar: uma grande classe de fragrâncias com aromas de baunilha e aromas de animais, além de flores e madeiras. Pode ser aprimorado por óleos de cânfora e resinas de incenso;
  • Amadeirado: fragrâncias dominadas por aromas amadeirados, tipicamente de sândalo e cedro. O patchouli, com seu cheiro canforado, é comumente encontrado nesses perfumes;
  • Couro: uma das famílias olfativas de perfumes que apresenta os aromas de mel, tabaco e madeira nos tons médios ou básicos e um perfume que alude ao couro.
  • Chypre: inclui fragrâncias construídas em um acordo similar que consiste em bergamota, musgo de carvalho, patchouli e ládano.
  • Fougère: Significa samambaia em francês. Construída sobre uma base de lavanda, cumarina e musgo de carvalho. Várias fragrâncias masculinas pertencem a esta família, que é caracterizada pelo seu forte, com aroma herbáceo e amadeirado.

As famílias olfativas de perfume modernas

Desde 1945, devido aos grandes avanços na tecnologia de criação de perfumes, bem como o desenvolvimento natural de estilos e sabores; novas categorias surgiram para descrever aromas modernos:

  • Floral brilhante: combina as tradicionais categorias de único floral com buquê floral;
  • Cítrico ou frutado: Uma das mais antigas famílias olfativas de perfumes que até recentemente consistia principalmente em “refrescar” a água de colônias devido à baixa tenacidade dos aromas cítricos. O desenvolvimento de novos compostos de fragrância permitiu a criação de aromas principalmente cítricas;
  • Gourmand: aromas com qualidades “comestíveis”. Estes contêm frequentemente notas como baunilha e fava, bem como componentes sintéticos concebidos para se assemelharem a sabores alimentares.

As famílias olfativas de perfume para mulheres

Chypre

Baseado em um acorde floral, amadeirado, musgo, que pode incluir notas de couro ou frutado também. Perfumes chypre têm um aroma rico e persistente.

Chypre da Coty desfrutou de tal sucesso em 1917 e agora é um nome genérico para toda uma categoria de perfumes clássicos.  A riqueza de notas chipre combina maravilhosamente com notas frutadas ou florais. Esta família é composta de fragrâncias distintas e instantaneamente reconhecíveis.

Os subgrupos que estão nessa família são florais e frutados.

  • Floral – notas florais como lírio do vale, rosa ou jasmim são adicionadas à estrutura do chipre.
  • Frutado – o chypre accord é enriquecido e adornado com notas frutadas, como pêssego, ameixa e frutas exóticas.

Cítrico

Cada perfume desta família é composto principalmente de aromas cítricos, como bergamota, limão, laranja e tangerina, aos quais outros elementos de laranjeira (flor de laranjeira ou óleo de neroli) foram adicionados.



Contratos florais ou até mesmo chypre, às vezes também estão presentes. Estes perfumes são caracterizados pelo seu frescor e leveza, incluindo o primeiro “Eau de Cologne“.

O subgrupo que está nessa família é o aromático.

Aromático – o acorde cítrico é reforçado pela adição de notas aromáticas, como tomilho, alecrim, estragão ou hortelã.

Floral

Essa família é composta por uma grande variedade de criações. Os perfumistas podem deixar sua criatividade correr solta, enriquecendo flores com dicas verdes, aldeídicas, frutadas ou picantes. Com seu aroma natural, a nota floral é uma das mais utilizadas em perfumes femininos.

Os subgrupos que estão nessa família são: aldeído, aquático, cravo, frutado, verde, jasmim, rosa violeta e amadeirado almiscarado.

  • Aldeído – Notas empoeiradas ou levemente amadeiradas que frequentemente aumentam o buquê floral. A nota de cima é um casamento de aldeídos e hesperidia.
  • Aquático – Um buquê floral tradicional é reforçado com várias notas marinhas durante o processo de evaporação.
  • Cravos – “A flor do poeta” também é encontrada na perfumaria e desempenha um papel no desenvolvimento de fragrâncias ricas e harmoniosas.
  • Verde – As notas verdes podem adicionar uma frescura mais nítida ao buquê floral. Gálbano é um ingrediente típico neste tipo de perfume, bem como combinações que evocam grama recém-cortada.
  • Frutado – Desde 1995, novas notas frutais floresceram no mundo da perfumaria. O corpo floral é facilmente identificável e as notas frutadas são óbvias. Entre estes estão damasco, framboesa, lichia e maçã.
  • Jasmim – Também conhecido como “A Flor”, o jasmim realça as notas de topo florais. Ajuda a dar ao perfume uma estrutura complexa e refinada.
  • Rosa violeta – O principal acordo floral desta sub família é rosa e violeta. Este dueto de flores amplamente utilizado foi lançado em Paris, no famoso perfume Yves Saint Laurent. 
  • Amadeirado almiscarado – Sempre baseado em um acorde floral, esta família inclui fragrâncias com uma nota adicional amadeirada e / ou almiscarada, que dá uma estrutura mais rica e contemporânea do que a de um perfume floral tradicional.

Oriental

Também conhecidas como fragrâncias “âmbar” – destacam-se por sua mistura única de calor e sensualidade. Eles extraem sua riqueza de substâncias inebriantes como almíscar, baunilha e madeiras preciosas, muitas vezes associadas a aromas florais e picantes exóticos.

  • Os subgrupos sob esta família são: floral, picante, baunilha e amadeirado.Floral – Base oriental tradicional composta por um elemento doce e pulverulento, acompanhada por uma nota floral exótica, com flores “picantes” como o cravo.
  • Picante – Especiarias como canela, cravo e noz-moscada se unem ao acorde oriental para realçar a originalidade e o caráter desses perfumes inconfundíveis.
  • Baunilha – Baunilha e notas clássicas de âmbar acentuam o aroma oriental original.
  • Amadeirado – Notas quentes e opulentas, como âmbar e sândalo, ou notas secas como cedro são adicionadas ao acorde oriental para uma acentuação ainda maior.

Você gostou de conhecer um pouco mais sobre as famílias olfativas de perfume? Ainda tem alguma dúvida sobre as notas e acordes dos seus perfumes favoritos? Então deixe nos comentários!

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */