Looks

Fantasias criativas: Halloween, Carnaval e mais!

Desde tempos remotos, máscaras e fantasias foram incorporadas aos mais diferentes tipos de festejos, alguns de natureza religiosa, outros mais profanos mesmo. Nesse contexto, fantasias criativas tornaram-se o sonho de consumo de muitas das pessoas que participam de tais celebrações, afinal, o objetivo é marcar presença.

Neste artigo vamos saber um pouco mais sobre esse velho hábito e explorar algumas ideias para estimular a criatividade na composição de fantasias. Siga a leitura!

Origem das fantasias de Halloween

A celebração do Halloween tem origem europeia, mas se tornou especialmente popular nos Estados Unidos, de onde vem sendo difundida para todo o mundo.

A versão mais conhecida sobre a origem do Halloween identifica-a com os festejos de Samhain, em que os povos celtas celebravam o fim do período da colheita e a chegada do seu ano novo. No calendário cristão, essa data correspondia ao dia 31 de outubro.

Os celtas acreditavam que nesse dia as portas do mundo dos mortos se abriam e maus espíritos se aproveitavam para vir assombrar o mundo dos vivos. Assim, a celebração de Samhain era cercada de cuidados para espantar esses espíritos inoportunos.

Nascia aí o hábito da temática assustadora, aplicada tanto na decoração das casas quanto nos trajes pessoais.

Origem das máscaras e fantasias de carnaval

As máscaras e as fantasias teriam surgido no carnaval de Veneza, Itália, no século XV. Os nobres as adotaram como forma de se misturar ao povo nas celebrações sem serem reconhecidos.

As tradicionalíssimas fantasias de pierrô, arlequim e colombina surgiram no século XVI, também em Veneza. Primeiro na forma de uma peça de teatro, em que Pedrolino (que os franceses passaram a chamar de Pierrot) é apaixonado por Colombina que, por sua vez, é apaixonada por Arlequim.

A popularidade dos personagens no teatro inspirou o surgimento das fantasias, que logo foram incorporadas ao carnaval da cidade. Eles também estão presentes no carnaval brasileiro.

O carnaval brasileiro incorporou os principais traços do carnaval europeu, mas também agregou outros elementos para dar muito mais vida à festa. Por aqui o uso da fantasia é mais comum nos bailes de salão, mas ela também se faz presente no carnaval de rua.

Existem ainda os concursos de fantasia e o desfile das escolas de samba, que fazem anualmente um enorme esforço coletivo na confecção de fantasias para apresentar seus temas na avenida.

Além do carnaval e do Halloween

Carnaval e Halloween são, sem dúvida, as mais populares festividades que fazem uso das fantasias. Mas além delas, é cada vez maior a quantidade de pessoas que, ao organizar uma festa, trocam o formato tradicional ou temático por uma festa a fantasia, em que cada convidado precisa recorrer à sua criatividade para marcar presença no evento.

E é pelo fato de fantasias criativas estarem na ordem do dia que separamos a seguir algumas ideias para você se inspirar.

A questão não está na falta, mas no excesso de opções

Quando você recebe um convite de festa a fantasia, qual é a sua primeira reação? A necessidade de escolher uma fantasia mexe muito com a sua cabeça?

A boa notícia é que o problema não está na falta, mas no excesso de opções à sua disposição. Se bem que é comprovado cientificamente que excesso de opções é tão complicado quanto a escassez.

Portanto, avalie bem o contexto, recorra à sua criatividade, use o seu bom gosto e mãos à obra.

Fantasias criativas que fazem referências à cultura pop

Mário e Luigi: algumas poucas décadas foram suficientes para transformar Mário e Luigi em ídolos de diferentes gerações. Os dois irmãos italianos, criados por uma marca japonesa, estão entre os maiores ícones do mundo dos videogames.

A turma do Chaves: o personagem mexicano é absurdamente popular em toda a América Latina, incluindo o Brasil, onde a diferença de idiomas não foi barreira. Os episódios envolvendo Chaves, Kiko, Chiquinha e toda a turma são reprisados há décadas na tv e não param de ganhar novos fãs.

Marvel x DC Comics: no mundo dos quadrinhos, e agora também no cinema, os heróis da Marvel disputam com os da DC Comics a preferência do público. Entre os muitos produtos lançados por essas franquias estão, claro, as fantasias.

Star Wars: O sucesso de Guerra nas Estrelas (como o chamávamos antigamente) criou um universo à parte, rico em personagens (e fantasias), dos valentes cavaleiros Jedi aos temidos representantes do lado negro da força.

O mundo mágico de Harry Potter: um fenômeno da literatura infanto-juvenil, Potter logo se tornou um sucesso estrondoso no cinema e nas festas a fantasia.

Barbie: outro universo particular onde não faltam variações temáticas.

Fantasias criativas clássicas

Deuses do Olimpo: a mitologia grega e suas lendas povoam o imaginário das pessoas há séculos, exercendo influência em vários campos da atividade humana.

Índios ou índias: de todas as tribos, do Brasil ou de outros países, sempre marcam presença.

Coelhinhas: não aqueles animaizinhos fofos que as crianças adoram, coelhinhas foram transformadas em sedutoras sex symbols.

Diabólicas: se na literatura e no cinema o diabo veste Prada, aqui as pessoas vestem diabo.

O Egito antigo: assim como a Grécia, o Egito Antigo está presente no imaginário coletivo de toda a humanidade.

Marinheiras: de primeira viagem ou não, estão sempre a bordo.

Piratas: por falar em mar…

Fantasias criativas e bem diferentes

Com “patrocinador”: melhor que isso, só se fôssemos pagos para vestir essas fantasias.

Agentes da saúde: para não se esquecer da campanha de vacinação.

Freiras: nem as freiras escapam da folia.

O céu: um pedacinho do céu já pode ser seu.

Garantindo o futuro: a vida não está fácil.

Produtos em oferta: aproveite a ocasião para anunciar.

Abacate: engorda ou não engorda?

View this post on Instagram

#fantasiacriativa

A post shared by Gisele Podgorski (@giselepodgorski) on

Tênis: dizem que é mais confortável, mas esse aí talvez não.

Concluindo

Sempre que um convite de festa a fantasia chegar até você, lembre-se dessas dicas, coloque a sua criatividade para sugerir e o seu bom gosto para decidir. Há mais fantasias criativas nessa sua mente do que você pode imaginar.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.