Emagrecimento Nutrição

Conheça os benefícios da farinha de banana verde

A banana tem origem asiática, mas não se pode pensar em uma fruta mais brasileira. A banana pode ser encontrada em praticamente qualquer supermercado ou feira do Brasil e, normalmente, tem preço acessível à todas as pessoas. Seu gosto adocicado a faz ser bem aceita pela maioria dos paladares e seu consumo prático, apenas retirando a casca, faz com que seja consumida por pessoas de todas as idades.

É comum encontrar diversos preparos utilizando a banana como base, tanto em pratos doces quanto salgados. Dependendo da região do Brasil, é fácil encontrar bolos, tortas, geleias, chips, entre outras delícias. Alguns tipos de bananas, como a banana da terra, são muito utilizadas em pratos salgados na culinária das regiões norte e nordeste, como a moqueca, por exemplo.

Leia também: 

Sendo um alimento realmente versátil, também foram criados produtos à base de banana que prometem fazer milagres pela nossa saúde, como a biomassa e a farinha de banana verde, que estão em alta quando o assunto é alimentação funcional.

A banana geralmente é apresentada ao nosso paladar quando somos bebês, seja através de papinhas feitas com a fruta amassada, para compor uma salada de frutas ou através de vitaminas feitas com a banana batida com leite no liquidificador. Isso se deve ao fato de a banana ser vista pela maioria das pessoas como um alimento extremamente saudável, e que pode contribuir de maneira positiva para com a saúde de um modo geral.

E ela realmente é! O que pouca gente imagina é que, ao contrário do que diz a música: “banana, menina, tem vitamina, engorda e também faz crescer”, quando consumida ainda verde, a banana pode ser uma grande aliada para quem busca perder um quilinhos. Mas, e como consumir esta fruta enquanto ela está verde, visto que seu gosto não é nem um pouco agradável? Pesquisadores desenvolveram uma forma simples de facilitar o consumo da banana verde mantendo todas as suas propriedades, através da transformação da fruta em farinha, que você vai conhecer melhor nesse artigo.

Assuntos



Para que serve a farinha de banana verde? Como fazer?

A farinha de banana verde é mais um dos chamados alimentos funcionais, ou seja, alimentos que atuam no organismo de maneira positiva melhorando o metabolismo, aumentando a imunidade e auxiliando na perda de peso. Essa farinha pode ser facilmente encontrada em casas de produtos naturais, mas para quem quiser se aventurar em preparar a própria farinha, a receita é simples.

Você deve cortar as bananas em rodelas finas, na quantidade que você quiser. As rodelas devem ser colocas em uma forma, lado a lado, com certa distância entre elas e levadas ao forno baixo pelo tempo suficiente para que fiquem completamente secas. Quando esfriarem, você deve batê-las no liquidificador ou processador, até que virem pó.

Pronto! Agora é só peneirar a sua farinha de banana verde caseira e guardá-la em um pote limpo, seco e bem fechado por até 20 dias. Use a farinha no preparo de bolos, pães, panquecas ou em naquela sua receita preferida, em substituição à farinha de trigo. Você pode também consumir a farinha de banana verde batida com frutas e leite, ou misturada a outros alimentos como o iogurte, por exemplo.

Benefícios

Enquanto ainda está verde, a banana contém menos sacarose, que é um tipo de açúcar natural presente em praticamente todas as frutas. As calorias também são reduzidas antes que a banana esteja madura, o que realmente contribui para o processo de emagrecimento.

Outro ponto positivo é que a farinha de banana verde é muito rica em um tipo de amido resistente que é digerido pelo organismo apenas quando chega ao intestino. Essa característica da farinha de banana verde contribui para o aumento da saciedade se tornando uma importante aliada nas dietas, pois diminui a sensação de fome entre as refeições. Esse amido também tem efeito positivo no organismo, melhorando a imunidade e sendo aliado no controle da glicemia.

Além disso, a farinha de banana verde é uma fonte excelente de fibras, auxiliando no combate a prisão de ventre quando consumida em quantidades adequadas e em conjunto com a ingestão de líquidos, do contrário, pode até mesmo causar constipação.

A capacidade de controle glicêmico da farinha de banana verde é, sem dúvida, uma das características mais importantes. O amido resistente presente nesse tipo de farinha ajuda a evitar o aparecimento da diabetes do tipo 2, doença crônica que surge quando o corpo não é capaz de produzir insulina ou se torna resistente a ela.

Sendo assim, a farinha de banana verde se torna a ideal na prevenção e até mesmo como coadjuvante no tratamento desta doença que vem acometendo cada vez mais pessoas, das mais diferentes idades. Outra vantagem do consumo dos derivados da banana é a presença de várias vitaminas essenciais para a nossa saúde, como as vitaminas A, B e C.

Os probióticos também estão presentes na fruta e são os responsáveis por promover o restabelecimento da flora intestinal, auxiliando na proliferação de bactérias benéficas no nosso organismo. Não bastasse isso, a banana é uma das poucas frutas que quase não perdem seus nutrientes quando são cozidas ou fritas, possibilitando assim uma infinidade de preparos sem se preocupar com a diminuição de seus valores nutricionais.

Onde comprar?

Na hora de comprar a farinha de banana verde faça uma boa pesquisa, pois os preços podem variar muito dependendo do fornecedor e da região aonde você mora. Analise também a possibilidade de comprar a farinha pela internet e receber o produto no conforto da sua casa, já que hoje em dia há muitos empórios e casas de produtos naturais que oferecem este produto online.

De qualquer maneira, se você deseja incluir a farinha de banana verde na sua dieta, é importante que este processo também faça parte de uma reeducação alimentar, pois só assim você poderá aproveitar ao máximo tudo o que este super alimento pode oferecer para o seu corpo e para a sua saúde.

Os benefícios do consumo desta farinha são muitos, porém, os resultados chegarão mais rápido e de maneira mais efetiva se você mantiver hábitos de vida saudáveis, com a prática diária de exercícios e uma boa alimentação.

Videos do nosso Canal no Youtube

/* ]]> */